gestao de carreira - prof. tais

Post on 24-May-2015

2.285 Views

Category:

Education

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

CENTRAL DE CARREIRAS

GESTÃO DE CARREIRAS

CRISECRISE

NETWORKNETWORK

RELACIONAMENTO RELACIONAMENTO

INTERPESSOALINTERPESSOAL

AUTOCONHECIMENTOAUTOCONHECIMENTO

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

PESSOAL

PESSOAL

REFLE

XÃO

REFLE

XÃO

SUCESSO

SUCESSO

Sua imagem é importante

• Dizem os especialistas que você ser tratado como umamarca que deve ser comercializada. Como uma marca, que tem visual definido e que leva o consumidor a preferi-la dentre tantas outras, você também deverá desenvolver uma imagem “corporativa”, a qual o identificará no meio de tantas outras pessoas.

• Fazem parte da sua imagem corporativa: corte de cabelo e estilo de penteado, estilo de maquiagem, acessórios pessoais, apresentação pessoal em geral e etiqueta.

IMAGEM - Algumas dicas:

Evite exageros sempre – perfumes, cores, aromas, roupas chamativas, cores berrantes. Dê preferências às cores frias e evite estampas. Cabelos e barbas bem aparados. Maquiagem sempre discreta.

Elegância não tem a ver com roupas caras - É preciso usar uma roupa bem cortada que esteja de acordo com o tipo físico. Pode ser de excelente qualidade, caríssima, se estiver inadequada para o tipo físico, a roupa está errada. Fuja dos shoppings, o centro da cidade oferece mais opções com preços melhores. Peça dicas.

A mensagem é de eficiência - Não se usa em ambiente de trabalho roupa curta, justa, decotada, transparente, barriga de fora, calça muito baixa. Essas coisas estão vetadas, podem estar na moda o quanto for, porque traduzem uma mensagem de provocação, de sensualidade e não é isso que se quer passar num ambiente de trabalho. A mensagem é da produtividade, da eficiência.

IMAGEM - Algumas dicas:

Na medida certa - As mulheres não devem usar bijuterias muito grandes, porque são muito chamativos. Saia e bermudas devem estar sempre na linha do joelho. A alça deve ter no mínimo 3 dedos de largura.

Cuidado com o desconforto - O salto muito alto pode parecer muito bonito, mas a pessoa acaba cansando durante o expediente e passa a andar de um jeito deselegante. Tenha sempre no seu armário um sapato mais confortável ou bandaids para o caso de emergências.

IMAGEM - Algumas dicas:

Senso de proporção - Os homens pecam por não prestar atenção aos detalhes. Não basta estar de terno. O terno tem de ter um caimento bom, bainha bem-feita, o modelo tem de ser proporcional à pessoa. Hoje, se tem mais escolhas, podem ser três botões, quatro botões, jaquetão, a moda é mais democrática. E isso vai ajudar de acordo com a proporção de cada um.

Capriche nos acessórios - Calçados, bolsas, pasta, óculos tem que ser impecáveis. Vale à pena investir naquilo que usará com muita freqüência. Tenha sempre um terno preto ou um tailler de ótima qualidade.

IMAGEM - Algumas dicas:

O cabelo é que dá personalidade ao rosto, o seu melhor aliado é um bom cabeleireiro, não tenha medo de pedir dicas.

Para mulheres - existem vários cursos de auto maquiagem, procure as lojas de cosméticos. Tenha maquiagem sempre à mão, nunca se sabe quando precisará de um retoque.

Para homens - sempre bom ter uma opinião feminina na hora das compras, escolha alguém com estilo, minuciosa e crítica.

Para mulheres - Evite usar sandálias em eventos muito formais, o melhor sapato é o clássico, aquele que esconde bem os dedos.

Os 10 Mandamentos do dress code empresarial por Maria Duarte Bello

• 1º - Respeitar os códigos empresariais. Cada organização tem um código sobre o que é adequado vestir, mesmo que não esteja escrito. O guarda-roupa deve estar de acordo com a imagem da empresa.

• 2º - Parecer e ser. Vestir de acordo com a profissão, idade e silhueta para transmitir uma imagem credível. Não tentar fingir uma idade diferente da real pois denota instabilidade psicológica.

• 3º - Tamanho certo. Uma camisa a arejar, deixando antever frestas, vislumbrando pele e umbigo, decotes e rachas despropositadas ou roupas demasiado apertadas deitam por terra as ambições profissionais.

• 4º - Não misturar. Não misturar peças formais e informais como calças sociais com camisas desportivas ou camisolão.

Os 10 Mandamentos do dress code empresarial

• 5º - Acertar no evento. Usar vestuário idêntico para visitar uma obra ou participar na reunião da administração é o mesmo que não distinguir alhos de bugalhos. As pessoas de sucesso vestem-se de forma diferente para as diversas ocasiões profissionais.

• 6º - Potencializar as opções. Ter um guarda-roupa prático e coordenado permite poupar tempo na escolha do conjunto, maior número de combinações e mais fácil atualização.

• 7º - O chefe da orquestra. O ambiente e a cultura de qualquer empresa são definidos pelas pessoas que ocupam os cargos mais altos na empresa. Basear-se neles é o ritmo mais seguro. Não tenha medo de pedir dicas e conselhos. O interlocutor se sentirá lisonjeado.

• 8º - Dominar o código de cores. Descobrir os tons que favorecem mais. As cores erradas envelhecem e fazem parecer doente. Escolher tons que fiquem bem com os olhos, a pele e o cabelo tem um efeito globalmente positivo na aparência.

• 9º - Desporto empresarial. A prática de desporto com colegas ou clientes requer equipamento indicado. Vestir de modo apropriado quer dizer que se conhece o jogo e as regras, caso contrário passa-se a imagem de amador ignorante.

• 10º - Fazer lista de compras. Saber o que se quer e do que se precisa antes de fazer compras. Caso contrário compramos coisas que não condizem com nada, ou que não são necessárias, gastando muito mais dinheiro do que queríamos.

NETWORK• Não se faz carreira na mesma empresa ou na organização hoje como se

fazia anteriormente. E se você precisa sair da empresa em que estiver, sua chance de voltar ao mercado de trabalho é tanto maior quanto for a sua network.

• Mesmo que você fique na mesma empresa você precisará de uma network eficaz para contratar pessoas, escolher fornecedores e/ou conhecer melhores práticas de mercado.

• Não espere para começar. Comece “planilhando” o nome de seus colegas de curso, professores, palestrantes, dos conhecidos e de toda pessoa que você julgar importante e daquelas que você não julgar importante também.

• Tenha em mente que a rede de relacionamentos não sobrevive sem manutenção e de que você precisa sair da zona de conforto para “fidelizar” a sua rede ou fazer novos contatos ativamente.

NETWORK – Algumas dicas:

• Trabalhe com uma meta de realizar pelo menos um contato por dia com pessoas com as quais você não teria necessidade de se corresponder;

• Compre um porta-cartão de visitas e faça o seu cartão de visita pessoal imediatamente;

• Faça uma bela planilha no Excel para organizar seus contatos. Mantenha a planilha atualizada a cada novo contato;

• Entre em algum site que gerencia lista de aniversário e convide a sua rede a se cadastrar. Sempre cumprimente os amigos e colegas em datas comemorativas (aniversários, casamentos, promoções e etc);

• Sempre após uma reunião ou contato pessoal escreva um e-mail de agradecimento, é de bom tom e isso fará com que você não seja esquecido;

NETWORK – Algumas dicas:• Tenha uma lista em especial de profissionais de Recursos Humanos. Estes

profissionais são formadores de opinião e muitos são a “porta de entrada” para as empresas. Tenha em mente que um profissional de RH também pode mudar de empresa e que vale a pena fazer parte da network dele. Geralmente eles sabem o que acontece no mercado;

• Pesquise em sites de relacionamento sobre ex-colegas de turma (ensino fundamental, ensino médio, clube de campo, modalidade esportiva). Você se surpreenderá e poderá reativar antigas amizades.

• Tenha vários modelos de resposta no seu e-mail e mensagem de texto do celular (cumprimento de aniversário, retorno de e-mail, ausências prolongadas, contato com pessoas que faz tempo que você não fala ou escreve);

NETWORK – Algumas dicas:• Salve a agenda do seu celular e todo o seu contato de e-mail. Ande

sempre com esta lista num pen drive;• Tenha sempre a mão um Currículo atualizado. Nunca se sabe quando você

será abordado por um Head Hunter;• Em situação de timidez não force, faça perguntas. A maioria das pessoas

gosta de falar de si e de suas realizações.• Tente “puxar papo” nos diversos ambientes que fazem parte da sua rotina

(ponto de ônibus, elevador, refeitório e filas em geral);• Aproveite os cursos e eventos para fazer contatos, nunca limite-se a ficar

conversando somente com uma pessoa ou amigo, isso vale também para o almoço com os colegas de trabalho. Tenha a mente e a atitude “aberta”.

DESENVOLVENDO O AUTOCONHECIMENTO“Ocupe-se de você para conhecer-se a si mesmo, a qual é a lição mais

difícil de aprender neste mundo” (Cervantes)• O ponto inicial para qualquer plano de desenvolvimento de carreira passa

necessariamente primeiro pelo autoconhecimento. É a partir do autoconhecimento que se monta plano de ação para todo planejamento de carreira;

• O melhor caminho é escolher uma carreira e/ou profissão onde seus talentos naturais sejam postos à prova e desenvolvidos plenamente. Não conheço ninguém que tenha decidido aprimorar seus talentos naturais e que tenha se sentido aborrecido com o caminho escolhido;

• Não se preocupe se ainda não descobriu seu talento. Há muitos métodos hoje em dia que o ajudarão definir o tipo de habilidades que mais se aplica a você e os meios para desenvolvê-las;

• Um bom ponto de partida é eliminando aquelas atividades em que você certamente não se daria bem.

AUTOCONHECIMENTO – Algumas dicas:• Refletir sobre o seu jeito de ser. Lista sobre as características que você

considera mais marcantes em si mesmo e atribua exemplos para pelo menos duas. Depois peça feedback para as pessoas mais próximas a você;

• Ampliar percepções sobre seu trabalho. Lembre-se de dois trabalhos muito bons que você realizou e que foram fortemente elogiados e pense também o contrário. Reflita sobre qual tipo de trabalho você realiza melhor e pior. Analise os tipos de comportamento que você teve ao realizar ambos os trabalhos. Após esta reflexão liste pelo menos três comportamentos de sucesso;

AUTOCONHECIMENTO – Algumas dicas:• Fazer aquilo que acredita. Avalie quais são os seus valores, ou seja, as

recompensas que você busca em troca de seu trabalho (exemplo: recompensa financeira, na carreira, status, estabilidade). A partir de seus valores busque oportunidades de trabalho a linhadas aos seus objetivos de vida;

• Descubra seus pontos fortes. Não aloque todos os esforços para melhorar seus pontos a desenvolver. Procure agir sempre reforçando os seus pontos fortes. Nossas deficiências nunca serão nossas grandes forças. Pense como seus pontos fortes podem alavancar ainda mais o seu desempenho e minimizar suas fraquezas;

• Perguntar sobre você para sua família. Geralmente não damos ouvidos as afirmações tão verdadeiras daqueles que melhor nos conhecem;

AUTOCONHECIMENTO – Algumas dicas:• Olhe fotos antigas. Faça uma análise de cada emoção com momento de

vida e trace um paralelo com suas emoções e anseios pessoais;

• Analisar comportamentos do passado. Analise relacionamentos que deram certo e reflita sobre as características pessoais que contribuíram para tal;

• Praticar yoga, trata-se de um excelente método de conscientização corporal e autoconhecimento;

• Investir em terapia. Peça indicação para amigos e conhecidos. Atualmente existem várias opções de linhas e métodos diferenciados para todos os os gostos bolsos.

“ O vencedor nem sempre é a pessoa com mais qualidades, mas sim a pessoa que mais

sabiamente usa suas qualidades”.(A.D.)

CONTATO

Taís Andrade Targa: Psicóloga e Mestre em Educação pela Universidade

Federal do Paraná, com 11 anos de experiência em Recrutamento e

Seleção em diversos segmentos, tais como: serviços, consultoria, indústria

e educação.

Ramal: 3415

E-mail: centralcarreiras@up.edu.br

Página na Web: www.up.edu.br/centralcarreiras

top related