linguagem verbal e nÃo verbal - jphigi.com.br · linguagem verbal: língua escrita e oral. o termo...

Post on 14-Nov-2018

310 Views

Category:

Documents

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Professora Maria Tereza Faria

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL

Linguagem verbal: língua escrita e oral.

O termo "verbal" tem origemno latim "verbale",proveniente de "verbu", quequer dizer palavra.Linguagem verbal é,portanto, aquela que utilizapalavras - o signo linguístico- na comunicação.

Língua Escrita e Língua OralDivergem em

qualquer idioma.

• Obedece ao conjunto de regras da gramática normativa.

• É a representação do ato de fala.

• Trata-se de comunicação unilateral.

• É mais objetiva.• É mais permanente.

• Conta com recursos expressivos (gestos, expressões faciais...).

• É sujeita a maiores e mais rápidas modificações (região, grupo social, contexto histórico).

• Requer a presença do interlocutor.

• É espontânea e efêmera.• É mais subjetiva.

A leitura de um trecho do poema de Antonino Sales(poeta cearense de grande expressão), "Malinculia",mostra – propositadamente - as interferências dafala na escrita, sem que isso prejudique acompreensão ou a expressividade poética.

Malinculia, Patrão,É um suspiro maguadoQui nace no coração!

É o grito safucadoDuma sodade iscundidaQui nos fala do passadoSem se torná cunhicida!

É aquilo qui si senteSem se pudê ispricá!

EXEMPLIFICANDO(Enem) A escrita é uma das formas de expressão que aspessoas utilizam para comunicar algo e tem várias finalidades:informar, entreter, convencer, divulgar, descrever. Assim, oconhecimento acerca das variedades linguísticas sociais,regionais e de registro torna-se necessário para que se use alíngua nas mais diversas situações comunicativas.Considerando as informações acima, imagine que você está àprocura de um emprego e encontrou duas empresas queprecisam de novos funcionários. Uma delas exige uma carta desolicitação de emprego. Ao redigi-la, vocêa) fará uso da linguagem metafórica.b) apresentará elementos não verbais.c) utilizará o registro informal.d) evidenciará a norma padrão.e) fará uso de gírias.

"Todas as variedades linguísticas são estruturadas, ecorrespondem a sistemas e subsistemas adequados àsnecessidades de seus usuários. Mas o fato de estar a línguafortemente ligada à estrutura social e aos sistemas de valores dasociedade conduz a uma avaliação distinta das características dassuas diversas modalidades regionais, sociais e estilísticas. A línguapadrão, por exemplo, embora seja uma entre as muitasvariedades de um idioma, é sempre a mais prestigiosa, porqueatua como modelo, como norma, como ideal linguístico de umacomunidade. Do valor normativo decorre a sua função coercitivasobre as outras variedades, com o que se torna uma ponderávelforça contrária à variação."

Celso Cunha. Nova gramática do português contemporâneo. Adaptado.

A partir da leitura do texto, podemos inferir que uma língua éa) o conjunto de variedades linguísticas, dentre as quais uma alcançamaior valor social e passa a ser considerada exemplar.b) sistema que não admite nenhum tipo de variação linguística, sob penade empobrecimento do léxico.c) a modalidade oral alcança maior prestígio social, pois é o resultado dasadaptações linguísticas produzidas pelos falantes.d) A língua padrão deve ser preservada na modalidade oral e escrita, poistoda modificação é prejudicial a um sistema linguístico.

Linguagem não verbal

Realizada por meio de símbolosgráficos, logotipos, sinais detrânsito, gestos, cores, formas... Ocódigo utilizado é a simbologia –signos visuais ou sensoriais.Atribuída a Confúcio, a frase “Umaimagem vale mais que milpalavras” bem demonstra aimportância da linguagem nãoverbal.

Livro “Gênesis 1” _ Sebastião Salgado

Linguagem Fotográfica

Libras – Língua Brasileira de Sinais

família não entenderamor

Linguagem CorporalCapacidades físicas

motoras passíveis de treinamento

resistência

equilíbrio

flexibilidade

coordenação motora

agilidade (“troca de direção”)

força

Outras manifestações

Os campos de estudo da comunicação não verbal sãovariados e envolvem todas as manifestações decomportamento não expressas por palavras: gestos;expressões faciais; orientações do corpo;posturas; aparência física; relação de distânciaentre os indivíduos; modulação da voz e, atémesmo, organização dos objetos no espaço.

top related