invasões bárbaras02

Post on 25-Jun-2015

442 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Slide sobre Invasões bárbaras

TRANSCRIPT

Invasões Bárbaras

Migrações bárbarasHabitando as regiões fronteiriças ao

Império Romano, os povos bárbaros foram penetrando os territórios de Roma em um processo lento e gradual. Inicialmente, dado o colapso da estrutura militar e as constantes guerras civis, os imperadores romanos realizavam acordos, pelos quais os bárbaros ganharam o direito de habitar essas regiões. 

Os Povos Bárbaros

Para os romanos "bárbaro" era todo aquele que vivia além das fronteiras do Império Romano e, portanto, não possuía a cultura romana.

De origem discutida, ocupavam uma região chamada Germânia e se subdividiam em vários povos: borgundios, vândalos, francos, saxões, anglos, lombardos, godos e outros.

Invasões Bárbaras

Invasões Bárbaras

Dá-se o nome de invasões bárbaras à série de migrações de vários povos germânicos para a península Ibérica , que viriam a alterar radicalmente a organização da região até então denominada Hispania sob o Império Romano.

Segue-se então no Séc.V, no ano de 409 d.C., a invasão dos Bárbaros - Alanos, Vândalos e Suevos - que encontraram especialmente no lado Ocidental - a Lusitânia - uma civilização romanizada e quase inteiramente cristã.

A invasão dos povos germânicos provocou transformações diversas ao Império Romano.

Veja a seguir o Mapa da península Ibérica nos anos 470d.C., antes da queda de Roma, mostrando a ocupação após as campanhas de Teodorico II e a fuga dos Vândalos.

A decadência do Império RomanoNos séculos IV e V os principais povos

bárbaros se deslocaram em direção ao Império Romano, empurrados pelos Hunos que vinham do oriente, levando pânico e destruição aonde chegavam. Esse processo acabou por precipitar a fragmentação do império, já decadente devido a crise do escravismo e a anarquia militar.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS REINOS

Surgidos com a desintegração do Império Romano do Ocidente, os Reinos Romano-Germânicos ou Bárbaros não tiveram a mesma importância nem a mesma duração.

top related