new fÍsica eja 1ª prof. nelson bezerra prof.ª risÔlda … · 2019. 10. 17. · conceito de...

Post on 28-Oct-2020

0 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

FÍSICA PROF. NELSON BEZERRA

PROF.ª RISÔLDA FARIAS1ªEJA FASE

Unidade IVSer humano e saúde

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 17ConteúdoRevisão e Avaliação

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Termologia (termo = calor, logia = estudo).É a parte da Física encarregada de estudar o calor e seus efeitos sobre a matéria. Ou seja, a termologia é um ramo da Física que estuda os fenômenos térmicos como calor, temperatura, dilatação, energia térmica, estudo térmico dos gases etc.

REVISÃO 1

4

Conceito de temperatura É a grandeza que mede o estado de agitação das moléculas.É uma grandeza que permite avaliar o grau de agitação térmica das moléculas de um corpo. Quanto maior a agitação térmica das moléculas, maior a temperatura do corpo.

REVISÃO 1

5

Temperatura

REVISÃO 1

6

Escalas termométricas.

● Escala CelsiusDividiu-se o intervalo obtido entre os pontos fixos em cem partes iguais, em que cada parte corresponde a uma unidade da escala e foi denominada de grau Celsius, cujo símbolo é o °C.

REVISÃO 1

7

● Escala FahrenheitDividiu-se o intervalo entre esses pontos fixos em 100 partes iguais e cada parte recebeu o nome de grau Fahrenheit, cujo símbolo é °F.Ao compararmos os pontos fixos escolhidos por Fahrenheit e Celsius, temos para o ponto de fusão do gelo, sob pressão de 1 atmosfera, o valor 32 °F e para o ponto de vapor da água, também sob pressão de 1 atmosfera, o valor 212 °F; o intervalo dividido em 100 partes iguais pelo sueco (Celsius) é dividido em 180 partes iguais na escala Fahrenheit.

REVISÃO 1

8

● Escala KelvinA escala KelvinKelvin verificou experimentalmente que a pressão de um gás diminuía 1/273 do valor inicial, quando resfriado a volume constante de 0 °C para – 1 °C. Kelvin atribuiu o valor zero para o estado térmico em que a pressão se tornasse nula e o valor de 1 kelvin a uma extensão igual à do grau Celsius, de modo que o ponto de fusão do gelo corresponde a 273 K e o ponto de ebulição da água corresponde a 373 K.

REVISÃO 1

9

Relação entre as escalas termométricas:Celsius e Fahrenheit:

Onde:θC = temperatura em CelsiusθF = temperatura em Fahrenheit

100

Tc

0

212

Tf

32

Escalas Termométricas

373

Tk

273

ºC ºF K

REVISÃO 1

10

Relação entre a escala Celsius e Kelvin

θK = 273 + θC

Onde:θC = temperatura em CelsiusθK = temperatura em Kelvin

ºC K

373100

0

0-273

273

REVISÃO 1

11

Exemplo 1: Um termômetro de cristal líquido está graduado em diferentes escalas Celsius e Fahrenheit. Determine:

a) a temperatura em graus Celsius para 104 °F;b) a temperatura em graus Fahrenheit do valor a 37 °C.

REVISÃO 1

12

Exemplo 2: A temperatura normal do corpo humano é de 36,7 °C. Qual é o valor dessa temperatura na escala Kelvin?

REVISÃO 1

13

Transmissão ou propagação de calor DefiniçãoÉ a passagem da energia térmica de um corpo para outro. Os processos de transmissão ou propagação de calor são três: condução, convecção e irradiação.

REVISÃO 1

14

Irradiação ou radiação É o processo de transmissão de calor em que a energia térmica é transmitida por raios luminosos invisíveis aos nossos olhos: os raios infravermelhos, isto é, por meio das ondas eletromagnéticas ou ondas de calor de um corpo ocorre a transferência de energia térmica.

REVISÃO 1

15

Essa energia térmica propaga-se até a mão, principalmente em forma de ondas eletromagnéticas. Assim, o processo pelo qual ocorreu a transmissão de calor é a radiação.

REVISÃO 1

16

Hoje iremos fazer a nossa revisão da Unidade IV

REVISÃO 2

17

Temperatura é a medida que dá uma ideia do grau de agitação das moléculas ou partículas. A escala Kelvin é conhecida como a escala absoluta.

REVISÃO 2

18

CalorÉ a energia que flui de um corpo com maior temperatura para outro de menor temperatura. Ou seja, forma de energia em trânsito de um corpo para outro quando entre eles há diferença de temperatura.

REVISÃO 2

19

Calor sensívelÉ denominado calor sensível, a quantidade de calor que tem como efeito apenas a alteração da temperatura de um corpo.

REVISÃO 2

20

Capacidade térmica: é a quantidade de calor que um corpo necessita receber ou ceder para que sua temperatura varie uma unidade. Então, pode-se expressar esta relação por:

Sua unidade usual é cal/°C

REVISÃO 2

21

Equação Fundamental da CalorimetriaA quantidade de calor sensível (Q) é igual ao produto de sua massa, da variação da temperatura e de uma constante de proporcionalidade dependente da natureza de cada corpo denominada calor específico.Assim:

REVISÃO 2

22

Exemplo 1Ao fornecer 300 calorias de calor para um corpo, verifica-se como consequência uma variação de temperatura igual a 50 ºC. Determine a capacidade térmica desse corpo.

REVISÃO 2

23

Exemplo 2:São colocados 200g de água a uma temperatura inicial de 20 ºC que fica exposta ao sol, sendo sua temperatura elevada para 40 ºC. Sabendo que o calor específico da água é cágua= 1 cal/g. ºC. Determine:

a) a quantidade de calor que a barra deve receber;b) a capacidade térmica da água (Dado cágua= 1 cal/g. ºC).

REVISÃO 2

24

Gás Quando estudamos um gás, temos que estudar suas três grandezas fundamentais: pressão, volume e temperatura. Essas grandezas são chamadas de variáveis de estado dos gases porque elas influenciam grandemente suas propriedades e comportamento. Por exemplo, só faz sentido mencionarmos o

T

P

V

REVISÃO 2

25

volume do gás se fornecermos também qual é a sua pressão e temperatura. T

P

V

REVISÃO 2

26

Mensagem

REVISÃO 2

27

top related