maira histria-notaodetempo-150303160709-conversion-gate01

Post on 10-Aug-2015

36 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

SISTEMAS SOCIAIS DE NOTAÇÃO DE TEMPO

DISCIPLINA: HISTÓRIA6º Ano

TEMPOS: DURAÇÃO E MEDIÇÃO

O tempo é uma convenção humana, pelo  menos a forma de contá-lo com certeza foi inventada pelo homem.

Durante a História o homem criou variados instrumentos e formas de medir o tempo, utilizando-se desde a sombra que a posição da luz solar emitia em algum objeto na superfície terrestre para se localizar em qual fase do dia ele estava, até o relógio atômico que mede as trocas de energias no interior do átomo, sendo o mais precisa forma de  medir o tempo já criada pela mente humana.

Veja alguns instrumentos usados pelo homem através dos tempos para medir o próprio tempo.

OS RELÓGIOS E O TEMPO

GNÔMON

OS RELÓGIOS E O TEMPO

CLEPSIDRA

OS RELÓGIOS E O TEMPO

AMPULHETA

O CALENDÁRIO

JULIANO

O CALENDÁRIO

CALENDÁRIO GREGORIANO

O CALENDÁRIO

JUDAICO

O CALENDÁRIO

CHINÊS

O CALENDÁRIO

EGÍPCIO

O CALENDÁRIO

ANO BISSEXTO

O CALENDÁRIO

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 48 a.C. que se modificou evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países a todos os quais ocorrem os anos bissextos.

Dentro de um contexto histórico, a inclusão deste dia extra, dito dia intercalar, ocorreu e é feita em calendários ditos solares em diferentes meses e posições. No Calendário Gregoriano é acrescentado ao final do mês de Fevereiro, sendo seu 29º dia.

SISTEMAS SOCIAIS DE NOTAÇÃO DE TEMPO

FONTES:

GOOGLEWIKIPEDIANOVA ESCOLABRASIL ESCOLA

top related