lÍngua eja risonilde araujo portuguesa ......preposição, advérbio, conjunção e pronome como...

Post on 17-Nov-2020

3 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

LÍNGUAPORTUGUESA

PROF.a RISONILDE ARAUJO

PROF.a SHIRLEY VASCONCELOS5ªEJA FASE

Unidade IIITrabalho - A trajetória humana, suas produções e manifestações

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 25.2ConteúdoTipo textual: narração

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadeIdentificar os elementos que constituem a estrutura da narrativa.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Tipo textual: NarrativoNarrar é relatar fatos e acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por indivíduos, envolvendo ação e movimento.

AULA

5

Lenda

Anedota Contos

Mito

Fábula

Romances

AULA

6

Estrutura da narração:a) Introdução: apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espaço.

b) Desenvolvimento: através das ações das personagens, constrói-se a trama e o suspense que culmina no clímax.

c) Conclusão: existem várias maneiras de se concluir uma narração, por exemplo, esclarecer a trama.

AULA

7

Exemplo:Observe o trecho de Robson Crusoé no vídeo:

AULA

8

Robinson Crusoé: a conquistado mundo numa ilha

AULA

9

Leia o texto:O Leão Apaixonado Certa vez um leão pediu a filha de um camponês em casamento. O pai, desgostoso por não poder dizer não, já que dele tinha muito medo, viu também no momento, um bom modo de livrar-se de vez por toda do problema.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

10

Ele disse que concordaria em tê-lo como genro, mas com uma condição; Este deveria deixar-lhe arrancar suas unhas e dentes, pois sua filha tinha muito medo dessas coisas. Contente da vida o leão concordou. Contente da vida o leão concordou.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

11

Feito isso, ele volta a fazer seu pedido, mas o camponês, que já não mais o temia, pegou um cajado e expulsou-o de sua casa, o que o fez com que o leão voltasse para a floresta.

Autor: Esopo

Moral da HistóriaTodos os problemas, quando examinados de perto, acabam por revelar sua solução.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

12

1. O conflito, na história, começa quando:

a) o lenhador queria livrar-se do leão.b) o lenhador concordou com o pedido de casamento do leão.c) um leão pediu a filha de um camponês em casamento.d) o leão corajoso pediu em casamento a irmã do fazendeiro.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

13

2. O conflito, na história, é resolvido quando:

a) o leão se apaixonou pela filha do lenhador.b) o lenhador concordou com o pedido de casamento do leão.c) a moça ficou com medo do futuro marido.d) o leão se deixou arrancar os dentes e a cortar as suas garras.

3. Indique as personagens do conto lido.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

14

Características do texto narrativo

AULA

15

Introdução (Equilíbrio):

Celebrei o vigésimo sétimo aniversário da minha vida na ilha de modo especial com Sexta-Feira. Enquanto aguardava tempo bom para lançar-me ao mar, eu preparava todos os detalhes necessários ao sucesso da jornada: armazenar milho, fazer pão, secar carne ao sol, confeccionar moringas de barro para transportar água...

Enredo:O enredo consiste na estrutura da história, fazendo os necessários entrelaçamentos de personagens, conflitos, tempo e espaço.

Desenvolvimento - Enredo (Conflito - Clímax)Trata-se de uma das partes do desenvolvimento na qual a história atinge o ponto de maior emoção.

Sexta-Feira andava pela praia, à procura de tartarugas. Voltou correndo, apavorado. — Patrão, patrão! Três canoas estão chegando com muitos inimigos!

Acalmei-o. Claro que não tinham vindo até a ilha por causa dele! Já se passara muitos anos... Mas, de qualquer forma, o perigo era grande. Estavam tão próximos que poderiam descobrir-nos facilmente.

Reparti as armas de fogo com Sexta-feira e rumamos para o acampamento dos antropófagos. Na hora, não pude contá-los todos. O grupo todo encontrava-se ocupado em soltar as cordas que prendiam mãos e pés de um prisioneiro.

Por fim, desmancharam a roda que ocultava o condenado à morte e o arrastaram para perto do fogo. Meu Deus, o prisioneiro era um homem branco!

Conclusão (Desfecho)De repente, a máscara de guerra, em que se transformara o rosto de Sexta-Feira, tornou-se doce e suave ao avistar o velho homem, imóvel no chão do barco.

Sexta-Feira tratou-o com muito cuidado, dedicação e carinho. Soltou o velho, sentou-o, abraçou-o, apoiou sua cabeça contra seu forte peito, enquanto afagava com mão de criança seus cabelos... Sem o saber, Sexta-Feira acabara de salvar da morte o seu próprio pai. Os fugitivos já iam longe no mar.

1. Construa uma narrativa sobre um acontecimento real ou imaginário que tenha uma situação inicial, desenvolvimento e situação final. E para que sua história seja bem contada, antes de começar a escrever é preciso pensar em alguns elementos da narrativa estudados e planejar os acontecimentos chave do enredo.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

25

Leia:Certa vez, um jornal de grande circulação estampou a seguinte manchete.

DESAFIO DO DIA

26

Da forma em que foi redigida a manchete, podemos entender de duas maneiras. Você saberia dizer o que fez romper a harmonia do texto?

DESAFIO DO DIA

27

Preposição, advérbio, conjunção e pronome como elemento de coesão textual.

“Através do projeto, os professores podem usar o jornal de forma interdisciplinar. Eles pegam o jornal com seus diferentes temas e cadernos e aproximam o aluno da sua realidade.”

(jcnet.com .br)

RESUMO DO DIA

28

Tipo textual: narração

“QUE ABAFADO ESTE LUGAR!” ESTRANHOU O PINGUIZINHO. “ONDE MORO É BEM MELHOR,

É GOSTOSO E FRIOZINHO.”

A ARARA E O TUCANO RESPONDERAM DISCORDANDO: “AQUI É QUENTE E

COLORIDO, LÁ É FRIO E PRETO E BRANCO.”!

RESUMO DO DIA

29

top related