i seminário bibliotecas na prática

Post on 13-Apr-2017

177 Views

Category:

Education

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

A Biblioteca do CAp/UFRJ

Relato de experiência

Projetos de dinamização das suas atividades para a comunidade escolar• Dinamizando a leitura na biblioteca do Colégio de Aplicação –

PIBIAC • Biblioteca Escolar como espaço de afeto acadêmico – PIBIAC • Biblioteca Escolar e Projeto Pedagógico: uma proposta de

integração em escolas da rede pública – PIBEX• Semana da Biblioteca – PIBEV 1 / Edital de apoio à eventos PR3• Ciranda Literária – PIBEV 2 / Edital de apoio à eventos PR3

Para que os projetos funcionem adequadamente é necessário um trabalho em conjunto.

Dinamizando a leitura na biblioteca do Colégio de Aplicação

As práticas leitoras e informacionais de apropriação de conhecimento das variadas comunidades atendidas pelas unidades de informação modificam-se e produzem sentidos que desembocarão em outros textos, e outros, num processo infinito de releituras, numa polifonia de vozes e reflexos (NOBREGA, 2009, p. 97).

SEMANA DA BIBLIOTECAO projeto Semana da Biblioteca se caracteriza como um evento que tem como objetivos:

•Contribuir para a formação do leitor, a partir do estabelecimento de um relacionamento estreito e prazeroso com a biblioteca;

•Tornar o ambiente convidativo, agradável e cativante para atrair os usuários.

O Gato da BibliotecaKenji Miyakawa

Dewey: o gato da biblioteca

Vicki Myron e Bret Witter

Atividade com as turmas do 3º ano: mediação da história do livro, curiosidades sobre a arte japonesa - Kiriê e também, orientação para as diferenças entre biblioteca, livraria e editora.

Atividade com as turmas do 2º ano: contação da história e uma explicação para os alunos sobre de que forma o acervo da biblioteca é organizado e sistematizado.

A menina que roubava livros

Markus Zusak

O Pequeno PríncipeAntoine de Saint-Exupéry

Atividade com as turmas do 5º ano: história do livro e sua relação filosófica, biografia do autor, adaptações cinematográficas e parques temático.

Atividade com as turmas do 4º ano: apresentação do enredo do livro e informações sobre a II Guerra Mundial, Alemanha, Nazismo e Hitler.

Uso de recursos midiáticos e a decoração temática da biblioteca

• Estabelecer uma relação entre as atividades de leitura e os recursos visuais, auditivos e táteis apresentados nos suportes informacionais.

O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

A menina que roubava livros - Markus Zusak

CIRANDA LITERÁRIAA Ciranda Literária tem como objetivo promover ações de caráter artístico cultural em interseção com gêneros literários e com os processos de formação do leitor, realizado pela biblioteca do Colégio de Aplicação da UFRJ em parceria com os professores do 6º ao 9ª de língua portuguesa.

BIBLIOTECA COMO ESPAÇO DE AFETO ACADÊMICO

Práticas que possibilitam uma leitura livre de obrigações e uso de narrativas orais para estimular o gosto pela leitura.

Seleção e leitura livre na biblioteca, além de orientação do uso do acervo e manuseio dos livros – turmas do 2º e 3º ano.

BIBLIOTECA ESCOLAR E PROJETO PEDAGÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA

ENSINO FUNDAMENTALFormação de leitores

ENSINO MÉDIOOrientação a pesquisa escolar

Orientação à pesquisa escolar e normalização documental;

Orientação no uso e busca de informações, avaliação de fontes de informação confiáveis;

Trabalho com um conjunto de textos e interlocução com a arte do bordado

Contação de histórias• Contadores convidados• Bibliotecárias e

bolsistas

Mediação de leitura• Formação de leitores

Apresentação da biblioteca

• Cantinho infanto-juvenil

TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS

Trabalho de mediação de leitura feito com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Shakespeare, visando o incentivo à leitura e a formação de leitores por meio de contações de histórias.

SOPHIA, A PENSADORA

Trabalho de contação de histórias e realização de oficina de máscaras com o grupo convidado SPASophia, de Angra dos Reis. Os trabalhos foram feitos no CAp/UFRJ e na Escola Municipal Shakespeare no ano de 2014.

PROJETO TECERProjeto realizado com oficinas durante o ano de 2014, articulando através da pesquisa e produção de narrativas as relações entre o tecer e o texto. Os trabalhos foram feitos com uma das turmas do 3º ano do Colégio Estadual Ignácio Azevedo do Amaral, constituída por futuros educadores de nível técnico em escolas de ensino fundamental.

OFICINA DE REDAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DOCUMENTAL

Oficina realizada em parceria com os professores das disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Médio do CAp/UFRJ, cujas temáticas de pesquisa trabalhadas pelos alunos tratavam-se de assuntos relacionados ao Rio de Janeiro.

REFERÊNCIASALMEIDA, Waldinéa Ribeiro; COSTA, Wilse Arena da; PINHEIRO, Mariza Inês da Silva. Bibliotecários Mirins e a mediação da leitura na biblioteca escolar. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.17, n.2, p.472-490, jul./dez., 2012. Disponível em: < http://revista.acbsc.org.br/racb/article/viewFile/812/pdf_1>. Acesso em: 15 fev. 2014.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco; BORTOLIN, Sueli. Mediação da Informação e da Leitura. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2., 2007, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007.

CAMPELLO, Bernadete. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. 208 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) –Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

 ______. Perspectivas de letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. Encontros Bibli, Florianópolis, v. 15, p. 184-208, 2010.

REFERÊNCIASCASTRO FILHO, Cláudio Marcondes de. Roger Chartier e práticas de leitura: uma abordagem para o campo da informação. In: SEGUNDO, José Eduardo Santarem; SILVA, Márcia Regina da; MOSTAFA, Solange Puntel (Orgs). Os pensadores e a Ciência da Informação. Rio de Janeiro: E-papers, 2012. p. 25-36.

GOMES, Luciano Ferreira; BORTOLIN, Sueli. Biblioteca escolar e mediação da leitura. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 2, p. 157-170, jul./dez. 2011.KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

NÓBREGA, Nanci Gonçalves da. No espelho, o trickster. In: SANTOS, Fabiano dos; MARQUES NETO, José Castilho; RÖSING, Tânia M. K. (Orgs.). Mediação de leitura: discussões e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. p. 95-112.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Ed. 34, 2009.

YUNES, Eliana, ROCHA, Alessandro (orgs.). Biblioteca e formação de leitores. Rio de Janeiro: Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio; São Paulo: Editora Reflexão, 2015.

BIBLIOTECA CAp UFRJRua JJ Seabra, s/n, Lagoa – Rio de JaneiroTel: (21) 2294-6597 (ramal 30) / 2511-5338

bibliotecacap@yahoo.com.brbibliotecadocapufrj

Ana Lúcia Ferreira GonçalvesLeni Rodriguez Perez Fulco Tatyanne Christina Gonçalves Ferreira Valdez

Brisa AlvesGisele AraújoJéssica AlvesJohnny MendonçaJuliana Rubim Michele MaximianaTamiris Peniche

EQUIPEBIBLIOTECÁRIAS: BOLSIST

AS:

top related