gerenciamento de webmarketing prof. cleide de freitas · processo de se comprar e vender produtos...

Post on 08-Nov-2018

214 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

GERENCIAMENTO DE WEBMARKETING

Prof. Cleide de Freitas

A HISTÓRIA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

O Comércio Eletrônico surgiu com

a evolução das tecnologias na Internet, com objetivo de

complementar o processo de vendas e eliminar intermediários da cadeia de suprimento, a fim de

auxiliar na globalização da economia através da parceria e negócios e diminuição de limites geográficos. Ele não é só pela internet através de conexão com computadores, mas por meio de

anúncios na televisão e principalmente o uso de

aparelhos celulares e outros equipamentos eletrônicos.

O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO

Sua tendência é crescer a cada dia, pois a Internet nunca deixará de evoluir, devido ter surgido por meio dela há a necessidade das empresas e pessoas de se comunicar, interagir e transacionar. E hoje o comércio em geral está partindo para a rede. Acredita-se que é uma das melhores fases de mudança estrutural na sociedade, na verdade é a formação de uma nova sociedade: a Sociedade da Informação, a Era da Digitalização,

O CLIENTE ELETRÔNICO

A forma de atendimento ao cliente também foi revolucionada, pois a internet está 24 horas no ar, a alcance global, sempre disponível para trocar informações, a um custo baixo, com um mercado mundial crescente. Os mesmos podem fazer suas compras a qualquer hora, sem precisar enfrentar condições adversas de horários, trânsito e ainda evitar ser mal atendido. É claro que podem ocorrer falhas nas entregas de mercadorias, mas isto com certeza será solucionado, afinal nem tudo é perfeito ainda.

CONCEITO DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

Processo de se comprar e vender produtos

e serviços pela Internet ou por outro meio

eletrônico, cujo principal propósito é realizar

negócios entre organizações e indivíduos.

Comércio eletrônico é a automação das

transações comerciais por meio das

tecnologias de informática e

telecomunicações.

Empresas não precisam mais ser gigantes para competir no mercado global, uma vez que, com uma loja virtual eficaz, é possível vender para o mundo todo e funcionar 24 horas por dia. O giro de produtos e serviços é incomparavelmente mais veloz que no comércio tradicional por causa do maior poder aquisitivo do público.

MUDANÇAS PROVOCADAS NO COMÉRCIO

TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

B2B – BUSINESS TO BUSINESS Relação de negócios entre empresas, como venda somente no atacado. Não existe a interação com cliente. Normalmente feito entre fabricantes e lojas. As transações B2B evolvem além de negociação entre empresas, serviços que são disponibilizados apenas para empresas.

B2C – BUSINESS TO CONSUMER São transações comerciais entre empresas e consumidores finais. Requer um cuidado especial, pois este vai estar em contato direto com seus consumidores finais e deve ter uma estratégia de marketing mais cuidadosa.

TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

C2C - Consumer to Consumer Aqui temos negócios entre pessoas. Alguns exemplos são sites de classificados e leilões, geralmente o lucro destes sites é ligado à publicidade e/ou taxas cobradas pelo uso do web site.

C2B - Consumer to Business Pouco usual, mas muito interessante, pois dá a oportunidade para o consumidor contatar a empresa para efetuar a compra. Um exemplo são os “leilões reversos” onde o consumidor coloca o que quer comprar e as empresas colocam os preços.

TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

B2G - Business to Government Nesta modalidade existe a negociação entre empresas e o estado. Um exemplo é a emissão e consulta de guias.

C2G - Consumer to Government Aqui é o consumidor, ou melhor, dizendo o cidadão com o Estado, um exemplo muito interessante é a Delegacia on-line onde podemos fazer um Boletim de ocorrência sem precisar ir à delegacia.

TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

P2P - Ponto - Ponto (Peer to Peer) Consiste em pessoas compartilhando, normalmente de arquivos digitais, sem a necessidade do intermediador. Para isso ambas partes devem ter instalado um software que permita a busca e a posterior transferência dos arquivos. Este ramo de e-commerce possui baixíssimo retorno financeiro e muitas vezes é associado a pirataria e crimes virtuais.

M-Commerce - Mobile Commerce Esta definição é relativamente nova e consiste em estabelecer uma transação comercial com o uso de um dispositivo móvel (celular, smartphone, tablet,…). Devido ao aumento de venda e utilização desses dispositivos, a consolidação deste tipo de comércio é uma aposta para um futuro próximo.

TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

S-Commerce - Social Commerce Esta é a versão do comércio eletrônico que se preocupa com as redes sociais como forma de atrair e fidelizar o cliente, ou o comércio eletrônico que faz uso da principal qualidade de uma rede social: o relacionamento entre pessoas, seja para opinião de um produto, divulgação de promoções, etc.

T-Commerce - Television Commerce Esta modalidade de comércio eletrônico faz uso da TV Digital como meio de se vender produtos para os telespectadores. O telespectador pode a qualquer momento do programa na TV comprar o produto que está sendo exibido, seja por débito direto no cartão de crédito ou estabelecimento de um contato direto com o vendedor.

PROF CLEIDE DE FREITAS cleide.quanta@gmail.com

top related