história de portugal aula n.º 2 paleolítico neolítico idade dos metais

Post on 21-Apr-2015

129 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

História de Portugal

Aula n.º 2

PaleolíticoNeolítico

Idade dos Metais

Antes de PortugalAntes de existir Portugal, o território peninsular, no seu conjunto, viveu muitos acontecimentos que marcaram a vida das populações que aqui se fixaram.

Península - Região cercada de água por todos os lados, excepto por um, pelo qual se liga a um continente (ex.: Península Ibérica).

Nas próximas aulas vamos conhecer como viveram e como se organizaram aqueles povos que, embora não sendo portugueses, fazem parte das origens de Portugal, deixando marcas nos

costumes,

tradições,

língua,

técnicas,

actividades,

monumentos,

manifestações artísticas.

Paleolítico

Paleolítico – período mais antigo e mais longo da Pré-História, com uma duração superior a 2 milhões de anos.

Os vestígios que têm sido encontrados apontam para a ocupação da Península Ibérica por seres humanos desde há mais de um milhão de anos.

Na parte ocidental da Península, onde hoje se encontra Portugal, esses primeiros habitantes fixaram-se fundamentalmente no litoral.

A norte do Douro, foram encontrados vestígios de jazidas paleolíticas sobretudo no Minho, mas a maior parte encontra-se na região da Estremadura e na bacia do sul do Tejo.

As comunidades paleolíticas viviam da caça e da recolecção. Os homens dedicavam-se à caça e à produção de instrumentos líticos (de pedra), as mulheres tratavam dos filhos e das peles.

A Arte Rupestre em Portugal

Arte rupestre – designação dada às mais antigas representações artísticas.

O mais importante conjunto de gravuras rupestres foi descoberto recentemente, nas margens do rio Côa. Trata-se do maior conjunto de arte rupestre pré-história, ao ar livre, da Europa Ocidental. Nas gravuras estão representados animais, como cavalos, cabras e bois selvagens (auroques).

http://www.igespar.pt/pt/monuments/53/

http://www.youtube.com/watch?v=tRLtCj7uZ2A&feature=related

As mais antigas datam de há cerca de 24 mil anos e as mais recentes de há 12 mil ou 10 mil anos.

Em Dezembro de 1998 este conjunto artístico foi considerado património Mundial.

Neolítico.

O termo «neolítico» significa «nova pedra» e designa o período do processo histórico em que os utensílios humanos passaram a ser fabricados em pedra polida.

Anta do Zambujeiro, Alentejo

Anta Cerqueira, no distrito de Aveiro

O culto da Natureza

Para as sociedades agropastoris do Neolítico era importante que a natureza fosse fértil e lhes concedesse abundante alimentação. Daí que tenham construídos outros monumentos megalíticos, que estariam relacionado com cultos da natureza, como os «menires», isolados ou agrupados em «alinhamentos» e «cromeleques.

Cromeleque dos Almendres, Alentejo

A Idade dos Metais

Castro do Zambujal, Torres Vedras

Os povoados da Idade dos Metais caracterizavam-se por se situar em locais mais elevados, com boas condições naturais de defesa, junto de terra férteis, em vales irrigados por cursos de água e em situação estratégica. Eram fortemente fortificados, protegidos por várias linhas de muralhas.

Áreas de Povoamento na Idade do Metais

Os achados arqueológicos permitem definir três grandes áreas de povoamento do território hoje português:

- uma no Norte (Minho, Trás-os-Montes e Beiras), ligada às jazidas de estanho, mais abundante nesta região;

- outra no Sul, onde é mais abundante o cobre, especialmente no Alentejo;

- e uma terceira na Estremadura, o que, dada a escassez de grandes jazidas de metais nesta área, aponta para a existência de importantes rotas comerciais.

top related