new a origem - marmelete · 2007. 8. 28. · alimentando-se do peixe, e também do leite das...

Post on 29-Oct-2020

1 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

A Origem

Reza a lenda que um dia, uma pequena tripulação de marinheiros,

após uma turbulenta tempestade, se acolheu na Baía de Lagos, juntamente

com o seu gado caprino.

Mais tarde partiram em busca de um refúgio, aventurando-se assim “serra acima”. Alimentando-se do peixe, e também do leite das cabras, estes

acabaram por constituir família, nesse local calmo e sereno, que mais tarde se

viria a chamar Mar e Leite.

Assim com o decorrer do tempo, o nome da pequena aldeia evolui para

Marmelete.

Gastronomia

Fruto dos nossos antepassados, ficaram as suculentas iguarias gastronómicas, que têm por base produtos exclusivamente tradicionais confeccionados à moda antiga, como é o caso:

▪ Aguardente de Medronho – é uma bebida alcoólica , extremamente apreciada. Esta resulta de um vasto conjunto de processos que se estendem desde a apanha do medronho, até à sua destila; combinada com o mel (outra das riquezas da nossa aldeia),e outros ingredientes, origina assim a conhecida melosa;

▪ Doçaria – De entre as várias receitas existentes, as que ganharam mais popularidade são sem dúvida, as filhós, os fritos, o bolo de tacho e o doce fino;

▪ Pratos Tradicionais – Todos eles são confeccionados de forma caseira, sendo aproveitadas as riquezas da nossa terra, assim na nossa mesa podemos encontrar o feijão com arroz, os milhos, assado de porco no forno, a cabidela, as favas, que muitas vezes são acompanhados por enchidos.

Festividades

Não só para desfruto dos habitantes da nossa aldeia, como também para todos aqueles que nos vêm visitar, Marmelete apresenta um vasto leque de festas que abrangem as mais diversas áreas:

▪ No dia 1 de Maio é organizado, um pequeno convívio onde os populares confraternizam, partilhando os seus bolos de tacho. Além disso há também um porco no espeto oferecido pela junta, juntamente com animação musical.

▪ Durante o mês de Junho realiza-se o arraial dos Santos Populares, com muita sardinha assada, musica e boa disposição.

▪ No mês de Julho, contamos com a presença de vários artesãos, que expõem as suas obras e revelam os seus segredos.

▪ No primeiro domingo de Setembro, Marmelete acolhe feirantes de toda a parte, realizando-se assim a feira anual de Marmelete.

▪ Festa com duração de dois dias, onde podemos encontrar quermesse, jogo do bicho, serviço de esplanada e muita musica.

▪ Com a chegada do mês de Setembro, e para que não se perca a tradição celebra-se a descasca do milho, acompanhada de animação musical, e comes e bebes entre os populares.

▪ No dia 1 de Novembro celebra-se então a a maior festa da freguesia, onde quer os populares, quer os visitantes podem confraternizar, fazendo magustos. Para além disso é feita a entrega de diplomas de mérito aos melhores alunos da freguesia.

Locais de Interesse

Embora Marmelete seja uma pequena aldeia, esta apresenta alguns locais

interessantes, privilegiados pela fauna e a flora da região:

▪ Uma vez que Marmelete é, por vezes, um local de passagem para muitos turistas, estes, podem assim utilizar os dois Parques de Merendas existentes (um perto da Santinha e outro junto à E.N267 perto de Aljezur ).

▪ Ainda perto da aldeia existe um pequeno Miradouro situado no serro dos Picos, aqui pode-se desfrutar da magnifica paisagem que este local nos proporciona.

▪ Como não podíamos deixar de referir, na freguesia de Marmelete, também se pode encontrar uma magnifica barragem, denominada Barragem da Bravura. Para além disso são inúmeras as ribeiras existentes, locais de interesse extremo, para todos aqueles que apreciam os prazeres da Natureza.

Monumentos

▪ Fonte Velha – Esta fonte designada também fonte dos namorados, é o fontanário mais antigo de Marmelete.

▪ Santinha – Encontra-se à entrada de Marmelete em direcção a Aljezur. Este monumento é dedicado ànossa Senhora da Boa Viagem.

▪ Igreja Matriz - É uma construção bastante antiga, no entanto tem sido renovada várias vezes. É aqui que se celebram a grande maioria das festas religiosas da povoação, sendo por isso um local bastante importante da aldeia.

▪ Capela de Santo António – Quando se celebra a festa de Santo António, é realizada uma procissão onde todos os habitantes da aldeia caminham até à capela para ir buscar o Santo António.

▪ Fontanário – É uma das mais recentes construções da aldeia. Foi feita com o intuito de recuperar uma fonte antiga lá existente.

▪ Antigo Bebedouro – É mais um monumento recuperado, para recordar as antigas tradições.

top related