histÓria 1º ano prof. artemison montanho ......1º ano ensino mÉdio unidade ii civilização...

Post on 31-Dec-2020

2 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

HISTÓRIA PROF. ARTEMISON MONTANHO

PROF.ª ISABEL SARAIVA1º ANOENSINO MÉDIO

Unidade IICivilização Ocidental sob a influência pós Império Romano

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 6.1

Conteúdo • Roma Antiga

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidades • Destacar elementos responsáveis pela crise da

República romana. • Identificar os fatores que motivaram as lutas entre

patrícios e plebeus na Roma antiga.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

A civilização cretenseA civilização micênicaAtenas, o berço da democraciaEsparta, um acampamento em armasGuerras greco-pérsicas ou médicasGuerra do PeloponesoOs macedôniosO helenismo

REVISÃO

5

DESAFIO DO DIA

DESAFIO DO DIA

6

Até tu, Brutus? É uma expressão utilizada para fazer referência à traição cometida por alguém de extrema confiança. Você sabe qual a origem desta expressão?

DESAFIO DO DIA

7

Roma AntigaO tempo dos reis Os romanos se organizaram em clãs, sendo a propriedade e a produção da terra, coletivas.Os patrícios constituíam uma elite nobre, que se apossou das melhores terras.

AULA

8

Roma era uma cidade-estado governada por um rei e por um conselho (Senado) formado pelos patrícios.Plebeus (artesãos, comerciantes e pequenos proprietários), clientes e escravos domésticos constituíam os demais grupos sociais.Roma foi conquistada pelos etruscos, por volta do ano 600 a.C.

AULA

9

A República Romana A queda do último rei etrusco (Tarquínio, o Soberbo) significou a independência de Roma em relação aos etruscos.Roma passa a ser governada pelo Senado com a implantação da República.O Senado escolhia os magistrados.Voto censitário.

AULA

10

A República Romana O Estado deixa de ser visto como propriedade do governante.Sociedade Patriarcal.Mobilidade social.Os filhos eram propriedades dos pais.

AULA

11

AULA

12

Ditadura, convocada em momentos de crise, Estado de exceção.A luta dos plebeus por terras e pela participação política:– Instituição dos Tribunos da Plebe;– Lei das 12 Tábuas (as leis passam a ser escritas);

AULA

13

– Abolição da escravidão por dívidas;– Igualdade de direitos entre patrícios e plebeus enriquecidos.– Lei Canuleia.– Lei Licínia – Sextia.– Divisão das terras conquistadas.Roma expande seus domínios territoriais, tornando-se um vasto Estado.Em disputa pelo Mar Mediterrâneo, Roma vence Cartago nas Guerras Púnicas (264-146).

AULA

14

Consequências das Guerras Púnicas Expansão territorial.Os patrícios enriqueceram.Formação de latifúndios, propriedade de patrícios e generais.Aumentou o número de escravos.

AULA

15

Os chefes militares tiveram seu poder econômico fortalecido.Início da militarização política.Aumentaram a pobreza, a fome e as tensões sociais.Êxodo Rural.Colonialismo = controle da inflação.

AULA

16

Tentativa de reforma agráriaA proposta de reforma agrária dos irmãos Tibério e Caio Graco (tribunos da plebe);– Tibério Graco– Fracasso da Lei Agrária.– Oposição de patrícios e generais.– Tibério foi assassinado.

AULA

17

– Caio Graco– Aprovação da Lei Frumentária (Trigo).– Suicidou-se como forma de protesto político.– Revolta dos plebeus (121 a 110 a.C.).Crise da RepúblicaGuerra civilConvocação da ditaduraGolpe militar

AULA

18

General Mário (110 a 86 a.C.). Retirou o poder do Senado.Reforma do exército.Abertura do exército aos plebeus.Vínculo entre plebeus e generais.Fortalecimento do poder dos generais.

AULA

19

General Sila (82 a 79 a.C.).Apoio do Senado.Perseguiu os seguidores de Mário.Devolveu o poder ao Senado.

AULA

20

Revolta de escravos liderada pelo escravo gladiador Espártaco (73-71 a.C.).A revolta foi controlada pelo general Crasso.

AULA

21

ConsequênciasGenerais vistos como responsáveis pela manutenção da ordem;Apoio da plebe ao governo dos generais;Eleição para o consulado: dois generais: Crasso e Pompeu;Catilina e Cícero;

AULA

22

ConsequênciasCrasso e Pompeu buscaram o apoio de Júlio César;Formação do Primeiro Triunvirato (generais: Pompeu, Crasso e Júlio César);Vitória de César na Batalha do Rio Rubicão;Principado de César.

AULA

23

1. (Unesp) “O vínculo entre os legionários e o comandante começou progressivamente a assimilar-se ao existente entre patrão e cliente na vida civil: a partir da época de Mário e Sila, os soldados procuravam os seus generais para a reabilitação econômica e os generais usavam os soldados para incursões políticas.”

(Perry Anderson, “PASSAGEM DA ANTIGUIDADE AO FEUDALISMO”.)

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

O texto oferece subsídios para a compreensão da(o)

a) crise da República romana.b) implantação da monarquia etrusca.c) declínio do Império Romano.d) ascensão do Império Bizantino.e) fortalecimento do Senado.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

2. (UDESC) As lutas que envolveram patrícios e plebeus na Roma antiga foram motivadas principalmente pela(o)a) exclusividade de participação política dos plebeus no Senado Romano.b) interesse dos patrícios em implantar na cidade o voto livre e universal.c) incapacidade dos plebeus em realizar uma boa administração pública.d) insistência dos patrícios em promover a paz nas fronteiras do Império.e) desejo dos plebeus em assegurar maior igualdade de direitos com os patrícios.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

top related