gilberto passos gil moreira, oliver 3ºd

Post on 26-Dec-2014

341 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Vida Pessoal Em 2009, o cantor obteve a cidadania italiana, por ser casado com Flora Giordano, neta de italianos.

O cantor é pai da cantora Preta Gil e de Marina Morena.

Primeiros anosNasceu no bairro do Tororó, em Salvador, na Bahía, e logo mudou ao interior do Estado em busca de uma vida melhor. Deste período o artista registra a influência das músicas ouvidas, sobretudo no rádio.

CarreiraFrequentou uma academia de acordeão. Quando estava no secundário, recebeu um violão.

Nos anos 1970 Gil acrescentou elementos novos da música africana, norte-americana e jamaicana (Reggae).

Portada de um disco de Gilberto Gil

FestivaisA primeira apresentação de Gilberto

Gil em São Paulo ocorreu em 1965, no V Festival da Balança, um festival universitário de música promovido pelo Diretório Acadêmico João Mendes Jr. da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie. Trata-se da primeira gravação em disco de Gilberto Gil. 

Tropicalismo (1ª parte)Os responsáveis diretos pelo

tropicalismo: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto, Tom Zé, Rogério Duprat e outros, sem dúvida alguma, deram um salto a mais na modernização da música popular, buscando formas alternativas de composição e explorando uma concepção artística de mudança radical, dentro de um clima favorável.

Tropicalismo (2ª parte)Foi impressionante sua importância nesse sentido, pois, sendo o último grande movimento realizado no país, deixou marcas que seriam cultivadas com o amadurecimento de seus próprios criadores e daqueles que seguiram sua linha de pensamento.

Exílio (1ª parte)Gilberto Gil, um dos líderes do

tropicalismo, estava entre aqueles que tiveram cerceadas suas carreiras no Brasil, em seu período mais repressivo. Através de músicas de protesto e do próprio tropicalismo, lançaram a semente da conscientização e agitaram a opinião pública, sendo então enquadrados na lei de segurança nacional e expulsos do país.

Exílio (2ª parte)Seguiram para Londres, onde viveram uma

de suas melhores fases, no setor artístico. Compondo em inglês, conquistaram facilmente o público europeu; livres da influência da repressão, puderam deixar fluir em suas composições toda liberdade de expressão a que tinham direito. Somente retornariam ao solo pátrio, em 1972, apresentando-se no programa Som Livre Exportação, declararam publicamente que continuariam trabalhando em prol da música popular brasileira.

Gilberto Gil em uma apresentação

PolíticaEm 1989, mesmo gravando, fazendo espetáculos e

se envolvendo em causas sociais, foi eleito vereador em Salvador pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em 21 de março de 1990, filia-se ao Partido Verde (PV), como membro da Comissão Nacional Executiva.

Em janeiro de 2003 nomeou-se para o cargo de ministro da Cultura.

Permaneceu no cargo de ministro por cinco anos e meio. Deixou o ministério em 30 de julho de 2008 para voltar a dedicar-se com maior exclusividade à sua vida artística.

Liberdade digitalGilberto Gil é um dos principais defensores

do Software Livre e da Liberdade Digital. Em 29 de janeiro de 2005, durante um debate sobre Software Livre no Fórum Social Mundial 2005, foi muito aplaudido após defender o Software Livre e a Liberdade Digital.

Todo esse movimento visa uma mudança de comportamento social muito maior que repensa a forma como é tratado o direito autoral hoje.

Gilberto Gil hoje em dia

Fonteshttp://pt.wikipedia.org/wiki/

Gilberto_GilFotos de “Google images”.

Oliver García, 3ºD

top related