incêndio na boate kiss e suas implicações no sistema respiratório

Post on 20-Dec-2014

751 Views

Category:

Education

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Apresentação da equipe Aprendizes do Saber da turma CLEBI 0603 do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú - IVA/UVA. Um trabalho da disciplina de Biofísica destacando as causas de morte do incêndio da Boate Kiss de Santa Maria - RS. De forma simples e bem abordada essa apresentação mostra o que realmente aconteceu naquela noite e as causas das mortes de 242 pessoas. Com foco na intoxicação das pessoas pelo monóxido de carbono e por cianeto e como esses gases reagem no nosso sistema respiratório.

TRANSCRIPT

Seminário de BIOFÍSICA

Incêndio na boate Kiss

e suas implicações no sistema respiratório

Clebi – 0603Prof: Taiã Gomes

Equipe – Aprendizes do Saber

O INÍCIO - JHOZENIRA

A boateA boate Kiss foi inaugurada no dia 31 de julho de 2009. Um grande sucesso empresarial, com filas que dobravam a esquina da Rua dos Andradas. Os proprietários diziam que precisavam organizar a entrada devido ao excesso de clientes, que chegavam a 1.400 pagantes por noite. Embora a capacidade do local não passasse de 691 presentes, havia por volta 1.000 pessoas na noite do incêndio, segundo a polícia.

O incêndioSITE DA BOATE KISS PROMOVE A FESTA

O incêndio

Estimou-se que entre quinhentas a mil pessoas estavam na boate. Eram na maioria estudantes uma vez que, como descrito, ocorria uma festa da UFSM, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

O sputnikO artefato usado pela banda Gurizada Fandangueira é conhecido como sputnik. Segundo a Associação Brasileira de Pirotecnia (ABP), deve ser usado em ambiente externo e solta faíscas que chegam a quatro metros de altura, mais do que a altura do teto da boate. É proibido usá-lo em locais fechados e próximo a materiais inflamáveis.

A espumaA espuma usada na boate pra "abafar" o som era altamente inflamável, foi ela que liberou gases tóxicos. Inicialmente, era usada por exigência dos DJs, porque evitava o eco de som e aumentava a nitidez dos sons graves e agudos. Infelizmente, aquela espuma utilizada foi um veneno para as pessoas que estavam se divertindo e não esperavam o que estava prestes a acontecer.

Causas das mortes – Pedro Henrique

As causas das mortes

•SUPERLOTAÇÃO•ESPUMA

•GASES TÓXICOS

As causas das mortes

•SUPERLOTAÇÃOMáximo 750 pessoas

Alvará de prevenção contra incêndio: 691 pessoas

No dia do acidente: 1000 pessoas

As causas das mortes•ESPUMA

“INADEQUADA”

Era uma espuma de colchão usada em boates, bares, clubes e outras casas com música ao vivo. Inicialmente, era usada por exigência dos DJs, porque evitava o eco de som e aumentava a nitidez dos sons graves e agudos.

As causas das mortes•ESPUMA

“INADEQUADA”

Nenhum órgão de fiscalização notou a presença dessa espuma inadequada. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul só tomava conhecimento desse material se alguém fazia uma denúncia.

As causas das mortes•ESPUMA

“INADEQUADA”

Após o incêndio, os catadores de lixo da cidade encontravam enormes quantidades de espuma jogada fora pelas demais empresas que a adotavam.

As causas das mortes•ESPUMA

“INADEQUADA”•SÍMBOLO DE

MORTE!•FUMAÇA TÓXICA.•EXTINTORES DE INCÊNDIO NÃO FUNCIONARAM.

As causas das mortes•GASES TÓXICOS

A queima da espuma libera “gás cianídrico” quando exposto ao fogo.

Gás utilizado nas câmaras de gás nazistas durante a II Guerra Mundial.

Rhode Island nos Estados Unidos, 100 vítimas em 2003

República Cromagnon na Argentina,194 vítimas em 2004

O gás que matou em Santa Maria é idêntico ao que provocou mortes em circunstâncias semelhantes, como Rhode Island, nos Estados Unidos, e na boate República Cromagnon, em Buenos Aires. Na Argentina, a concentração foi de cerca de 270 partes de cianeto por um milhão de partículas de fumaça, o que causou a morte em menos de três minutos.

As causas das mortes•GASES TÓXICOS

A queima da espuma também liberou outro gás tóxico. “Monóxido de carbono”.

Em outros incêndios com objetos de madeira, como móveis e outros não derivados do petróleo, a principal preocupação é com o monóxido de carbono, formado pela combustão incompleta dos elementos.

Laudos confirmam 100% das mortes por asfixia e superlotação na Kiss.

Ao fim das investigações, concluiu-se que as vítimas inalaram os gases cianeto e monóxido de carbono, segundo a perícia.

Todas as mortes ocorridas dentro da boate Kiss durante o incêndio do dia 27 de janeiro foram causadas por asfixia provocada pela inalação dos gases tóxicos, cianeto e monóxido de carbono.

Definição dos gases - Germana

Definição do HCN e COO que são gases? Os

gases são substâncias fluidas que estão presente em grande quantidade na natureza. O ar atmosférico, por exemplo, é composto por vários gases tais como nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e outros gases (1%).

Definição do HCN e COO gás tóxico, no caso do

Cianeto (HCN), é apontado por um laudo técnico como a causa da morte dos estudantes juntamente com o monóxido de carbono. Incolor com típico odor amargo, lembrando amêndoas. Não é seguro utilizar o olfato para identificá-lo.

Definição do HCN e CO

O cianeto é de uso agrícola e também usado na indústria, como por exemplo, na revelação fotográfica e na produção de plásticos, acrilato e colas instantâneas. Também usado como veneno, como já foi dito, foi muito utilizado na Segunda Guerra Mundial.

Definição do HCN e COO Monóxido de Carbono (CO) é um gás levemente

inflamável, incolor, inodoro e muito perigoso devido à sua grande toxicidade. É produzido pela queima em condições de pouco oxigênio (combustão incompleta) e/ou alta temperatura de carvão ou outros materiais ricos em carbono, como derivados de petróleo.

Monóxido de carbono

A mistura de Monóxido de Carbono juntamente com o Cianeto, ceifou a vida de 242 pessoas.

A mistura de Monóxido de Carbono juntamente com o Cianeto, ceifou a vida de 242 pessoas.

Até quando a ganância por dinheiro do ser humano vai valer mais do que 242 vidas?

Dinheiro queimado na boate Kiss

Implicações no sistema respiratório – Carlos

Eduardo

Implicações no sistema respiratório

A espuma usada como isolamento acústico para reduzir o ruído na boate Kiss foi comprada em uma loja de colchões de Santa Maria. Após a queima desse material, a combustão liberou monóxido de carbono (CO) e cianeto (HCN).

Implicações no sistema respiratórioComo o monóxido de carbono age no

organismo humano?Existindo monóxido de carbono no ar inspirado, haverá no sangue uma “competição” entre CO e O2 pelas moléculas de hemoglobina, pois o processo respiratório dos vertebrados está relacionado com estas moléculas.

Implicações no sistema respiratórioCom isso, as moléculas de hemoglobina que

reagem com CO, dificilmente tornam-se livres novamente. Podendo causar tonturas, alteração da pressão arterial, dores de cabeça, problemas no sistema nervoso, náuseas, fraqueza, sensação de sufocamento, alterações respiratórias.

Implicações no sistema respiratórioComo o cianeto age no organismo

humano?A ação tóxica do HCN deve-se à sua capacidade de inibir a enzima citocromoxidade,fundamental para as células consumirem o gás oxigênio transportado pelo sangue.

Implicações no sistema respiratórioO íon cianeto provoca, então, a

parada da respiração celular. Na verdade, a pessoa acaba morrendo por asfixia, mesmo que o seu sangue esteja saturado de oxigênio.

Assim as células morrem e, se esse processo acontece rapidamente nos centros vitais do organismo, ocorre a morte.

Implicações no sistema respiratório

Espuma em chamas liberando monóxido de carbono e cianeto.

O tratamento deve ser aplicado de imediato, sem perda de tempo, em casos de absorção de grandes quantidades desse ácido, é inútil aplicar algum tratamento que, quando possível, consiste em injeções de soluções aquosas tipo o nitrito de sódio e/ou tiossulfato de sódio.

Implicações no sistema respiratório

As consequências da inalação de fumaça - Ana

Paula

Consequências da inalação de fumaça

Consequências da inalação de fumaça•ASFIXIA

O fator é a existência de gases tóxicos, como o (CO). O monóxido de carbono exerce sua ação de asfixiante químico ao reduzir a capacidade da hemoglobina, uma vez que possui afinidade de fixação 210 a 300 vezes maior do que a do oxigênio, formando a Carboxihemoglobina (COHb).

Consequências da inalação de fumaça•ASFIXIA

Esta afinidade pode ser medida pelo número de moles de oxigênio, necessário para cada mole de CO, a fim de manter igual saturação da hemoglobina.

Fumaça tóxica capaz de asfixiar uma pessoa.

Consequências da inalação de fumaça•QUEIMADURAS DAS

VIAS RESPIRATÓRIASExperimentos em animais demonstram que as vias respiratórias resfriam o ar quente inalado, fazendo com que ao atingir os pulmões, esteja a temperaturas menos elevadas.

Consequências da inalação de fumaça•QUEIMADURAS DAS

VIAS RESPIRATÓRIASOs experimentos demonstraram que no caso da inalação de ar à temperatura de 142°C, ao atingir o pulmão, encontrava-se resfriado à temperatura de 38°C.

No caso de elevada umidade, a capacidade de absorção de calor é reduzida, fazendo com que o ar atinja os pulmões a temperaturas mais elevadas.

Consequências da inalação de fumaça•QUEIMADURAS DAS VIAS RESPIRATÓRIAS

Lesões associadas ao pulmão, com inalação de ar quente, podem levar a uma hiperventilação mais acentuada. Se o limite da reserva respiratória for excedido, há rápida transformação da acidose em alcalose, com hipoxemia grave e necessidade de ventilação mecânica.

Consequências da inalação de fumaça•IRRITAÇÃO PULMONAR

As inflamações das vias respiratórias podem resultar em edema pulmonar. Em casos mais sérios, isto pode efetivamente fechar o trato respiratório, enchendo os alvéolos com fluidos, interferindo seriamente na troca dos gases entre o ar nos pulmões e o sangue nos capilares pulmonares.

Consequências da inalação de fumaça• IRRITAÇÃO PULMONAR

Irritantes gasosos do ar que afetam as porções superiores do trato respiratório incluem amônia, acroleína, gás clorídrico, gás fluorídrico, trióxido de enxofre, formaldeído e ácido acético. Irritantes gasosos que afetam ambas as partes do trato respiratório, superior e inferior, incluem dióxido de enxofre, iodo, bromo, cloro, flúor, ozônio e tricloreto de fósforo. Gases irritantes que afetam principalmente as partes inferiores do trato respiratório são: tricloreto de arsênico, dióxido de nitrogênio e fosgênio.

Consequências da inalação de fumaça

Há ainda em incêndios, a ocorrência de cianeto (CN) em diversas formas, sendo a mais comum o cianeto de hidrogênio (HCN) na forma de gás, causando lesões de pele (pápulas, exantema escarlatiforme, etc.) e das mucosas (irritação, ulceração da mucosa nasal e até perfuração do septo).

EQUIPE: APRENDIZES DO SABER

Ana PaulaCarlos EduardoGermana FélixJhozenira AguiarPedro Henrique

*APRESENTAÇÃO FEITA POR PEDRO HENRIQUE

Seminário de BIOFÍSICA

Incêndio na boate Kiss

e suas implicações no sistema respiratório

Clebi – 0603Prof: Taiã Gomes

Equipe – Aprendizes do Saber

top related