morfologia e anatomia de ÓrgÃos vegetativos de...

Post on 20-Jan-2019

218 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

64º Congresso Nacional de Botânica Belo Horizonte, 10-15 de Novembro de 2013

MORFOLOGIA E ANATOMIA DE ÓRGÃOS VEGETATIVOS DE Cynodon dactylon cv jiggs (POACEAE, POALES)

Débora F. Laureano1,*, Mayra T. Eichemberg1

1Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Educação Superior do Oeste; *dflaureano@gmail.com.

Introdução

Poaceae Barnhart está incluída na ordem Poales e é uma das famílias de maior representatividade nas formações campestres brasileiras, com diversas espécies de potencial forrageiro [1]. Entre as espécies utilizadas na alimentação animal está Cynodon dactylon (L.) Pers. cv jiggs, planta perene cultivada como pastagem nos campos do Sul do Brasil. Os estudos morfológicos e anatômicos de plantas forrageiras têm fornecido informações importantes sobre a taxonomia [2] e a digestibilidade [3], contribuindo com o desenvolvimento de pesquisas na área de melhoramento genético de plantas. Desse modo, objetivou-se caracterizar a morfologia e anatomia de raiz, caule e folha de C. dactylon cv jiggs.

Metodologia

O material botânico foi coletado em formações campestres da região de Chapecó, Santa Catarina. Parte do material foi herborizada e incluída na coleção do Laboratório de Morfofisiologia vegetal da UDESC. Outra parte foi fixada em FAA 50 e conservada em álcool 70% [4]. Foram retiradas amostras da região mediana de raiz, colmo, lâmina e bainha foliar e efetuadas secções transversais e longitudinais, à mão livre, com auxílio de lâmina de aço inoxidável. A epiderme foliar foi dissociada pelo método de Jeffrey [4]. As secções foram coradas com Azul de toluidina e Fucsina básica e montadas em lâminas semipermanentes com gelatina glicerinada.

Resultados e Discussão

As raízes apresentam epiderme uniestratificada, córtex heterogêneo e cilindro vascular. O córtex heterogêneo é composto por exoderme com duas a quatro camadas de células, córtex mediano com aerênquima, córtex interno com duas camadas de células e endoderme com espessamento em “U”. O cilindro vascular apresenta periciclo constituído por duas a três camadas de células, floema interrompido por elementos de xilema, células de paredes espessadas formando um cordão na região mais externa da medula e células de paredes finas na região central. Os colmos e estolões crescem a partir da porção apical do rizoma. O colmo é fistuloso e apresenta epiderme uniestratificada, córtex estreito, feixes vasculares colaterais e corticais, endoderme uniestratificada e periciclo multiestratificado. As folhas são lanceoladas, planas, com lígula membranosa ciliada. A estrutura anatômica das folhas corresponde àquela já descrita para o gênero, especialmente quanto à presença de células curtas formando longas fileiras, papilas de dois tipos; parênquima clorofiliano radiado em torno dos feixes vasculares e bainha do feixe vascular simples [5]. Lâminas e bainhas foliares apresentam epiderme uniestratificada com tricomas longos, papilas e estômatos nas duas faces da folha. As lâminas foliares apresentam células buliformes em grupos e feixes vasculares colaterais, de duas ordens. A extensão de bainha do feixe vascular é constituída por células esclerenquimáticas o que dificulta a digestão dessa forrageira. Presença de

canais de ar e feixes vasculares de três ordens caracterizam a bainha foliar dessa espécie.

Conclusões

As características morfológicas e anatômicas levantadas neste trabalho mostraram-se úteis à caracterização da cultivar jiggs, e podem contribuir para o entendimento da digestibilidade e qualidade nutritiva desta planta forrageira.

Agradecimentos

Ao Programa de Educação Tutorial (PET/Sesu/MEC) pela bolsa concedida à primeira autora.

Referências Bibliográficas

[1] Valls, J.F.M. 1994. O potencial de plantas forrageiras tropicais americanas. Anais do Simpósio Brasileiro de Forrageiras e Pastagens. CBNA, Campinas, Brasil. [2] Pelegrin, C.M.G.; Longhi-Wagner, H.M & Oliveira, P.L. 2009. Anatomia foliar como subsídio à taxonomia de espécies do complexo Briza L. (Poaceae: Pooideae: Poeae). Acta Botanica Brasilica 23: 666-680. [3] Paciullo, D.S.C.; Gomide, J.A; Silva, E.A.M.; Queiroz, D.S. & Gomide, C.A.M. 2002. Características anatômicas da lâmina foliar e do colmo de gramíneas forrageiras tropicais, em função do nível de inserção no perfilho, da idade e da estação de crescimento. Revista Brasileira de Zootecnia 31: 890-899. [4] Johansen, D. 1940. Plant microtechnique. McGraw-Hill Book Co. Inc, New York. [5] Metcalfe, C.R. 1960. Anatomy of the monocotyledons I. Gramineae. Clarendon Press, Oxford.

top related