lavador depurar gases de gases venturi -...

Post on 19-Sep-2018

216 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

LAVADORDE GASESVENTURI

Depurar gases

O Lavador de gases tipo Venturi da Ingetecsa é usado para a separação de pós, reação ou destruição química de compostos indesejados e para a condensação de vapores.

Este tipo de lavador de altíssima eficácia é indicado para separação de pós. O especial desenho de nossos equipamentos propicia uma excelente eficiência ao diferenciar entre a zona de saturação e a zona de condensação e produzir um efeito ciclónico na separação de gotas. Os lavadores Venturi de Ingetecsa são consideravelmente compactos devido à disposição concêntrica do injetor e carcaça.

INGETECSA · Ingeniería y Técnica del Secado s.a. · Roger de Flor, 49-51 · 08013 Barcelona · Spain · Tel. +34 932 466 544 · Fax +34 932 462 107 ingetecsa@ingetecsa.com · www.ingetecsa.com

Funcionamento:O convencional de um Venturi, com suas características interrelações de pressão/velocidade. Distingue-se uma primeira zona de saturação, a seguir, vem o tramo convergente de aceleração. O ponto de menor seção é a “garganta Venturi” onde se injeta o fluxo de água de lavado. Devido à enorme velocidade relativa entre partículas sólidas e gotas de água, as partículas de tamanho superior a dois microns são envolvidas pelas gotas. Devido à depressão, o gás sobrepassa seu ponto de saturação normal evaporando parte da água de lavado. No tramo de desaceleração e, à medida que volta a aumentar a pressão do gás, a parte da umidade excede o ponto de orvalho se condensa utilizando os sólidos submicrónicos como núcleos. Ao aumentar a gota em volta do sólido, sua massa multiplica a massa deste. Através de um captador de gotas centrífugo e um demister adicional podem separar-se as partículas submicrónicas.

COMBINAÇÕES FREQUENTES:

Ciclones, Flash, Spiral Flash, Tambores, Leitos

fluidizados, etc.

11

Múltiplos parâmetros ajustáveis permitem adequar o funcionamento praticamente a qualquer condição de processo. Projeto eficiente, robusto e compacto.

Indústria Agro Alimentícia

1111

Alguns detalhes de projeto:

O lavador Venturi de Ingetecsa tem anteposto um saturador (ponto 1 do esquema) no qual o gás a tratar absorve água até praticamente alcançar o ponto de orvalho. O fluxo de água é ajustável as necessidades do processo. O uso do saturador não só diferencia nosso sistema de muitos outros como aumenta a eficiência de lavado.

Na garganta Venturi (ponto 2 do esquema) estão montados os ejetores principais de água. Uma boa difusão da água melhora sua evaporação e aumenta a velocidade de reação quando se procura fixar componentes voláteis. Por isto, desenvolvemos este elemento com especial cuidado para conseguir, por exemplo, substituir facilmente os injetores. Estes, como qualquer peça mecânica, são elementos sujeitos ao desgaste.

A secção divergente (ponto 3 do esquema) desemboca num depósito de recuperação de águas de lavado em cuja superfície impactam as partículas que se devem separar. Os gases depurados ascendem através de um sistema de palhetas direcionais concêntricas ao ejetor Venturi; estas palhetas e a aspiração excêntrica produzem um efeito ciclónico que ajuda a separação de gotas na carcaça exterior do lavador. O esmerado projeto de Ingetecsa permite ainda diminuir o volume ocupado pelo sistema.

Aplicações típicas:

Especialmente indicado para separação de pós muito finos e de baixa densidade, combinado com tratamento químico e/ou em gases muito saturados de umidade.

Funcionamento:

Indústria Química

1. Saturador

2. Garganta de Venturi

3. Seção divergente

4. Captador de gotas

5. Distribuição de água

6. Regulador de nível

7. Separador de lodos

8. Saída de água turva

3

4

2

1 5

6

7

8

Amidos e féculas

top related