jardins holandeses

Post on 07-Dec-2014

163 Views

Category:

Documents

6 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Jardins Holandeses

O paisagismo na Holanda, como na maior parte da Europa, teve sua primeira expressão na Idade Média (500-1550), onde cultivavam vegetais, frutas e ervas. O layout de um jardim medieval consistia normalmente em um retângulo ou quadrado, dividido por um caminho em forma de cruz, e no centro da cruz marcados com agua ou um arvore.

Após a longa luta pela independência da Espanha com a retirada das tropas espanholas em 1609, iniciou-se o renascimento Holandês. Os jardins Holandeses tornaram-se mais abertos, já que as paredes não eram mais necessários para uma função defensiva.

Com a prosperidade de transporte, comercio e indústria, no inicio do século XVII, muitos comerciantes começaram a construir casa de campo e colocar para fora jardins. Os jovens embarcavam em um “Grand Tour” para completar sua educação, desenvolvendo assim um gosto pelo estilo Italiano, influenciando o desenvolvimento da arquitetura e paisagismo da Holanda. Essa influencia contribuiu para a criação de um novo estilo de jardim, o Estilo Holandês Clássico, com ênfase na simetria, proporção e harmonia.

Os holandeses, no início, também não fugiram das influências francesas e italianas. Porém, devido à sua topografia plana, o hábito de cultivo das plantas bulbosas (especialmente a tulipa) e o seu gosto pelas cores, criaram jardins mais compactos e graciosos. São divididos em múltiplos recintos e apresentam túneis sombreados por trepadeiras.

As partes centrais são formadas por intrincados grupos florais; fontes douradas baixas que jorram suas águas em pequenos tanques rodeados de cercas vivas de bordadura baixa. Os ciprestes recebiam podas, formando círculos sobrepostos. Portões de ferro fundido fechavam os jardins.

História das tulipas na Holanda

As tulipas, que começaram a ser cultivadas no Império Otomano (atual Turquia), foram trazidas para a Holanda no século XVI. Quando Carolus Clusius escreveu o primeiro grande livro sobre tulipas, em 1592, elas se tornaram tão populares que bulbos eram roubados do seu jardim frequentemente.

Essa flor curvilínea e colorida cresceu junto com a Era de Ouro da Holanda. Elas se tornaram populares em pinturas e festivais. Em meados do século XVII, as tulipas eram tão populares que criaram a primeira bolha econômica, chamada de "tulipomania". À medida que as pessoas compravam bulbos, eles se tornaram tão caros que passaram a ser usados como moeda, até que o mercado quebrou.

Hoje a Holanda ainda é conhecida por suas tulipas e outras flores, sendo chamada carinhosamente de "floricultura do mundo".

As flores são cultivadas em grandes e coloridos campos, e há vários festivais de tulipas em todo o país na primavera.

Keukenhof

Keukenhof é o maior jardim de flores do mundo. Fica na cidadezinha de Lisse, na Holanda.

Mais de 8 milhões de bulbos de flores são plantados anualmente e cerca de 90 fornecedores são responsáveis por isso.

Em 1830, o arquiteto paisagista alemão J. C. Zocher, inspirado nas paisagens inglesas, desenhou a planta do parque.

O jardim foi criado em 1949  pelo então prefeito de Lisse. A principal ideia era apresentar uma exposição de flores onde os produtores de toda a Holanda e da Europa, pudessem mostrar seus híbridos, e o mais importante, ajudar a indústria de exportação Holandêsa, que é o maior do mundo. 

Keukenhof

Estas flores crescem em solo arenoso e calcário, entre elas: narcisos, jacintos, íris e principalmente tulipas.

São mais de 4,5 milhões de tulipas todos os anos e mais de 100 espécies diferentes.

O jardim tem 32 hectares. Para conhecê-lo, o visitante percorre 15km à pé.

Keukenhof

Jardins Holandeses

Jardins Holandeses

Jardins Holandeses

top related