gestão de pessoas (turma gepb07) aula 03 profº adm. angelo polizzi filho, ms.c

Post on 21-Jan-2016

26 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Gestão de Pessoas (Turma GEPB07) Aula 03 Profº Adm. Angelo Polizzi Filho, Ms.C. Citação (Sua santidade Dalai-Lama, Cutler; 2004). O PROPÓSITO DO TRABALHO É A FELICIDADE !. Pauta. 1ª parte Resolução do Case 1 2ª parte Homologação de conceitos de AERH 3ª parte - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Gestão de Pessoas

(Turma GEPB07)

Aula 03

Profº Adm. Angelo Polizzi Filho, Ms.C

O PROPÓSITO DO

TRABALHO

É A

FELICIDADE !

Citação(Sua santidade Dalai-Lama, Cutler; 2004)

1ª parteResolução do Case 1

2ª parteHomologação de conceitos de AERH

3ª partePesquisas recentes nacionais e internacionais sobre a gestão estratégica de pessoas:• Intenção de rotatividade• Bem-estar no trabalho• Capital psicológico• Espiritualidade nas organizações

4ª parteTrabalho em grupo (preferencialmente o mesmo do Case1): Ensaio teórico sobre a apresentação dos quatro conceitos apresentados na exposição das pesquisas nacionais e internacionais sobre a gestão estratégica de pessoas.

Pauta

AERH – Objetivo(Homologação de conceitos)

Planejamento estratégico Plano de vida e carreira

CONCILIAR

versus

Organizações PessoasGoverno do Espírito Santo Servidores Públicos

SEGER / INOVESSEGER / INOVES

Acredita que o diferencial competitivo e a estratégia de negócios das organizações serão alcançados por meio

das PESSOAS.

AERH – Máxima(Homologação de conceitos)

Intenção de Rotatividade IR

Trata-se do “desejo” de um talento, muitos deles formados pela própria organização, em deixar a empresa na qual trabalha em algum ponto do futuro, independente da facilidade em obter outro emprego (Vandenberg e Nelson, 1999).

IR pode ser mensurada por intermédio de uma escala desenvolvida em 1997 por Siqueira, Gomide Junior, Moura e Marques, por meio de instrumentos cientificamente construidos e validados estatísticamente com base em evidências empíricas dos pesquisadores

Intenção de Rotatividade - IR

As hipóteses mais prováveis para o entendimento deste fenômeno que intervêem e prejudicam as organizações são os custos tangíveis e intangíveis relativos ao turnover.

IR no campo do comportamento organizacional, afeta imediatamente o turnover (Chang, 1999), ou seja, é preditor imediato de turnover (Steers e Mowday, 1981).

Intenção de Rotatividade - IR

Turnover* é o comportamento de um indivíduo na saída da organização e compreende suas:

1º) expectativas de trabalho e valores compartilhados com a organização;

2º) respostas afetivas;

3º) intenções em deixar a organização; e

4º) decisões em efetivar sua saída do trabalho.

* Um dos modelos teóricos de turnover mais estudados no Brasil é o Steers e Mowday (1991).

Intenção de Rotatividade - IR

IR passa a ser visto com naturalidade pelas novas gerações, que estão sofrendo uma ruptura brusca nas formas de percepção do mundo coorporativo.

A geração “Y” composta de jovens nascidos entre 1979 e 1992, preocupados com o sucesso profissional a qualquer preço que lhes garanta o que consumismo do mundo globalizado possa lhes oferecer (Santos Neto e Franco, 2010) e assim, não geram qualquer tipo de vínculo com as organizações que neles investem.

Intenção de Rotatividade - IR

No exterior foram localizadas produções científicas neste início de milênio, sobre turnover intention, ou seja, intenção de rotatividade, em países como a China, Portugal, Espanha, Paquistão e Coréia do Sul, com ênfase à China que atualmente é a economia em maior crescimento no mundo.

As pesquisas do continente asiático, da mesma forma que nos estudos brasileiros, buscaram evidenciar se há impacto na intenção de rotatividade, quando da associação com constructos do comportamento organizacional com intenção de rotatividade (Polizzi Fº e Siqueira, 2012).

Intenção de Rotatividade - IR

top related