geologia

Post on 01-Jan-2016

47 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Geologia. Professores: Jaime Juliano. Introdução. Geologia- Estuda uma área que é mais velha que a humanidade, trata da história do planeta e Terra. Ordem cronológica. Gregos- peixes terrestres, fósseis; Época cristã- conteúdo religioso; Sec. XVIII- grandiosidade do tempo geológico;. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Professores: JaimeJuliano

Geologia- Estuda uma área que é mais velha que a humanidade, trata da história do planeta e Terra.

Gregos- peixes terrestres, fósseis;

Época cristã- conteúdo religioso;

Sec. XVIII- grandiosidade do tempo geológico;

Sec. XX- teorias contemporâneas, radioatividade(descoberta da datação do solo, tecnologias como o urânio 238(30mil anos) e do carbono 14 ( matéria orgânica recente));

Nas ultima décadas- Criação da terra: teoria da origem por agregação ( campo de partículas).

Com esses novos estudos tem-se a escala de tempo que temos hoje, onde a Terra tem provavelmente 4,6 bilhões de anos.

China, Shen Kua (1031 - 1095) formulou a hipótese baseando-se na observação de conchas fósseis de um estrato numa montanha localizada a centenas de quilómetros do oceano. O sábio chinês defendia que a terra formava-se a partir da erosão das montanhas e pela deposição de silte.

A obra, Peri lithon, de Teofrasto (372-287), estudante de Aristóteles permaneceu por milénios como obra de referência na ciência.

Nicolaus Steno (1638-1686) foi o autor de vários princípios da geologia como o princípio da sobreposição das camadas, o princípio da horizontalidade original e o princípio da continuidade lateral, três princípios definidores da Estratigrafia.

• James Hutton em 1785 apresentou uma teoria intitulada Teoria da Terra (Theory of the Earth), explicou que a Terra será muito mais antiga do que tinha sido suposto previamente, a fim de permitir "que houvesse tempo para ocorrer erosão das montanhas de forma a que os sedimentos originassem novas rochas no fundo do mar, que ulteriormente foram levantadas e constituíram os continentes.

1811 George Cuvier e Alenxandre Brongniart publicaram a sua teoria sobre a idade da Terra, baseada na descoberta, por Cuvier, de ossos de elefante em Paris. Para suportar a sua teoria os autores formularam o princípio da sucessão estratigráfica.

• 1830 Sir Charles Lyell publicou pela primeira vez a sua famosa obra Princípios da Geologia, publicando contínuas revisões até à sua morte em 1875. Sua doutrina, do uniformitarismo, que defende que os processos geológicos são lentos e ainda ocorrem nos dias hoje. No sentido oposto, a teoria do catastrofismo defendia que as estruturas da Terra formavam-se em eventos catastróficos únicos, permanecendo inalteráveis após esses acontecimentos.

Durante o século XIX a geologia debateu-se com a questão da idade da Terra. As estimativas variavam entre alguns milhões e os 100.000 mil milhões de anos.

A teoria da deriva continental foi inicialmente proposta por Alfred Wegener e Arthur Holmes em 1912, mas não foi totalmente aceite até a teoria da tectônica de placas ser desenvolvida, é a teoria da Pangéia na qual materiais do manto se agregam na crosta, empurrando as placas e provocando o afastamento dos continentes.

Pangéia – era paleozóica  Final do Triassico- começa a ruptura da

Pangéia, separou a Laurasia e a Gondwana( America do sul, áfrica do sul, Antártida, Oceania e índia)

No período cretáceo, separa mais ainda e surge o indico.

Os oceanos atlântico e indico não exibem sedimentos com 150milhoes de anos

Pouco antes do inicio da era cenozóica foi mudando pra posição atual. Atlântico.

Paleoceno- Índia se desliga da Gondwana e vai para o monte, forma o Himalaia e surge o mediterrâneo.

No período terciário – formam-se a formação contemporânea e não param até hoje.

Em 1912, Alfred Wegener, um meteorologista alemão, aos 32 anos de idade, propunha a teoria da DERIVA CONTINENTAL.

A teoria de DERIVA CONTINENTAL estabelecia que, há ~200 milhões de anos, todas as massas continentais existentes estavam concentradas em um supercontinente, que ele denominou de PANGEA.

A teoria de Wegener se apoiava especialmente na similaridade entre as linhas de costa da América do Sul e África, já notada por Ortelius; por evidências fornecidas por estruturas geológicas presentes nos dois continentes, e pela distribuição de fósseis e plantas em ambos os continentes.

As estimativas variavam entre alguns milhões e os 100.000 mil milhões de anos. No século XX o maior avanço da geologia foi o desenvolvimento da teoria da tectónica de placas nos anos 60. 

Cartografia geológica Geologia de engenharia Estratigrafia Geodesia Geofísica Geologia ambiental Geologia económica

Geologia estrutural Geologia do petróleo Geologia médica Gemologia Geomorfologia Geoquímica Geotectónica

• Geotecnia• Hidrogeologia• Mineralogia• Paleontologia• Pedologia• Petrologia• Sedimentologia• Sismologia• Vulcanologia

O conhecimento da estrutura da Terra deve muito a propagação das ondas sísmicas geradas pelo terremoto (alterações da velocidade) estrutura heterogênea, camadas com densidades e temperaturas diferentes.

Estrutura Estática◦ Atmosfera (0 a -10.000

km)◦ Crosta (até 40/70 km)◦ Manto (até 2900 km)◦ Núcleo externo (líquido

- de 2900 a 5150 km)◦ Núcleo interno (sólido -

Até 6371 km)

Núcleo – níquel e ferro, movimento dos materiais parece ser o responsável pela formação do campo magnético da terra;

Manto(astenosfera)– magma, pressão do magma na crosta causa terremoto e vulcões

Crosta(litosfera) – placas tectônicas delgadas e rígidas que flutuam sobre o manto.

34,6% de Ferro 29,5% de Oxigénio 15,2% de Silício 12,7% de Magnésio 2,4% de Níquel 1,9% de Enxofre 0,05% de Titânio

São 3 grandes estruturas constituem as terras emersas:

Os escudos cristalinos : surgidos na Pangéia : dobramentos e maciços antigos, surgidos do entrechoque das massas continentais que formara a Pangéia.

Bacias sedimentares: pode ser antiga ou recente e litorânea, rachas sedimentares inorgânicas e orgânicas.

Dobramentos modernos: originam-se dos choques das placas tectônicas. Ex: cordilheira montanhosas, onde tem vulcões e as fraturas das crosta

Cobertura vulcânica: terras imersas – dorsais submarinas e fossas abissais.

Atualmente considera-se a existência de 12 placas principais que podem se subdividir em placas menores. Elas são: - Placa Eurasiática, - Placa Indo-Australiana, - Placa Filipina, - Placa dos Cocos, - Placa do Pacífico, - Placa Norte-Americana, - Placa Arábica, - Placa de Nazca, - Placa Sul-Americana, - Placa Africana, - Placa Antártica e Placa Caribeana.

Abraham Ortelius, um elaborador de mapas, em 1596, sugeria que as Américas tinham sido separadas da Europa e da África por terremotos e enchentes.

Ortelius afirmava que este fato era evidente se fosse elaborado um mapa com a junção destes continentes, verificando-se a coerência entre as linhas de costa.

Mudanças provocada por agentes: Interno – tectonismo, vulcanismo, abalos

sísmicos. Agentes externos – intemperismo, ação de

água e vento. Intemperismo – físico e química Ação das águas – fluvial(canyons e

montanhas) marinha(faixa litorâneas e glacial (geleiras).

top related