geração de energia elétrica através das ondas do mar

Post on 16-Apr-2015

111 Views

Category:

Documents

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Geração de Energia Elétrica Através das Ondas

do Mar

Existem três maneiras de produzir energia usando o mar:

Ondas; Marés ou deslocamento das águas; Diferenças de temperatura entre

superfície e fundo dos oceanos.

Ondas

No exemplo da figura, a elevação da onda numa câmara de ar provoca a saída do ar lá contido; o movimento do ar pode fazer girar uma turbina.

A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através do gerador.

São sistemas muito pequenos e apenas suficientes para iluminar uma casa ou bóias de aviso colocadas no mar.

Exemplo:

Portugal - Ilha do Pico nos Açores.

Central do tipo coluna de água oscilante, com uma turbina Wells de eixo horizontal que aciona um gerador elétrico de velocidade variável com a potência de 400kW.Primeiros ensaios de funcionamento em 1999.

Marés

São sistemas constituídos diques em concreto.Quando a maré enche, a água entra e fica armazenada no dique; ao baixar a maré, a água sai pelo dique movimentando uma turbina.Para que este sistema funcione são necessárias marés e correntes fortes.Requisito: diferença do nível da água de pelo menos 5,5 metros da maré baixa para a maré alta.Existem poucos lugares no mundo onde se verifique tamanha mudança nas marés.

Exemplos:- França – La Rance –

Canal da Mancha 550Wh anuais (amplitude da maré: 13m) – Em funcionamento desde 1966;

- Grã-Bretanha – Em planejamento – Usina de 16km de extensão que produzirá 7000MWh

Diferença de temperatura entre superfície e fundo do oceano

A água é parcialmente transparente à radiação solar, cuja energia é absorvida em profundidade até cerca de 60m. Devido a este aquecimento, a temperatura da água nos oceanos decresce com a profundidade.

Centrais para produção de energia elétrica podem ser construídas como base na diferença de temperatura entre níveis da água do mar.

Para ser possível obter eletricidade  é necessária uma diferença de 20ºC entre as temperaturas das águas à superfície (mais quentes) e nas zonas mais profundas do mar (mais frias). 

Este tipo de aproveitamento energético é designado por Conversão de Energia Térmica dos Oceanos. Até hoje foi apenas utilizada em projetos experimentais no Japão e no Havai.

Ilha do Arvoredo

Engº Civil Nelson Parente Jr Unaerp IPT Fundação Fernando Eduardo Lee

Ilha do Arvoredo O projeto vem sendo desenvolvido desde 1994. Mais recentemente, obteve o apoio da Unaerp

(Universidade de Ribeirão Preto - campus Guarujá), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT - São José dos Campos) e da Fundação Fernando Eduardo Lee, devendo ser instalada na Ilha do Arvoredo, localizada em frente à praia de Pernambuco.

Como um protótipo, numa primeira etapa, ela seria capaz de gerar energia elétrica suficiente para as cerca de 15 pessoas que se revezam na Ilha - o equivalente ao consumo médio de três famílias.

Ilha do Arvoredo Custo de implantação de US$ 2 mil dólares o quilowatt (KW) e ocupa

em três pontos da ilha. A piscina de água salgada renovável, originalmente construída para

lazer, será destinada a estudos biológicos e marinhos. Seu sistema de encher e esvaziar com as marés será adaptado para captar as ondas do mar, abrindo e fechando uma comporta de água e movimentando um gerador, acoplado diretamente na bóia.

Em um segundo ponto da ilha, uma tubulação instalada por baixo d´água deve aproveitar a força das águas nas rochas para mover um motor hidráulico. Esse gerador será utilizado também para controlar tanques de piscicultura, instalados por Lee para pesquisas com peixes de água doce e salgada.

Por fim, na parte da frente da ilha, voltada para o Guarujá, ficará um terceiro sistema, de bóias que usam pressão e vazão hidráulica para movimentar pistões e gerar energia.

Ilha do Arvoredo

top related