novo apresentação do microsoft office power point

Post on 11-Jul-2015

1.136 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

• Grande parte das olarias portuguesas foram obrigadas a fechar e deixaram de poder responder ás encomendas dos seus clientes habituais.

• No Brasil, para onde desde o século XVII eram enviadas grandes quantidades de azulejos portugueses, a azulejaria vai passar a ter uma utilização diferente: o revestimento das fachadas. De início, foram aplicados apenas azulejos brancos em fachadas de igrejas, mas posteriormente esta pátria estendeu-se aos

• De início, foram aplicados apenas azulejos brancos em fachadas de igrejas, mas posteriormente esta pátria estendeu-se aos prédios urbanos que se cobririam de padronagem polícroma. A partir de meados do século XIX, esta prática estendeu-se a Portugal, trazida pelos emigrantes endinheirados que regressava ás suas terras e que ficaram conhecidos na História pelo nome de «brasileiros». As fachadas das povuações do norte (Porto, Ovar, Aveiro) e mais tarde, as do Sul, vão cobrir-se de azulejos produzidos nas fábricas surgidas após a recuperação económica que se iniciou cerca de 1840.

Esta grande azulejaria de fachada , de fabrico smi-industrial, coexistiu com outra em que estavam presentes tendências românticas e rivalistas, marcadas por uma linguagem eclética.

Nesta fase, distinguiu-se ferreira das tabletas , autor de composições ortamentais aplicadas em fachadas de vários prédios de Lisboa, nas quais estam presentes simbologias maçónicas. Nas primeiras décadas do século XX, o azulejo foi influenciado pela Arte Nova que aparece nos trabalhos de Rafael Bordalo Pinheiro e em numerosos forntões e faixas decorativas produzidas nas fábricas de Sacavém, Desterro,Carvalhino e Fonte Nova .

A Arts Deco, que teve uma presença mais discreta na azulejaria portuguesa, foi predominantemente utilizada em vestíbulos, tabernas e num núcleo numeroso de fachadas em Vila Franca de Xira.

• Feito por: David Leitão º7 e Gonçalo Mendes nº9

• Professores: Leopoldina Manteigas e Paulo Xavier

• Disciplina: AP

top related