manual da obesidade - lsm.com.br · 27 3434 6000 filial i av. santa leopoldina, 1825, loja 1...

Post on 12-Dec-2018

223 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Manual da

OBESIDADE

MatrizAv. Luciano das Neves, 503

Centro - Vila Velha27 3434 6000

Filial IAv. Santa Leopoldina, 1825, loja 1

Coqueiral de Itaparica27 3349 0895

Filial IIRua Pará, 40, loja 1 (ao lado da Pão e Cia da Hugo Musso)

Praia da Costa27 3062 6100

Filial IIIRua Anézio Alvarenga, 260 (esquina com Espírito Santo)

Parque das Castanheiras27 3062 4646

www.LSM.com.br

Para maiores informações

Onde estamos

O que é OBESIDADE

Alto consumo de alimentos excessivamente industrializados (biscoitos, pães, bolos, salgadi-nhos, sucos de caixinha, refrige-rantes e embutidos).

Grande consumo de sal;

Sedentarismo;

Falta de horário definido para as refeições;

Baixo consumo de alimentos naturais e pouco processados (legumes, frutas, verduras e oleaginosas).

O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Alguns fatores que influenciam no desenvolvimento da obesidade são:

SITES DE REFERÊNCIA

www.endocrino.org.brwww.saude.gov.br

Estar obeso é uma condição reversível, mas que exige disciplina e, na maioria dos casos, ajuda profissional. O acompanhamento de um endocrinolo-gista, além do nutrólogo e do nutricionista é o segredo para iniciar o propósito de uma vida mais saudável e de um corpo em sinto-nia com sua própria estrutura.

O aumento do número de obesos é um reflexo da vida atual. Dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014) mostram que apenas um quarto da população brasileira (24,1%) consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em cinco ou mais dias da semana. Segundo a OMS, a ingestão necessária é de pelo menos 400 gramas desses alimentos diariamente. Esse consumo é ainda menor entre os homens, com um índice de 19,3%, e maior entre as mulheres, que somam 28,2%.

A obesidade tem crescido assustadoramente entre crianças e adolescentes, aumentando o número de indivíduos precocemente abatidos pelo diabetes tipo 2 e pela pressão alta.Estima-se que 34,8% das crianças com idade entre 5 e 9 anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Já na faixa de 10 a 19 anos, 21,7% dos brasileiros apresentam excesso de peso - em 1970, este índice estava em 3,7%.

A praticidade dos restaurantes fast food, aliada à grande oferta de comida pronta no mercado têm viciado os indivíduos em consumir alimentos com alto teor calórico e baixo valor nutricional. O emprego exagerado do glutamato monossódico nos alimentos processados faz com que o sabor seja ressaltado _ fato que não ocorre com os alimentos naturais_ o que torna as refeições prontas e semiprontas mais atrativas ao paladar. A presença de gordura insaturada e do açúcar refinado também atrai o paladar dos consumidores, contribuindo para o aumento da má alimentação.

top related