newsletter digital - ed. especial - galeria de fotos

Post on 03-Apr-2016

219 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

22

Encontro das Artes

Em 2013, a professora de Arte e, hoje, coorde-nadora Bilíngue da Educação Infantil, Dione de Freitas, iniciou o projeto “Conhecendo os

artistas locais”, que teve como principal objetivo colocar as crianças de Fundamental I, em contato com seus estilos, processos de produção e suas obras. O resultado foi um sucesso e a Escola, que sempre teve como objetivo a ampliação das dis-cussões acerca Arte, em 2014, inclui num único evento, além dos Artistas, os Concursos Literário e Fotográfico. “O Encontro das Artes, aconteceu no dia 23 de agosto e movimentou os corações das famílias, afinal a produção artística é algo que nos toca profundamente”, diz a diretora, Angela Diener. No Encontro, a Unidade Ambiental rece-beu poesias, fotografias e telas feitas pelos alunos das três Unidades, numa grande mostra coletiva que destacou o que há muito e, possivelmente, de mais humano em nós: o sentimento. E a percep-ção de cada um dos alunos pode ser vista na pro-dução poética, no olhar do registro fotográfico e na

releitura das telas. Em cada trabalho um registro único de como vêem o mundo nossos alunos. E para celebrar esse grande Encontro, produzimos uma revista digital especial, com as produções premiadas e a movimentação da Escola na data.

ENCONTRO DOS ARTISTASAs turmas de 1º ao 5º ano da Unidade Centro da Escola Dinâmica trabalharam a artista plástica ca-rioca Beatriz Milhazes. “O trabalho dela apresenta formas orgânicas repletas de ritmo, movimento, equilíbrio e uma verdadeira explosão de cores. A artista mistura referências da arte popular, do car-naval, da flora brasileira e do tropicalismo”, expli-ca a coordenadora do Fundamental I, da Unidade Centro, Maria Aparecida Gentil. Já na Unidade Am-biental, sob a coordenação da professora de Arte, Dione de Freitas, os alunos realizaram uma grande rodada de visitas ao atelier dos artistas locais, “A educação através da arte amplia a sensibilidade, a percepção, reflexão e a linguagem”, pondera Dio-

A ARTE COMO EXPRESSÃO DO SENTIMENTO

33

Encontro das Artes

ne, que complementa: a educação artística dá sen-tido às experiências das crianças de um modo bem particular e a isso que queremos despertar nelas”. Laércio Luiz, Fernando Winck Ziliotto, Janete Ve-ríssimo, India Brasil e Augustin De Lassus, tiveram suas obras trabalhadas pelos pequenos de 1º ao 5º ano, respectivamente.

CONCURSO LITERÁRIOA X edição do Concurso Literário ganhou novo for-mato dentro do 1º Encontro das Artes. Todas as produções das três Unidades foram expostas nas salas de aula de cada ano/série numa grande mos-tra coletiva. O tema “Agricultura Familiar” pautou as produções poéticas dos alunos dentro do pro-jeto macro da Escola, que utilizou a temática da ONU, como fio condutor dos trabalhos, em 2014. Os três primeiros lugares, divulgados no evento, foram definidos por comissão julgadora integrada por professores da área de linguagem da Escola Dinâmica. A ação integra as ações de valorização

da escrita e da leitura a Escola Dinâmica. “Nos-so objetivo é encantar nossos estudantes com a possibilidade de se pronunciarem, de se verem reconhecidos e capazes de se manifestarem com criatividade”, explica Ana Paula Timm.

CONCURSO FOTOGRÁFICOUma grande mostra digital com as fotografias da III Edição do Concurso Fotográfico também acon-teceu dentro do Encontro das Artes, nas salas do Ensino Médio. As imagens vencedoras nas cinco categorias retrato, paisagem, abstrata, fotomonta-gem e fotolustrativa foram certificadas e premia-das dentro do evento. A organização é do professor de Arte do Ensino Fundamental II, Pablo Paniagua e envolveu as turmas de 6º ano ao Ensino Mé-dio. “Exploramos a ligação dos alunos com o mun-do digital através da arte de fotografar”, pontua o professor Pablo. O concurso que é aberto aos pais, tem como tema Agricultura e arte: semeando ideias e imagens.

A ARTE COMO EXPRESSÃO DO SENTIMENTO

4 Encontro das Artes 2014 - Concurso Literário

A importância da leitura e da escrita pode ser medida de diversas formas: seja por desenvolver a capacidade de interpretação

e abstração; seja por possibilitar a ampliação de referências e experiências; seja por distrair e ensinar ao mesmo tempo. Em uma era de acentuada evolução tecnológica, em que as crianças já nascem e crescem acostumadas à TV e ao computador, é pertinente estimulá-las ao hábito da leitura, para que possam se tornar adultos conscientes, com capacidade de argumentação e contestação.

Nesse sentido revela-se a pertinência do Concurso Literário da Escola Dinâmica, que neste ano completou 10 anos, abordando o tema Ano Internacional da Agricultura Familiar, que reuniu a comunidade escolar em torno deste tema de tamanha relevância para a construção de uma sociedade desenvolvida e atuante.

Foi um evento de reflexos marcantes para todos que dele participaram, a Educação infantil com ilustrações, os alunos bilíngues com poesias em inglês, os alunos do 1º ano com participação especial e do 2º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio concorrendo com 1º, 2º e 3º lugar por série.

É gratificante para quem está organizando o concurso, perceber o empenho e a dedicação dos envolvidos. Antes mesmo da abertura do regulamento, muitos alunos já começam a perguntar qual será o tema, quando será a data da realização do concurso. Há um envolvimento e uma expectativa em torno desse evento tão especial que a escola proporciona aos educandos. Tal evento, além de estimular a escrita e a leitura, conta com o estímulo à análise e à crítica de assuntos pertinentes a nossa sociedade, que merecem reflexões, estimulando, como faz parte da proposta da nossa escola, seres mais críticos e atuantes na sociedade em que vivem.

Literário Esco

la D

inâm

ica

X CO

NCU

RSO

Escola Dinâmica

5Encontro das Artes 2014 - Concurso Literário

Encontro das A

rtes - Concurso Literário 2014

6 Encontro das Artes 2014 - Concurso Literário

Enc

ontr

o da

s A

rtes

- C

oncu

rso

Lite

rári

o 20

14

7Encontro das Artes 2014 - Concurso Literário

Encontro das A

rtes - Concurso Literário 2014

8 Encontro das Artes 2014 - Concurso Literário

Enc

ontr

o da

s A

rtes

- C

oncu

rso

Lite

rári

o 20

14

9Encontro das Artes 2014 - Concurso Literário

Encontro das A

rtes - Concurso Literário 2014

10

Literário Esco

la D

inâm

ica

X CO

NCU

RSO

Escola DinâmicaPoesias Premiadas

11

Literário Esco

la D

inâm

ica

X CO

NCU

RSO

Escola DinâmicaPoesias Premiadas

12

2º Ano - Centro

13

2º Ano - Centro

14

2º Ano - Centro

15

3º Ano - Centro

16

3º Ano - Centro

17

3º Ano - Centro

18

4º Ano - Centro

19

4º Ano - Centro

20

4º Ano - Centro

21

5º Ano - Centro

22

5º Ano - Centro

23

5º Ano - Centro

24

2ºAno - Ambiental

25

2º Ano - Ambiental

26

2ºAno - Ambiental

27

Florianópolis há muitos anos atrás

Os índios vivem da caça e colheita

Eles se divertem muito nas cachoeiras

E também gostam de plantar bananeiras.

Lá vem a multidão de açorianos

Que trouxe uma nova cultura

Eles foram gentis com a gente

E começou uma nova agricultura.

Quando eles chegaram

Tentaram plantar trigo, mas não deu.

Então tiveram que comer mandioca

E assim o engenho nasceu.

O engenho ajudou muito os açorianos

Para fazer a farinha de mandioca

Precisava de um boi

E assim a cultura se fortaleceu.

Sabia que existe engenho de farinha, açúcar

E de várias outras coisas?

É importante a cidade manter

Para a cultura da ilha não desaparecer.

Yasmin Ávila Nunes

3º Ano - Ambiental

28

3ºAno - Ambiental

29

3º Ano - Ambiental

30

4ºAno - Ambiental

31

4º Ano - Ambiental

32

4ºAno - Ambiental

33

5º Ano - Ambiental

34

5ºAno - Ambiental

35

5º Ano - Ambiental

36

6ºAno - Ambiental

37

6º Ano - Ambiental

38

6ºAno - Ambiental

39

7º Ano - Ambiental

40

7ºAno - Ambiental

41

7º Ano - Ambiental

42

7ºAno - Ambiental

43

7º Ano - Ambiental

44

8ºAno - Ambiental

45

8º Ano - Ambiental

46

8ºAno - Ambiental

47

8º Ano - Ambiental

48

9ºAno - Ambiental

49

9º Ano - Ambiental

50

9ºAno - Ambiental

51

1ªSérie - Ambiental

52

1ª Série - Ambiental

53

1ªSérie - Ambiental

54

2ª Série - Ambiental

55

2ªSérie - Ambiental

56

2ª Série - Ambiental

57

2ªSérie - Ambiental

58

3ª Série - Ambiental

59

3ªSérie - Ambiental

60

3ª Série - Ambiental

61

3ª Série - Ambiental

62 Encontro das Artes 2014 - Concurso Fotográfi co

Em sua 3ª edição, o concurso fotográfico da Esco-la Dinâmica recebeu mais de 280 inscrições nas categorias paisagem, retrato, fotomontagem, abs-

trata e temática, havendo também a categoria especial para participação de pais e ex-alunos. Mais uma vez, o conjunto fotográfico produzido pelos participantes propiciou uma mostra de grande qualidade técnica e sensibilidade na criação das imagens.

Desde 2012, o concurso fotográfico integra o currículo da disciplina de artes para turmas de Fun-damental II e Ensino Médio, buscando atender a dois objetivos principais e complementares: oportunizar aos alunos uma experiência de criação artística com os equipamentos fotográficos digitais cada vez mais presentes em seu cotidiano; e desenvolver a cada vez mais urgente e indispensável consciência ambiental.

Para isso, o concurso foi todo estruturado em plataforma digital, desde a produção fotográfica até o envio do material, evitando possíveis deslocamentos, custos e uso de recursos naturais que seriam envolvi-dos no formato impresso de um concurso fotográfico. O processo de impressão só entra no final do Concurso, quando ocorre a exposição e premiação dos três desta-ques em cada categoria. Nesta edição ocorreu também uma exposição digital com as dez fotografias selecio-nadas, que foram projetadas em cinco salas da escola.

Desde o início o projeto tem recebido grande adesão e engajamento por parte dos alunos, e a cada ano temos mais participações de pais e ex-alunos. Nota--se que a tecnologia digital de captação de imagens jun-to de aparelhos celulares, está cada vez mais difundida entre os jovens. Tão combatidos por muitas vezes atra-palhar o aprendizado, neste caso, se tornam excelentes ferramentas de aprendizagem, dentro e fora da sala do espaço escolar, propiciando bons momentos de trocas colaborativas e também atuando na construção de uma poética própria através da experiência fotográfica.

Todo ano o concurso tem apresentado boas novidades, surgem novas categorias, novas formas de exposição, é um projeto em andamento e construído com participação de toda comunidade escolar. Já esta-mos pensando na próxima edição!

63Encontro das Artes 2014 - Concurso Fotográfi co

Encontro das A

rtes - Concurso Fotográfi co 2014

64 Encontro das Artes 2014 - Concurso Fotográfi co

Enc

ontr

o da

s A

rtes

- C

oncu

rso

Foto

gráfi

co

2014

65Encontro das Artes 2014 - Concurso Fotográfi co

Encontro das A

rtes - Concurso Fotográfi co 2014

66 Encontro das Artes 2014 - Encontro dos Artistas

Encontro das Artes...uma sementinha que germi-nou..na Escola Dinâmica! É como eu sintetizo o trabalho, que envolveu alunos, professores,

funcionários, artistas locais, direção... das três uni-dades, desde o Infantil até o Ensino Médio...germi-nou e foi muito bem regada. Como é maravilhoso poder trabalhar numa escola que entre tantas quali-dades, aposta em eventos novos, não apenas como uma “mostra”, mas como um fechamento de proje-tos desenvolvidos em sala.

O projeto “Conhecendo os artistas locais” teve como objetivo principal, a valorização dos que nasceram ou moram em nossa cidade, a partir de uma nova abordagem. É que as aulas de Artes mu-daram. O mais importante, hoje, é o olhar do pro-fessor para a sua escola, a sua turma, o seu aluno, planejando atividades que despertem a criatividade, ampliem a sensibilidade, a percepção, a reflexão e o olhar de espectador. Gostar ou não gostar de uma determinada técnica, um estilo ou das obras de de-terminados artistas, o que é mais importante nesse processo é aprender a olhar, respeitar e apreciar, ten-tando até imaginar o que cada artista quis dizer com tal obra. E foi isso que a Escola promoveu através desse Encontro. Muitos olhares! Nesse ano, tivemos produções em telas, como releituras de Laércio Luiz, Janete Viríssimo e Augustin de Lassus, além de pe-ças em cerâmicas, de India Brazil e pranchas de madeira, de Nandinho, que além de telas, faz a sua arte nos muros, nas pranchas de surf e skates.

Que as aulas de Arte não fiquem restritas ape-nas ao desenvolvimento de habilidades manuais ou de coordenação motora, mas que possam abranger um território muito mais amplo, proporcionando uma me-lhor compreensão do mundo em que vivemos.

E com este Projeto todo mundo saiu feliz, principalmente pelo fato de poder conversar com o artista e entender o que há por trás de suas obras. Daqui podem nascer tantos outros artistas! E viva o desabrochar de novas ideias!

67Encontro das Artes 2014 - Encontro dos Artistas

Encontro das A

rtes - Encontro dos A

rtistas 2014

68 Encontro das Artes 2014 - Encontro dos Artistas

Enc

ontr

o da

s A

rtes

- E

ncon

tro

dos

Art

ista

s 20

14

69Encontro das Artes 2014 - Encontro dos Artistas

Encontro das A

rtes - Encontro dos A

rtistas 2014

70 Encontro das Artes 2014 - Encontro dos Artistas

Encontro das A

rtes - Encontro dos A

rtistas 2014

71

Encontro das A

rtes - Encontro dos A

rtistas 2014 Escola DinâmicaBilingual School

www.escoladinamica.com.br

top related