informativo rcc vitória | setembro

Post on 29-Mar-2016

220 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Informativo Mensal RCC Vitória | Setembro

TRANSCRIPT

Por Alan Cota(Conselheiro da área de Vitória)

Mais que conhecer, preciso viver!

oje vamos refletir sobretudo aquilo que tem

construido nossa fé. Muito te-mos ouvido e lido tantas coi-sas a respeito de Deus. É níti-do que multidões têm busca-do o conhecimento de Deus.Porém digo que isso não é osuficiente. Conhecer a Deusnão é condição para uma mu-dança de vida. Precisamos iralém. Para que as coisas co-meçem a mudar em mim e àminha volta eu preciso ultra-passar a barreira do conhecimentoe começar a viver àquilo que eu co-nheço. Viver o que se conhece é cha-mado, pelo próprio Jesus de colocarem prática as palavras que ouvimos:“Aquele, pois, que ouve estas mi-nhas palavras e as põe em práticaé semelhante a um homem pruden-te, que edificou sua casa sobre arocha.” (cf. Mt 7,24).

Jesus, como sempre, é muito sá-bio e certeiro em suas colocações. Arocha a que o próprio Jesus se refe-re na passagem retirada do Evange-lho escrito por Mateus, é a firmezanecessária para resistir ao pecado,às falsas doutrinas, aos falsos deu-ses e a tudo aquilo que tenta diaria-mente contra nossa fé. Conhecer nãoé o suficiente, pois o conhecimentopor si só não nos faz criar raízes. Oque nos faz enraizar na fé são as ex-periências que temos à cerca daqui-lo que conhecemos. Somente a expe-riência adquirida com a vivênciaprática do que conhecemos é capazde nos fazer mudar atitudes que es-tão em nós a tantos e tantos anos.Para quebrar práticas antigas preci-samos de novas práticas que tenhama mesma firmeza e isso só se conse-gue quando fazemos o que Jesus nospede: colocamos em prática o que

Ano 3 . Nº 32 . Setembro/2010

ouvimos, lemos, aprendemos e con-sequentemente, conhecemos. Só co-nhecer a Deus não basta. Eu precisoir além! Preciso aliar o conhecimen-to à experiência com um Deus vivo,fazendo o Evangelho saltar para forada Bíblia e se moldar no meu dia-a-dia. Isso sim é experiência duradou-ra e firme de Deus, conseguida poraqueles que optaram viver e não so-mente conhecer.

Provavelmente muitos conhecema Deus. Porém certamente poucossão àqueles que não estacionaramno conhecimento, não se contentan-do em ser 50% do que Deus quer, eforam além e aplicaram o conheci-mento na vida. Isso sim transformaatitudes e muda em definitivo a nos-sa vida e a daqueles que convivemconosco. O conhecimento por si sónão tem este poder. Conhecimento ésó conhecimento se não é posto emprática, na vida, nas atitudes, nosgestos e nos momentos em que so-mos colocados em cheque pelo pe-cado. São nestes momentos queaqueles que ouviram a voz do Mes-tre fizeram a diferença, pois sua féfoi edificada na rocha não por te-rem ouvido falar de Deus e sim porterem experimentado, tocado e se

deixado tocar por este Deus.A teoria precisa virar práticaem nossas vidas.

Nosso manual de vidadeve ser a Santa e Viva Pala-vra de Deus, ou seja, a Bíblia!Nela encontramos boa partedo conhecimento que nós Ca-tólicos precisamos. Nem tudoestá na Bíblia, pois cremos naSanta Tradição da Igreja, quetestemunha a ação vida deDeus ao longo da história deSeu povo. Podemos assumir

que a Bíblia é nosso grande manuale fonte de conhecimento. Porém seeu apenas a leio como um mero li-vro ela será para mim um mero li-vro. Agora se eu leio as Sagradas Es-crituras tendo em mente que o quenela encontra-se escrito é fonte deconhecimento e muito mais de prá-tica, eu começo a viver aquilo queSão Paulo relata tantas vezes emsuas cartas, onde ele chama o Evan-gelho de “Meu Evangelho” (cf. Rm2,16; Rm 16,25; 2Tm 2,8), ou seja,a vivência dele daquilo que ele tan-to conhecia fez com que as teoriastornassem parte dele ficando impos-sível separá-las de sua vida, pois pelopoder que há nesta Santa Palavra,ela já se tornou uma só com ele. Omais interessante é que eu e você te-mos acesso a esta graça! Podemos,como São Paulo, chamar o Evange-lho de MEU, dando teor de posses-sividade àquilo que não só conhece-mos, mais experimentamos, vivemose principalmente colocamos em prá-tica, como é da vontade de Jesus!

Que aprendamos com Paulo etantos outros profetas da Bíblia e donosso tempo, a vivermos àquilo queconhecemos. Que Deus nos abençoehoje e sempre! Amém.

02

FORMAÇÃO

e fato, o mês de Setembro é ummês mais que importante na ca-

minhada da Igreja, pois trata-se domês dedicado a Palavra de Deus, aBíblia, um tesouro que deve ser lidoe vivenciado ao longo de todo o anopor todos nós. A escolha de setem-bro se deu como uma forma de ho-menagear a São Jerônimo, Doutor daIgreja, que nasceu nos finais do sé-culo III e que teve o árduo papel detraduzir a Bíblia do hebraico e gregopara o latim.

A Bíblia é sem dúvida, a coletâ-nea de escritos sagrados mais cita-dos em todo o mundo. Um santo li-vro que está materialmente em qua-se todas as casas do Brasil. Mas, de-vemos nos perguntar: Será que real-mente a colocamos em prática? Tra-duzida em praticamente todas as lín-guas, a Bíblia foi o primeiro textoimpresso, ou seja, reproduzido emcópias, no século XV, na invenção doalemão Gutemberg: a Prensa.

A Bíblia Sagrada foi escrita porpessoas escolhidas por Deus, pesso-as ungidas pelo Espírito Santo quenos deram um presente do céu. Nelanos inspiramos, nos alimentamospara a vida e para a missão, em Je-sus Cristo. Santa Terezinha, tambémdoutora da Igreja, costumava dizer

A Palavra de Deusna vida da Igreja

Por Lenita CrystêlloNúcleo Diocesano ministério de Comunicação

em seus períodos de aridez espiritu-al, que quando os muitos livros es-pirituais não lhe diziam mais nadae que só o Evangelho servia como osólido alimento parta sua alma po-brezinha.

Neste mês, em clima de nossoCongresso Estadual, queremos pro-clamar a Boa Noticia vinda de Deus,O Emanuel que caminha conosco ese comunica a todo instante. Sabe-mos que encontraremos sempre naBíblia textos apropriados tanto paraos muitos momentos de sacrifícioque enfrentamos, em meio às mui-tas enfermidades, quanto nos diasde vitória, pois Deus é fiel.

Enfim, acolhamos todos nós, opedido da Santa Mãe Igreja: ler emeditar a Palavra de Deus todos osdias e deixar-se ser preenchido porela, pois CRISTO É A PALAVRA, OVERBO DE DEUS. Permaneçamosfirmes diante do santo ensinamentode São Paulo: “Tudo o que se escre-veu no passado foi para o nosso en-sinamento que foi escrito, afim deque, pela perseverança e consolação,que nos dão as Escrituras, tenhamosesperança” (Rm 15,4). RenovaçãoCarismática louve a Deus que te fezexistir pela Sua Palavra. Amém.

Amarás ao Senhor teu Deus detodo o teu coração, de toda a tua almae espírito e amarás ao teu próximocomo a ti mesmo” (Mat 22,37.39).

Pensemos. Não foi este o lemade vida deste santo homem que só foicaridade? Celebramos neste mês a vidade São Vicente de Paula, fundador daCongregação da Missão, juntamentecom Santa Luísa de Marillac, das Ir-mãs da Caridade.

Sua vida foi tão movimentada echeia de aventuras que nos faz lem-brar uma obra de ficção. Nasceu deuma família muito pobre em Landes,França; quando menino guardou por-cos, e só pôde completar seus estu-dos porque auxiliado por um advoga-do caridoso, cujos filhos ajudou a edu-car ao mesmo tempo em que ele pró-prio estudava.

Ordenado sacerdote aos 19 anos,passou a dar aulas particulares parase manter. Durante uma viagem marí-tima, caiu prisioneiro de piratas mao-metanos e foi conduzido à África,como escravo. Foi comprado por ummédico árabe que lhe ensinou os se-gredos da medicina, e em troca SãoVicente o converteu à Fé católica. Con-seguindo retornar à França, empe-nhou-se na prática da caridade cristã,tanto espiritual quanto corporal, che-gando a ter grande penetração na Cor-te. Fortunas provenientes de coletasentre a alta nobreza, passavam porsuas mãos e eram por ele distribuídasaos necessitados de toda a França, semem nada alterar sua pobreza e simpli-cidade. Aos próprios parentes, pobrese necessitados, nunca quis favorecer,confiando-os à Divina Providência.

Certa vez recebeu um benefícioeclesiástico muito rendoso, que lheassegurava uma vida sem preocupa-ções econômicas, mas renunciou a ela,por achar que não era convenientepara sua santificação. Aproveitou aenorme influência política que desfru-tava para conseguir a nomeação deBispos virtuosos, dispostos a promo-ver na França uma salutar reformareligiosa e a combater os erros do jan-senismo, doutrina herética.

Com quase 80 anos, morreu em27 de setembro de 1660, cercado daconsideração geral. Foi canonizado em1737.

São Vicente de Paula

27 DE SETEMBROSANTO DO MÊS

“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luzpara o meu caminho!” (Sl 119,105)

D

03

Por Aloyr NetoNúcleo Diocesano do Mistério de Comunicação

uem disse que o cristão nãotem opção de diversão? Pela

primeira vez no palco da conhecidacasa de show, o Barracústico, locali-zada no balneário Barra do Jucu, umtradicional bairro de Vila Velha, re-alizou-se para a glória de Deus o I

RENOVA-TE. O evento foi organiza-do por membros das paróquias deSão Lucas e Nossa Senhora das Gra-ças, com o nobre objetivo de ajudara Comunidade Católica de Santo An-

tônio, do bairro Brisamar. Averdadeira alegria que vemsomente de Deus ficou porconta das bandas Revoluçãode Deus e a Banda Rezza,muito conhecidas por coloca-rem a Palavra do Amado emcanções que atraem princi-palmente os jovens e aquecemos corações de muitas famíli-as.

No intervalo de uma ban-da para a outra, os DJ’S co-mandavam a festa para a imensasatisfação da galera que estava se-denta de Deus. Foi muito bom teste-munhar até mesmo os mais peque-ninos dançando no meio de todos,numa noite mais que especial pre-parada em detalhes pelo Pai. “ Omais importante não é só conhecero Senhor, mas sim ter uma renovadaexperiência com o Espírito Santo to-dos os dias”, disse o vocalista da

Banda Rezza, Valdinei,Guimarães,durante o show abençoado. “Foi umabenção estar no palco do Barracús-tico, principalmente o 1º evento ca-tólico neste lugar, senti que foi umasementinha lançada aqui e que apartir desta noite, muitas vidas se-rão tocadas a começar pelas quehoje estiveram aqui”, acrescentou ocantor. Agora só nos resta espera apróxima balada santa.

Evento católico reúne famíliasem casa de shows em Vila Velha

“RENOVA-TE” DISSE O SENHOR

ACONTECEU

O irmão Comunicador é...• O responsável por divulgar o nome do Grupo e a importância da nossa espiritualidade carismática perante as

comunidades cristãs e no mundo.• Aquele que está sempre informado das ações de evangelização da RCC na Arquidiocese e que sabe falar,

principalmente dentro do seu Grupo de Oração, sobre os eventos mais próximos e importantes que acontecerão(este momento geralmente acontece no final do grupo, mas isso pode variar).

• O responsável, juntamente com outros irmãos do ministério e núcleo, por manter e atualizar os conteúdos nosmeios de comunicação que o Grupo possui, como informativos, site e etc., de acordo com a realidade de cadagrupo (O coordenador tem a liberdade para criar um meio de comunicação dentro do GO caso não tenha).

• Aquele que pensa na imagem do Grupo de Oração e pode opinar ou mesmo criar a camisa do grupo, os cartazesdos eventos locais e etc.

• Aquele que divulga o programa Caminhando com Jesus (690Am) no Grupo de Oração.• Aquele que antes de fazer qualquer um desses itens anteriores tem vida de oração, que ama a Igreja, que adora

JESUS Eucarístico, tem vida sacramental e que vê em Maria Santíssima, o modelo de serva humilde e fiel.

Caríssimos irmãos e irmãs, espero muito ter-lhes orientado bem, a respeito daquilo que deve realizar o servodiscernido do Ministério de Comunicação da RCC, dentro de seu precioso Grupo de Oração. Assim, sejamostodos um só corpo e tenhamos um só espírito, em Cristo Jesus, o Comunicador do Pai, nossa alegria.Que Deus no abençoe!

Funções do Ministério de Comunicação da RCCdentro do Grupo de Oração

Por Vinícius Rossi(Coordenador Arquidiocesano do Min. De Comunicação)

04

CoordenaçãoMurilo Soares Peixoto

Colaboradores nesta ediçãoVinicius Rossi

Ana Lúcia Antunes

Editoração EletrônicaVera Miranda - 3081-6839

ImpressãoGráfica Luppy - 3322-0416

EXPEDIENTE

proxima-se um importanteevento na vida do Brasil, algo

que marcará o exercício da demo-cracia através das mãos e da consci-ência de cada cidadão: as eleições2010. A Igreja Católica, por estáinserida no mundo e ser presença esinal de salvação, sempre viu umaimportância especial da participaçãopolítica dos cristãos, homens e mu-lheres que desejam um mundo novoa partir dos ensinamentos de JesusCristo. A fraternidade, a justiça e acaridade sempre foram frutos demuita luta e engajamento daquelesque sabem que só em Deus se podepensar na construção da “civiliza-ção do amor”, como dizia o saudosopapa Paulo VI.

Sabemos que votar, é antes detudo um exercício de cidadania. Pre-cisamos então, assumir o nosso com-promisso responsável, como eleito-res que somos, de acompanhar a vidapolítica ao invés de nos afastarmosdela, pois o voto é apenas o início.Para isso, cabe-nos conhecer cuida-dosamente o perfil dos candidatos,investigar suas atuações passadas,propostas e posturas apresentadas,ou seja, o testemunho de vida de

Por Deuzolina MeloNúcleo Diocesano do Mistério de Comunicação

cada candidato.Preocupados com a ética na po-

lítica e coerência dos políticos a ini-ciativa popular, juntamente com al-gumas Igrejas e outras instituições,criou uma lei chamada “Ficha Lim-pa”. “Para que esta nova lei sejaaplicada, efetivamente, é precisohaver uma mudança de mentalida-de e de ação, tendo em vista umapolítica marcada por princípios evalores éticos fundamentais para opovo. A palavra de Deus e a Doutri-na Social da Igreja, ,podem dar fun-damentos para isto. Aí os candida-tos devem buscar os critérios deação, dando aos eleitores as basespara o exercício da cidadania paraum voto consciente e comprometi-do”, acrescentou o Bispo da Diocesede Rio Preto(SP), Dom Paulo Men-des Peixoto, em entrevista.

O católico deve observar se oscandidatos defendem a vida comsuas convicções, vida que vai desdea concepção até a morte natural. Oaborto, a eutanásia, a distribuiçãoindiscriminada de preservativos emescolas e etc, não merecem o nossovoto, pois tais práticas não condi-zem com a nossa fé e com o que de-

fendemos. Isso sem falar naquelapolítica provinciana, que valorizaapenas a vida e a manutenção dopoder das classes mais ricas, em de-trimento dos mais pobres.

Ao votar devemos refletir se es-tamos favorecendo uma cultura devida ou uma cultura de morte e re-zarmos: VEM ESPÍRITO SANTO. Acorrupção, problema sério e históri-co por aqui, é antes de tudo umaforma cruel de difundir a desespe-rança entre os povos, de enganar ooutro, ainda de que à Deus ninguémengane, e de manter uma vida afun-dada na sede de lucro, lucro esse quepode custar a vida de muitos ho-mens, mulheres e crianças deste Bra-sil.

A Igreja, com a finalidade deauxiliar ao eleitor nas Eleições 2010,elaborou uma cartilha “Eleições2010: O chão e o horizonte”. Elafoi criada com a atuação do Conse-lho Nacional de Leigos do Brasil(CNLB); Comissão Brasileira de Jus-tiça e Paz (CBJP); Centro Nacionalde Fé e Política “Dom Helder Câma-ra” (Cefep); Instituto Brasileiro deDesenvolvimento (Ibrades) e Pasto-rais Sociais da CNBB.

Assim, para fazer o seu pedido,entre em contato com a Editora SCA-LA nos telefones: (62) 4008-2350/ 08007038353 ou pela internetno site www.cpp.com.br. O preço dacartilha por unidade é de R$ 1,00.Então, meu irmão, como você irávotar depois de ler essas palavras?Pois é, queridos membros da RCC – Vitória.

Estamos com mais um instrumento de Deussob a nossa responsabilidade: um novo Site.Movidos pelo espírito, queremos responderao chamado de Cristo que nos pede paralançar as redes em águas mais profundas.O site é praticamente todo interativo e porisso, contará muito com a sua participação e divulgação dentro deseu Grupo de Oração, para que esta obra seja realmente um suces-so. Acesse o endereço eletrônico www.rccvitoriaes.org.br e desfrutedeste maravilhoso de Deus. Louvores e glórias a ti, Senhor!

E VOCÊ, JÁ ACESSOU O NOSSO NOVOSITE ARQUIDIOCESANO?

www.rccvitoriaes.org.br

A

Voto conscientegraças ao Espírito Santo

IGREJA

top related