gazeta de varginha - 29/07/2014

Post on 01-Apr-2016

253 Views

Category:

Documents

6 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Edição 9.037

TRANSCRIPT

página 02

PONTO DE VISTA

Números 02

Máx: 18° / Mín: 12°

A ordem das tribos noacampamento

Quebra da safra de café chegaa 40% em Varginha e região

EDIÇÃO 9.037R$ 1, 00 VARGINHA, 29 DE JULHO DE 2014

DEUS É FIEL

local/página 03

Especialistas dizem que situação é considerada preocupante; desemprego é uma das consequências

local/página 04

Este ano o Sul de Minasdeve colher pelo menos 6milhões de sacas de café amenos que o previsto. Emtodo o Estado de MinasGerais, a previsão é deuma quebra de safra emtorno de 30%. A situaçãoé considerada preocupan-te, e uma das principaisconsequências é o desem-prego na região. Em mui-tas cidades, o produto re-presenta quase a totalida-de da arrecadação de im-postos.

O motivo é a estiagemprolongada. O cultivo échamado “café de sequei-

Mortes nas estradas: fim de semana

chuvoso supera a Semana Santa

ro”, ou seja, a planta de-pende da chuva para sedesenvolver. Ao contráriode outras regiões, como oserrado mineiro, onde ocafé é irrigado.

Especificamente noSul de Minas a perda podechegar a 40%, segundo opresidente da Associaçãodos Produtores Rurais doSul de Minas – Assul, Ar-naldo Botrel Reis. Isso re-presenta cerca de seis mi-lhões de sacas de café amenos que o previsto ini-cialmente.

gazetadevarginha@gmail.com

www.jornalgazetadevarginha.com

facebook.com/gazetavga

minas/página 09local/página 05

A Polícia RodoviáriaFederal (PRF) regis-trou 21 mortes em aci-dentes nas rodovias fe-derais que cortam Mi-nas Gerais no últimofim de semana do mêsde julho. De acordocom a corporação, fo-

ram registrados 368 aci-dentes, com 249 feridose 21 mortos em todo oEstado. O número demortes supera o regis-trado no feriado da Se-mana Santa, que foi 15.

Cemig garante queassentamentos do MSTterão energia elétrica

Escolasmunicipaisinauguramquadra e

consultório

Vereador faz viagempara tentar trazer novos

cursos para Varginhalocal/página 07

Boa sorte!Respostas na próxima edição

CNPJ: 21.535.075/0001-47

A redação não seresponsabiliza por

conceitos emitidos emartigos assinados, mesmo

sobpseudônimos, que são deinteira responsabilidade

de seus autores.

Diário de CirculaçãoRegional - Diretora

Administrativa:Ana Maria Silva Piva -Jornalista Responsável:

Lanamara Silva -MTB -8304 JP - Editor:

Rodrigo S. Fernandes Sindjori- MG 312/99 - Administra-ção/Revisão: Lanamara Silva

- Paulo Ribeiro da SilvaFernandes

(Jornalista e superintenden-te de redação-

M.T.TB.16.851) - Horáriode funcionamento das08:00hs às 18:00hs

ABRAJORI - AssociaçãoBrasileira de Jornais do

InteriorSINDJORI - Sind. Prop.de Jornais e Revistas do

InteriorADJORI - Associaçãodos Jornais do InteriorADI - Associação dosJornais do interior de

Minas Gerais

ENDEREÇO:Redação e Departamentode Publicidade Av. dosImigrantes, 445 - SantaMaria - CEP 37022-560 -

Telefones(35)3221-4668(35)3221-4845

VARGINHA/MGE-mail: gazetade

varginha@gmail.comgazetacomercial2@yahoo.

com.brEndereço eletrônico:www.gazetavarginha.com.br

29 DE JULHO DE 201402 | GAZETA DE VARGINHAPONTO DE VISTA

1 - E FALOU o SE-NHOR a Moisés e a Arão,dizendo:

2 - Os filhos de Isra-el armarão as suas ten-das, cada um debaixo dasua bandeira, segundo asinsígnias da casa de seuspais; ao redor, defronteda tenda da congregação,armarão as suas tendas.

3 - Os que armaremas suas tendas do lado dooriente, para o nascente,serão os da bandeira doexército de Judá, segun-do os seus esquadrões, eNaassom, filho de Ami-

nadabe, será príncipe dosfilhos de Judá.

4 - E o seu exército,os que foram contadosdeles, era de setenta equatro mil e seiscentos.

5 - E junto a ele arma-rá as suas tendas a tribode Issacar; e Natanael, fi-lho de Zuar, será prínci-pe dos filhos de Issacar.

6 - E o seu exército,os que foram contadosdeles, era de cinqüenta equatro mil e quatrocentos.

7 - Depois a tribo deZebulom; e Eliabe, filhode Helam, será príncipe

dos filhos de Zebulom.8 - E o seu exército,

os que foram contadosdeles, era de cinqüenta esete mil e quatrocentos.

9 - Todos os que fo-ram contados do exércitode Judá, cento e oitenta eseis mil e quatrocentos,segundo os seus esqua-drões, estes marcharãoprimeiro.

10 - A bandeira doexército de Rúben, se-gundo os seus esqua-drões, estará para o ladodo sul; e Elizur, filho deSedeur, será príncipe dos

Palavras de Vida

A ordem das tribos no acampamentoNúmeros 02Parte I

filhos de Rúben,11 - E o seu exército,

os que foram contadosdeles, era de quarenta eseis mil e quinhentos.

12 - E junto a ele ar-mará as suas tendas a tri-bo de Simeão; e Selumi-el, filho de Zurisadai, serápríncipe dos filhos de Si-meão.

13 - E o seu exército,os que foram contadosdeles, era de cinqüenta enove mil e trezentos.

14 - Depois a tribo deGade; e Eliasafe, filho deDeuel, será príncipe dos

filhos de Gade.15 - E o seu exército,

os que foram contadosdeles, era de quarenta ecinco mil e seiscentos ecinqüenta.

16 - Todos os que fo-ram contados no exércitode Rúben foram cento ecinqüenta e um mil e qua-trocentos e cinqüenta,segundo os seus esqua-drões; e estes marcharãoem segundo lugar.

17 - Então partirá atenda da congregaçãocom o exército dos levitasno meio dos exércitos;

Maurício Sampaio

O segundo semestrecomeçou. É hora de mi-lhões de jovens definirema escolha profissional. Etomar essa decisão de for-ma clara, sem hesitação,é o primeiro passo para osucesso.

Pesquisas mostramque alunos que sabem ouao menos estão mais tran-

quilos com a escolha pro-fissional obtêm melhoresresultados nos vestibula-res. Isso acontece porqueeles se sentem mais segu-ros e motivados e podemfocar as atenções exclusi-vamente nos exames.

E é isso mesmo.Quando sabemos o querealmente queremos, pa-rece que nosso cérebro ecorpo jogam a nosso fa-

vor.Qual rumo profissio-

nal devo tomar? Qual aprofissão devo escolher?O que vou cursar na uni-versidade? Será que vouganhar dinheiro? Certa-mente estas perguntasrondam a cabeça de umjovem às vésperas de con-cluir o ensino médio.

Escolher uma profis-são, nos dia de hoje, não éuma missão tão simples.Tradicionais profissõesdão espaço a novas opçõese a novos caminhos. Achegada em massa da tec-nologia não só transfor-mou processos comocriou eficazes canais deoportunidades.

Surge a cada dia,como num toque de má-gica, uma variada gama decursos: superiores, espe-cializações, MBAs e ou-tros. Cresce de formavertiginosa o número deinstituições de ensino.Aliás, nunca ficou tão fá-cil frequentar uma uni-versidade. Bastam algunscliques na internet epronto! É só baixar o di-ploma no e-mail.

Ganhar dinheiro x fa-zer o que gostaOutroscomplicadores tambémaparecem na hora dagrande decisão e causamdesconforto. Um deles éescolher entre o sucessoe a fama ou o prazer e asatisfação pessoal, o re-sultado financeiro ou apaixão pelo ofício. Aliás,gostaria de fazer um apar-te a este tema “dinheiro”.Tenho atendido em meuescritório de orientaçãoprofissional muitos jo-

como armaram as suastendas, assim marcha-rão, cada um no seu lu-gar, segundo as suasbandeiras.

18 - A bandeira doexército de Efraim se-gundo os seus esqua-drões, estará para olado do ocidente; e Eli-sama, filho de Amiúde,será príncipe dos filhosde Efraim.

19 - E o seu exérci-to, os que foram conta-dos deles, era de qua-renta mil e quinhentos.

Continua...

vens que estão fazendo aescolha com base no re-sultado financeiro. Umgrande erro!

Grana não passa deuma atividade meio, ouseja, ela virá desde quevocê se esforce em con-cretizar seus objetivos,cumpra suas metas, sejainsistente, perseveranteno seu sonho e crie um di-ferencial para o seu negó-cio ou para você mesmo!Uma espécie de DNAprofissional. Não cabule aaula de biologia, vai fazerfalta!

Influência dos paisPior ainda é lidar com

a frustração de pais queprojetam em seus filhosaquilo que queriam ser oumesmo os induzem a darsequência em suas ativi-dades ou aos seus negó-cios. Em alguns casos, istose torna natural e sadio:numa família de médicos,os filhos se tornam gran-des médicos no futuro.

Mas cabe aqui colocarminha experiência e opi-nião pessoal. Falo especi-almente para aqueles queforem fazer o mesmo queeu fiz, no que diz respeitoà sucessão familiar, à to-mar conta do negócio dafamília. Alguns alunos fa-zem esta opção não porvontade própria, mas simcomo um caminho defuga e comodismo.

Pois saibam que pre-cisarão se dedicar muito,pois as cobranças virão emdobro. Além disso, vocêtem de se tornar mestreem administrar relacio-namentos, pois estamos

falando de convívio fami-liar.

Comece a desenhar seuprojeto de vida

Aqui vai mais umadica: tão ou mais impor-tante que escolher umaprofissão, um curso supe-rior, uma faculdade ouuma universidade é saberpreparar um plano devida, uma espécie de pla-no de voo. Analise suaspossibilidades de formaholística. Você não deveachar que cursar Farmá-cia lhe dará somente o di-reito de ser farmacêuticoou Psicologia lhe possibi-litará apenas montar maisuma clínica. Tenha emmente que sua escolhalhe abrirá um mar de

oportunidades de merca-do jamais pensadas.

Seja diferente, façadiferente, inove! Paraisso, o importante é gas-tar mais tempo olhandopara o seu interior. Des-cubra seus talentos, suashabilidades, sua vocação,seus traços de personali-dade. Seja criativo e ob-servador, analisando cadamudança em sua volta. Sóentão você será capaz deescolher o rumo certo deuma feliz e apaixonanteprofissão.

Maurício Sampaio éeducador, orientador vo-cacional e profissional,palestrante, escritor, co-ach e fundador do Insti-tuto MS.

Reta final: os dilemas dos jovens às portas do vestibular

Caça-Palavras

GAZETA DE VARGINHA | 0329 DE JULHO DE 2014

LOCAL

Quebra da safra de café chegaa 40% em Varginha e regiãoEspecialistas dizem que situação é considerada preocupante; desemprego é uma das consequências

Este ano o Sul de Mi-nas deve colher pelomenos 6 milhões de sa-cas de café a menos queo previsto. Em todo oEstado de Minas Ge-rais, a previsão é deuma quebra de safra emtorno de 30%. A situa-ção é considerada pre-ocupante, e uma dasprincipais consequên-cias é o desemprego naregião. Em muitas ci-dades, o produto re-presenta quase a totali-dade da arrecadação deimpostos.

O motivo é a estia-gem prolongada. Ocultivo é chamado “caféde sequeiro”, ou seja, aplanta depende dachuva para se desenvol-ver. Ao contrário deoutras regiões, como oserrado mineiro, ondeo café é irrigado.

Especificamente noSul de Minas a perdapode chegar a 40%,segundo o presidenteda Associação dos Pro-dutores Rurais do Sulde Minas – Assul, Ar-naldo Botrel Reis. Issorepresenta cerca de seismilhões de sacas decafé a menos que o pre-visto inicialmente.

Arnaldo Botrel ex-

plicou que normal-mente, na região, a co-lheita do café começaem março e termina emoutubro. Em 2014 a si-tuação está bem dife-rente. No fim de julhoentre 60% e 70% da sa-fra está nos terreiros.Dois meses a menosque em outras épocasde colheitas.

E o mercado já de-tectou o problema emMinas Gerais. Nesta se-mana, o café chegou aser negociado a R$420,00 a saca. ParaBotrel, esse preço não énormal em época decolheita. E só aconte-ceu porque o mercado

prometido as plantas.Ainda não temos comomensurar as futurasperdas”, enfatizou.

Para o presidente daCapal (CooperativaAgropecuária de Ara-xá), Alberto Adhemardo Valle Junior, os pre-ços até estão compen-sando as suas perdas. ‘Oque não pode é cairmais. Mas o que me pre-ocupa é que a produçãodo ano que vem podeficar comprometida’,declarou. A Capal rece-be cerca de 300 mil sa-cas por ano de seus pro-dutores e até o momen-to o volume recebido foide 30 mil sacas.

do produto receia quea quebra de safra emMinas possa afetar osestoques mundiais.

O desemprego tam-bém preocupa. O pre-sidente da Sissul, enti-dade que engloba ou-tros 47 sindicatos deprodutores rurais, in-formou que em muitascidades, o negócio docafé representa até 90%da receita do municí-pio.

Para se entender por-que a produção do Sulde Minas afeta MinasGerais e o país, bastadizer que na região aprodução anual normalvaria entre 12 e 15 mi-

lhões de sacas de café.Minas colhe entre 20 e25 milhões de sacas.

A situação emMinas

O diretor da FAE-MG e presidente daComissão Nacional eEstadual do Café, Bre-no Mesquita, a Conab(Companhia Nacionalde Abastecimento)apontou em seu últi-mo levantamento umaprodução no Estado de22 milhões de sacas de60 quilos, ante as 25milhões de sacas inici-almente previstas. “Oque nós temos perce-bido é que a perda es-

timada hoje pelo setoré de um total de 23%da primeira projeção.Mas há regiões em quea quebra já chega a30%”, declarou.

Segundo ele, entre40% e 50% da safra jáestá colhida. As regiõesmais atingidas pela secaforam o sul de Minas eZona da Mata. “O cer-rado e a chapada tam-bém foram atingidos,mas em uma escala umpouco inferior. A gran-de dúvida é o quantoque esse fator pode in-fluenciar a safra de2015/2016. O cafeeironão cresceu direito, aestiagem pode ter com-

PM intercepta jovens envolvidos em furto e recupera motocicletaNeste domingo

(27), a Polícia Militarinterceptou envolvidosem furto de veículo erecuperou motocicletaem Varginha, no Bair-ro Sion.

Durante a madru-gada, uma equipe mi-litar realizava patrulha-mento pela AvenidaCelina Ferreira Ottoni,quando em determina-do momento deparoucom um jovem, W.A.S.,

de 20 anos, empurran-do uma motocicleta.Dada a atitude suspei-ta, o rapaz foi aborda-do e submetido à bus-ca pessoal, sendo en-contrada uma parte deum cadeado quebradocom ele.

Ao ser questiona-do, o rapaz admitiu terfurtado a motocicleta,de um estabelecimentolocalizado no BairroJardim Mariana, com a

ajuda de dois jovens,conhecidos como”Rafa”, 18, e “Nino”, 16.Os rapazes arromba-ram o estabelecimento,furtaram a motocicletae fugiram em seguida,porém W.A.S. foi abor-dado pela PM logoapós a infração.

Diante dos fatos, osmilitares iniciaram bus-cas pelos outros envol-vidos no furto, vindo alocalizá-los na Rua

Margarida Lúcio, Jar-dim Áurea. Foi dadavoz de prisão para osautores e de apreensão

para o menor infrator. Os rapazes possu-

em diversas passagenspela Polícia, entre elas

por ameaça, furto, porteilegal de arma branca ede arma de fogo, re-ceptação, uso e tráficode drogas, entre ou-tras.

O veículo foi apre-endido e removido aopátio credenciado, parademais providências.Os envolvidos no furtoforam conduzidos àDelegacia de PolíciaCivil, onde ficaram àdisposição do delegado.

Escolas municipais inauguram quadracoberta e consultório odontológico

LOCAL04 | GAZETA DE VARGINHA 29 DE JULHO DE 2014

Banheiras - Carpetes - Cerâmica - Coifas - Cooktops - Cortinas e persianasCubas - Divisórias - Espelhos e Armários - Fechaduras - Forros - Louças - MetaisPapel de Parede - Pisos Laminados - Pisos Pastilhados - Pisos Vinílicos - Plafóns

Portas e Janelas - Puxadores de Porta - Rodapés e Guarnições

Rua Tiradentes, 375 - CentroVarginha-MG - Cep: 37002-200

(35) 3222-1919 / 3222-2914

www.realcedecoracoes.net

A sexta-feira, 25/07,foi marcada pelas inaugu-rações de uma quadra co-berta na Escola MunicipalProf. Helena Reis - Caic IIe de um consultório odon-tológico na Escola Muni-cipal São José. Ocasiõesque reuniram as comuni-dades escolares e autori-dades municipais, todosimbuídos em um mesmoobjetivo: comemorar maisestas conquistas que cer-tamente contribuirão paraformação de crianças eadolescentes, oferecendoensino de qualidade eapoio através do esporte edo cuidados com a saúde.

A diretora do Caic II,Profª Gizelda AparecidaPompeu Ferreira, agrade-ceu o empenho de todosna execução desta melho-ria na escola. “Esta quadrareafirma o nosso compro-

misso em promover açõespara o aprimoramento daEducação Integral na redemunicipal, atendendo osanseios desta comunidadeescolar, estimulando aprática de esportes entreos alunos”, afirma a Secre-tária de Educação RosanaCarvalho. A cerimôniacontou com as presençasdo Vice-prefeito VérdiLúcio Melo, da SecretáriaMunicipal de Educação,Rosana Aparecida Carva-lho, do Secretário Muni-cipal de Obras e ServiçosUrbanos, Edson GabrielPereira, do SecretárioMunicipal de Esportes,Toninho Gonçalves, dosvereadores Leonardo Ci-acci e Joãozinho Enfer-meiro e de toda a comuni-dade escolar: professores,pais, alunos e demais fun-cionários da escola.

Consultório naEscola São José

O novo consultórioodontológico da EscolaMunicipal São José, nobairro São Geraldo, levouo nome da dentista DrªKátia Diogo Esteves, emhomenagem póstuma aosrelevantes serviços pres-tados pela servidora à saú-de bucal no município de

Varginha.O consultório tem

instalações adequadas àsnormas da vigilância sani-tária, contando tambémcom sala de espera e novoescovódromo.

Junto à diretora daescola, Profª Roselangedos Santos Galdino, esti-veram presentes o vice-prefeito, Vérdi Lúcio

Melo, a Secretária Muni-cipal de Educação, Rosa-na Aparecida Carvalho, oSecretário Municipal deSaúde, José Antônio Va-lério, o Secretário Muni-cipal de Obras e ServiçosUrbanos, Edson GabrielPereira, o Coordenador daSaúde Bucal, Dr. EvaldoMassote Ribeiro, o vere-ador Joãozinho Enfer-

meiro, além de professo-res, pais, alunos e funcio-nários da escola.

“Esta obra represen-ta o fortalecimento do tra-balho intersetorial quevem sendo desenvolvidonesta gestão junto à Se-cretaria de Saúde”, desta-cou a Secretaria de Edu-cação Rosana AparecidaCarvalho.

Cemig afirma que assentamentosdo MST terão energia elétrica

Pelo menos 150 pessoas invadiram, na última quinta-feira, agência da companhia em Varginha

LOCALGAZETA DE VARGINHA | 0529 DE JULHO DE 2014

A Cemig (Compa-nhia Energética de Mi-nas Gerais) informouque 23 assentamentosdo MST em Minas Ge-rais serão atendidos coma instalação da energiaelétrica entre o final des-te ano e o início do anoque vem. Nesta quinta-feira (24), integrantes doMovimento Sem Terra(MST) invadiram agên-cias da Cemig em pelomenos três cidades deMinas Gerais, entre elasVarginha.

Nos três assenta-mentos instalados noSul de Minas, cerca de40 famílias vivem semeletricidade. Segundo oInstituto Nacional deColonização e Reforma

Agrária (Incra), a Cemigtem a obrigação de for-necer energia aos assen-tamentos regularizadosou em processo de re-gularização.

Invasão de agênciaOs integrantes do

MST invadiram a agên-cia da Cemig em Vargi-nha na manhã destaquinta-feira. O gruporeivindicava energia elé-trica para cerca de 60famílias que estão nostrês assentamentos daregião. Cerca de 150moradores invadiram olocal. A invasão fez par-te de um movimento es-tadual para cobrar ele-tricidade nos assenta-mentos.

Segundo os mora-dores, pelo menos 60famílias no Sul de Minas

vivem sem energia elé-trica. Um dos assenta-dos, Sebastião Mélia

Marques, diz que en-frenta dificuldades nocultivo e manejo do

gado. "Eu estou há 17anos nesse assentamen-to e mais da metade dosassentados ainda nãotem energia em casa, emuitos mexem comgado, não pode ter nadaelétrico para cultivo dehortas. Ter energia emcasa significa poder teruma geladeira."

Mesmo com o pré-dio tomado, a Cemignão interrompeu osatendimentos à popula-ção. A Polícia Militar foichamada e acompa-nhou de perto o movi-mento, que ocorreu deforma pacífica. A agên-cia foi desocupada pe-los manifestantes porvolta de 17h de quinta-feira.

Exposição em Varginha relembra a história do rádioA Casa da Cultura

de Varginha está comuma exposição que re-conta a história do rá-dio no Brasil. Até o dia6 de agosto, mais de 30aparelhos típicos de dé-cadas diferentes pode-rão ser conferidos pelopúblico.

O acervo em expo-sição pertence ao radia-lista José Galvão Conde,conhecido em Varginhapor seus programas emuma emissora de rádio

a coleção.O aparelho mais an-

tigo do acervo é de1940. Outros três mo-delos remontam à erade ouro do rádio,quando teatros eram lo-tados para a trasmissão

com toca-fitas.A primeira trans-

missão de rádio no Bra-sil foi feita em 7 de se-tembro de 1922, comdiscurso do então pre-sidente Epitácio Pessoa,em homenagem ao

local. Ele pedia para queos moradores doassem

seus rádios antigos, eassim conseguiu reunir

centenário da indepen-dência. No entanto, oveículo começou a sepopularizar apenas 14anos depois, quando foiinaugurada a Socieda-de Rádio Nacional,PRE-8.

de programas.Um dos apare-lhos, lançado nadécada de 1960,parece um telefo-ne. A peça maisnova é da décadade 1990 e já vem

Unistec promoverá curso sobre a Cultura das MãosA unidade de cursos

técnicos do Unis- Unis-tec promoverá no dia 07de agosto um curso deextensão sobre a “Cultu-ra das Mãos”. A iniciati-va vai contemplar osalunos do curso Técni-co em Análises Clínicas.

De acordo com aProfa. Luana BorgesGuedes, coordenadora

dos cursos técnicos deAmbiente e Saúde doCentro Universitário doSul de Minas, as mãos,no decorrer do dia, sedeparam com muitosmateriais que albergamdiversos tipos de bacté-rias. Portanto, a higieni-zação adequada é de ex-trema importância paraa manutenção da saúde.

“Por isso é fundamentalaos futuros profissionaisaprenderem como se faza cultura das mãos eidentificar os tipos debactérias encontradas,pois a partir desta visu-alização poderemos termais cuidado com a hi-giene que promoverãonão só a nossa saúde,mas também a saúde

dos nossos clien-tes e pessoas quetemos contato”.

O curso acon-tecerá no labora-tório de Microbi-ologia da Insitui-ção a partir de07h50 da manhãe será ministradopela Profa. GiuliaBani.

29 DE JULHO DE 2014REGIONAL

06 | GAZETA DE VARGINHA

Inaugurada em 2012, UPA começaa fazer atendimentos em Poços

Distribuidora de produtos para lojas pet,agropecuárias e supermercados, oferece 1

vaga para representante comercial na regiãoque possua veículo próprio e experiência em

vendas.

Contato: (31) 8420-9020 9781-0578.

Inaugurada há maisde um ano, mas aindasem funcionar, a Unida-de de Pronto-Atendi-mento (UPA) de Poçosde Caldas começa a fa-zer atendimentos hoje ,terça-feira (29). A ceri-mônia oficial de inaugu-ração da unidade acon-tece na manhã desta se-gunda-feira (28). Ape-sar de já ter sido inau-gurada em 2012, pro-

Batida entre carro e caminhão mata soldado da EsSAUm soldado da Es-

cola de Sargento dasArmas (EsSA), de TrêsCorações, morreu emum acidente entre umcarro e um caminhão namanhã desta segunda-feira (28) na MG-167,entre Três Corações eCambuquira. Segundoo Corpo de Bombeiros,Fabrício Maciel Lemos,de 19 anos, dirigia umcarro quando perdeu ocontrole em uma curvae invadiu a contramão,

batendo no caminhão.Conforme a polícia,

o motorista do cami-

nhão disse que haviamuita neblina na pistana hora do acidente. O

soldado morreu nahora. O passageiro docarro, Rafael Luis deSouza, de 19 anos, quetambém é soldado daEsSA, sofreu ferimentosno pé e na cabeça. Omotorista do caminhãoe um passageiro, de 24anos, sofreram ferimen-tos leves.

As vítimas foram le-vadas para o HospitalSão Sebastião. O corpodo soldado foi levadopara o IML.

Padrasto é suspeito de assassinarmenino de 3 anos no Sul de Minas

A Polícia Civil de SãoSebastião da Bela Vistainvestiga a morte de umacriança de três anos nazona rural do municípioneste domingo (27). Se-gundo a Polícia Militar, asuspeita é de que o garo-to Carlos Alberto Netotenha sido assassinadopelo padrasto, um homemde 23 anos, após váriasagressões. A causa damorte ainda está sendoinvestigada.

Conforme consta noboletim de ocorrência, opadrasto da criança teriaadmitido ter espancado ogaroto. Segundo a PolíciaMilitar, antes de fugir dacasa, o homem disse a se-

guinte frase para teste-munhas que estavam nolocal: “Eu bati muito nele,não deveria ter feitoisso”. O motivo das agres-sões não foi informado.

De acordo com osmilitares, após agredir acriança, o padastro teriaido até o Centro da cida-de com o menino dentrodo carro para buscar a avóda criança. Ao entrar noveículo, a avó do meninopercebeu que ele passa-va mal, pois estava comvários hematomas norosto e na cabeça, além devomitar muito. Ao retor-nar para a zona rural, ogaroto foi levado paradentro de casa e um pas-

tor da região foi chama-do ao local para fazer umaoração, já que a mãe domenino, uma mulher de26 anos, estava bastantenervosa.

Em um primeiro mo-mento, a mãe relatou àpolícia que o suspeitodisse que o menino tinhacaído. Quando o pastorchegou, o padrasto saiudo quarto em que estavaa criança, comentou quehavia batido muito no ga-roto e que não deveria terfeito isso e saiu da casa.Os militares acreditamque ele tenha fugido, jáque não foi mais visto enão há informações sobrepara onde ele foi. O garo-

to morreu pouco depoisda chegada do pastor. Ocorpo da criança foi reco-lhido por uma funeráriade Pouso Alegre e enca-minhado ao IML da cida-de, onde passa por ne-cropsia. Não há previsãode horário e local do en-terro.

Apesar das buscasfeitas pela PM, até estapublicação, o suspeitodas agressões ainda nãohavia sido localizado. Amãe do menino chegou aser levada para a Delega-cia de Polícia Civil, ondefoi ouvida e liberada emseguida. A polícia seguecom as buscas para ten-tar localizar o suspeito.

blemas no projeto e nacompra de equipamen-tos atrasou abertura daunidade.

A UPA vai funcionarno bairro José Carlos,atrás da Delegacia dePolícia Civil de Poços deCaldas. Com o início dofuncionamento da uni-dade, todos os atendi-mentos que eram feitosna Policlínica Centralpassam a ser feitos na

UPA. A Policlínica faráapenas exames de labo-ratório e Raios X de pa-cientes encaminhadospelos postos de saúde. AUPA funcionará 24 ho-ras por dia.

O prédio da UPAchegou a ser inaugura-do em 2012, mas na épo-ca ainda não tinha ne-nhum equipamento naunidade e parte da obraainda não estava con-

cluída. A falta de apro-vação do projeto de com-bate a incêndio e pânicoe o impasse na licitaçãopara compra de equipa-mentos atrasaram aindamais o funcionamentoda UPA.

Segundo a Secreta-ria de Saúde, o prédioocupa uma área de 2 milmetros no bairro JoséCarlos e a obra custouR$ 7 milhões.

Funcionários de hotelsão feitos reféns duranteassalto no Sul de Minas

Dois funcionáriosde um hotel foramfeitos reféns duranteum assalto na madru-gada desta segunda-feira (28), na MG-050, no Distrito In-dustrial do municipioPassos. Segundo aPolícia Militar, seispessoas chegaram ar-madas ao local e ren-deram os funcionári-os, que foram amor-daçados e trancadosem um banheiro.

Os suspeitos con-seguiram arrancarum dos cofres do ho-tel, e ainda levaramduas televisões, doismonitores LCD, car-teiras e celulares dasvítimas. Eles aindatentaram arrombarum segundo cofre,mas não consegui-

ram. Antes de deixaro local, os criminososquebraram computa-dores, telefone e ascâmeras de seguran-ça.

Ainda segundo apolícia, os funcioná-rios ficaram tranca-dos no banheiro porcerca de meia hora,quando conseguiramsair do local e acionara polícia. Os crimino-sos conseguiram fu-gir e até a publicaçãodesta reportagem,não foram encontra-dos.

A polícia aindatentou recuperar asimagens das câme-ras, mas isso não foipossível. Não foi in-formado se algumvalor foi levado nocofre.

29 DE JULHO DE 2014LOCAL

Há pouco mais dedois meses, o vereadorZacarias Piva apresentouna Câmara uma indicaçãopropondo à Prefeituraque envidasse esforçospara instalar em Varginhaum Campus do InstitutoFederal de Educação, Ci-ência e Tecnologia do Sulde Minas – IFSul de Mi-nas - da antiga EscolaAgrotécnica Federal deMachado. A sugestão dovereador é que se utilizas-sem as dependências daEscola Municipal JoãoUrbano Figueiredo, loca-lizada na Fazenda Reman-so, que hoje está em de-suso, para serem minis-tradas as aulas. “Minhaideia é que aquele espaçotão valioso do nosso Mu-nicípio que é a Escola daFazenda Remanso venhaa ser utilizado, evitando adeterioração do imóvel,além de oferecer à popu-lação oportunidade doensino técnico em todasas áreas abrangidas pelo

GAZETA DE VARGINHA | 07

Vereador faz viagem para tentartrazer novos cursos para Varginha

setor rural e comercial”,explicou o vereador.

Dando sequência àsua iniciativa, o vereadorZacarias Piva foi pessoal-mente, na manhã de on-tem (23), à instituição deensino na vizinha cidadede Machado, onde expli-cou à Diretoria sobre aproposta que já foi feita eencaminhada para a Pre-feitura de Varginha.

Zacarias Piva foi rece-bido pelo diretor geral dainstituição, professor

Carlos Henrique Rodri-gues Reinato com quemconversou longamentesobre a possibilidade doseu projeto vir a ser im-plementado. Na conver-sa, ainda se fizeram pre-sentes o chefe de gabine-te Luciano Alves e a pro-fessora Aline Manke, di-retora de ensino da insti-tuição. O vereador estavaacompanhado do advoga-do e professor machaden-se Dr. Nelson Godoy. Aprimeira impressão agra-

dou Zacarias que ouviu dadireção da escola que se-ria muito interessanteVarginha também estarentre as cidades que pos-suem unidades do Insti-tuto Federal.

Ótima localizaçãoO vereador explicou

aos representantes doInstituto Federal que aEscola João Urbano Fi-gueiredo é muito bem lo-calizada, mas infelizmen-te o imóvel encontra-seem desuso e se deterio-rando. “É uma construçãode grandes dimensões,com muitas instalações,inclusive apropriadaspara receber uma unida-de do Campus do Institu-to de Machado, além depossuir no seu entornoárea disponível que, senecessárias para aulaspráticas de vários cursos,poderão ser utilizadasnuma parceria com a Pre-feitura”, afirmou Zacari-as Piva, que também fez

questão de ressaltar quea Fazenda Remanso tam-bém está próxima dosmunicípios vizinhos deCarmo da Cachoeira, Ne-pomuceno, Coqueiral eTrês Pontas.

Visita e conversacom o prefeito

Segundo a direção daescola, é necessário quehaja interesse da Prefei-tura em formar uma par-ceria com o Instituto.Mesma proximidade quedeve haver com todasempresas, órgãos e insti-tuições voltadas para aagropecuária e a agroin-dústria uma vez que a ins-tituição vai formar mãode obra técnica, barata eespecializada em todas assuas áreas. Para o verea-dor, assim como a Aciv eo Sebrae apoiam a ETFG–Escola Técnica de Forma-ção Gerencial, tambémSindicatos, Cooperativas,empresas e órgãos ligadosessencialmente ao campo

como o Senar e o Senat, jáexistentes em Varginha,poderão realizar parceri-as com a escola agrotéc-nica rural, resultando nainstalação desta institui-ção que tanto poderá aju-dar o município na forma-ção de mão-de-obra qua-lificada para todos as áre-as da economia rural.

Com isto, ZacariasPiva retornou a Varginhacom a incumbência demanter contato diretocom o prefeito AntonioSilva a fim de acertar adata de uma visita da di-reção da escola, tanto paracontatos com os setoresligados à sua atividade,quanto para conjunta-mente com o vereador, oprefeito e a secretária deEducação, visitarem asinstalações da escola e co-nhecer sua estrutura eavaliar a possibilidade detransformar a proposta dovereador Zacarias Piva emuma realidade para os jo-vens varginhenses.

Vereador Zacarias Piva vai ao Instituto Federal de Machado para tentar trazer cursos para Varginha

Camerata Jovem Beethoven encanta em Varginha

No último sábado,dia 26 de julho a Came-rata Jovem Beethovende São José do Rio Pre-to encantou o públicopresente no TheatroMunicipal Capitólio. Osjovens músicos de-monstraram verdadeiramaturidade musicalnão deixando nada adesejar para os gran-des grupos camerísti-cos da atualidade. Pro-va disto é que a Came-rata acaba de receber

convite especial parauma turnê internacio-nal em 2015 em impor-tantes países da Euro-pa como Itália, Dina-marca e Bélgica.

De acordo com aprodução do espetácu-lo, os melhores mo-mentos foram as inter-pretações dos clássicosimortais como Bach,Haendel e Haydn. Paraencerrar o Concertocom chave de ouro,uma grande surpresa

foi anunciada pelo Ma-estro: "Vamos interpre-tar agora a nossa cultu-ral local característicade São José do Rio Pre-to que é a viola caipiraraiz. Um pour pourrisertanejo raiz com umarranjo especial do vi-oleiro e compositor mi-neiro de Ouro Fino,Ivan Vilela, que foi meuProfessor de arranjopara violas na Uni-camp, e considerado omaior pesquisador da

música raiz que existiuaté hoje em nosso país.”A empolgação tomouconta da platéia que, depé, ovacionou os jovenscom intermináveis e es-pontâneos aplausos.Aliás, de jovem, a or-questra só possuía real-mente os músicos comidade entre 12 e 24anos. Entretanto, o quese viu na noite foi amúsica interpretadacom alta maturidade ecom sonoridade de

gente grande, verda-deiros talentos garim-pados na região de SãoJosé do Rio Preto.

Para o diretor su-perintendente da Fun-dação Cultural, Prof.Francisco Graça deMoura: “O convite àCamerata Jovem Bee-thoven para se apre-sentar em Varginha nopróximo dia 26 de ju-lho, às 20 horas, noTheatro Municipal Ca-pitólio, teve como prin-

cipal razão o fato de elaservir de modelo e dereferência para a cida-de de Varginha, emfunção do esforço e dotrabalho que a Funda-ção Cultural do Muni-cípio empreende para aimplantação da Or-questra Sinfônica deVarginha, que deveráiniciar a sua formaçãoconstituindo uma Ca-merata Jovem, que evo-luirá para uma Orques-tra Sinfônica.”

08 | GAZETA DE VARGINHA 29 DE JULHO DE 2014REGIONAL

Manifestantes fecham MG-290 emBorda da Mata e pedem melhorias

Cerca de 50 mani-festantes fecharam osdois sentidos da Rodo-via MG-290, próximo aBorda da Mata, na ma-nhã deste sábado (26).Eles reivindicam a voltado funcionamento dabalança no trecho euma obra emergencialque estava prevista paracomeçar em abril desteano, mas até a publica-ção desta reportagemnada foi feito. A obraprevê a abertura de umaterceira faixa nos tre-chos mais movimenta-dos e perigosos da ro-dovia. O grupo quei-mou um carro que jáhavia se envolvido emum acidente no trechopara simbolizar o pro-testo às vítimas na rodo-via. Os manifestantespermaneceram no localpor cerca de duas ho-ras e o movimento se-guiu até quase 15h.

O protesto organi-zado pelo Movimento

SOS MG-290 pedeprincipalmente as obrasde abertura de uma ter-ceira faixa no trecho queliga Pouso Alegre a Ja-cutinga. Além disso, elespedem mais policiaispara fiscalizar a rodoviae melhorias na sinaliza-ção dos trechos mais

perigosos da estrada.Grande parte dos ma-nifestantes eram paren-tes de vítimas de aci-dentes na estrada.

Segundo o coorde-nador da manifestação,Otávio Miranda Jun-queira, o movimento decarretas aumentou mui-

to nos últimos anos notrecho, mas a estradanão teve melhorias econtinua estreita e semacostamento.

O auditor fiscal daReceita Estadual, AlipioPereira da Silva Filho,afirma que a rodovia vi-rou rota de fuga dos

caminhoneiros que se-guem para Campinas(SP) ou para o Triângu-lo Mineiro depois que oposto da receita, que fi-cava na balança de ca-minhões em Borda daMata, foi desativado.

Sequência deprotestos

Essa não é a primei-ra vez que os morado-res e usuários da rodo-via protestaram no tre-cho. No ano passado,três manifestações fe-charam a estrada e cau-saram transtornos. Oúltimo aconteceu háum ano, em julho de2013. O último aciden-te grave registrado notrecho foi entre um car-ro e uma carreta, quebateram de frente e dei-xaram uma pessoa gra-vemente ferida.

Moradores dos mu-nicípios de Ouro Fino,Inconfidentes, Bordada Mata, Jacutinga e

Vice-presidente da câmara de Andradas morre aos 57 anosO vice-presidente da

Câmara de Vereadoresde Andradas, o vereadorPaulo Afonso de Lima(PPS), morreu na noitedeste sábado (26) vítimade uma parada cardíaca.Segundo a assessoria daCâmara de Andradas,Lima estava internado naUnidade de TratamentoIntensivo (UTI) do Hos-pital Santa Lúcia, em Po-ços de Caldas, desde aquarta-feira (23) após terum infarto seguido deuma parada cardíaca.

Ainda segundo asses-soria da câmara, o verea-dor tinha 57 anos e estavaem seu primeiro manda-to. Ele foi eleito com osegundo maior númerode votos nas eleições de2012, somando 1.033 vo-tos. Ele assumiu a vice-presidência da câmara noprimeiro ano de manda-

to. Lima era tambémprofessor de história eartes em escolas de An-dradas e em Espírito San-to do Pinhal. Era forma-do em estudos sociaispela Fundação Sul Minei-ra de Educação e em ar-tes plásticas pela Facul-dade de Belas Artes em

São Paulo, e ainda tinhaos cursos de turismo earqueologia.

O corpo foi velado nosalão da Câmara Munici-pal de Andradas e ele foienterrado na tarde destedomingo (27), no Cemi-tério Municipal da cida-de.

Assaltantes levam cofre de agênciados Correios em São Pedro da União

Uma agência dosCorreios foi assaltadanesta sexta-feira (25)em São Pedro daUnião. Segundo a Polí-cia Militar, dois ho-mens entraram arma-dos na agência, anunci-aram o assalto e rende-ram uma funcionária.Em seguida, eles pega-ram o cofre da agência,onde havia R$ 70 milem dinheiro.

Ainda segundo aPM, antes de fugiremeles ainda roubaram R$980 de um aposentadoque estava no local. Elehavia acabado de rece-ber o dinheiro da suaaposentadoria. Elestambém levaram o ce-lular da funcionária da

agência.Os criminosos fugi-

ram a pé e do lado de forada agência, renderam umfuncionário da Compa-nhia de Saneamento deMinas Gerais (Copasa) elevaram a caminhoneteda empresa para usaremna fuga. Ninguém ficou

usuários da rodovia es-tadual já fizeram umabaixo-assinado com assolicitações, mas não ti-veram retorno.

Melhorias no trechoSegundo o Depar-

tamento de Estrada eRodagem de MinasGerais (DER-MG), ter-mina no segundo se-mestre deste ano o con-trato entre a instituiçãoe a empresa responsá-vel pela operação dasbalanças no trecho. Porcausa disso, eles já estu-dam uma nova licitação.

Em relação às obrasna MG-290, o DER-MG informou que estásendo feito um projetopara construção de umaterceira faixa ao longoda via. Além disso, napróxima semana come-çam os trabalhos de son-dagem para execuçãoda terceira faixa nos tre-chos de tráfego intensoe com muitos acidentes.

Manifestantes fecham MG-290 em Borda da Mata pedindo por melhorias

ferido.Cerca de uma hora

e meia após o assalto, apolícia encontrou o ve-ículo abandonado emuma estrada na zonarural de São Pedro daUnião. Até a publicaçãodesta reportagem, nin-guém havia sido preso.

MINAS

Minas Gerais tem 21 mortes nas estradasfederais durante fim de semana chuvoso

Durante o fim de se-mana chuvoso, 21 pessoasmorreram nas estradas fe-derais de Minas Gerais queregistraram 368 aciden-tes. Ao todo, 249 pessoasficaram feridas nas ocor-rências. O número demortos é maior do que asoma de cinco dias de feri-ado de Semana Santa e Ti-radentes este ano. No pe-ríodo, morreram 15 pesso-as e foram contabilizados396 acidentes, além de227 feridos. De acordocom a Polícia RodoviáriaFederal (PRF), os núme-ros dessa sexta, sábado edomingo são resultados daimprudência de motoris-tas combinada com o tem-po instável.

No domingo, a batidamais grave aconteceu emCaeté, na Região Metro-politana de Belo Horizon-te. Uma caminhoneteStrada e um Gol bateramde frente na altura do km432, por volta das 14h.Uma mulher que ocupavao Gol morreu no local eoutras seis pessoas ficaramferidas, sendo três crian-

ças. Todas foram encami-nhadas ao Hospital dePronto-Socorro JoãoXXIII. A complexidade doatendimento e a retiradados destroços mantiverama rodovia fechada por maisde duas horas, causandoum congestionamento quechegou a sete quilômetrosem ambos os sentidos.

Mais cedo, uma batidafrontal entre duas carretasdeixou pelo menos dois fe-ridos em Juatuba, tambémna Grande BH.

O acidente fechou aBR-262 em direção à ca-pital porque houve derra-mamento das cargas. Cin-co viaturas do Corpo deBombeiros participaramdo resgate das vítimas. Otrânsito ficou muito lentona altura do km 382, localda batida entre os veículospesados. Apesar de a chuvater dado uma trégua nasprimeiras horas da manhã,choveu durante toda a tar-de. Segundo o Corpo deBombeiros, no momento dacolisão a pista estava escor-regadia.

Na noite de domingo,

uma batida envolvendoquatro veículos assustouquem passava pela Rodo-via Fernão Dias, em Con-tagem, na Grande BH.Uma motocicleta, um ca-minhão e dois carros depasseio se envolveram nabatida, que deixou quatroferidos. Segundo a PolíciaRodoviária Federal (PRF),o motociclista caiu e o con-dutor de um Fiat Uno pre-cisou frear bruscamentepara evitar o atropelamen-

to. Nesse momento ele foiatingido na traseira poruma carreta e capotou. Umsegundo Fiat Uno que vi-nha atrás não conseguiudesviar e atropelou o mo-toqueiro que estava caído,mas ele foi socorrido comvida ao Hospital Municipalde Contagem, assim comoos outros feridos.

Na manhã de sábado,um soldado da Polícia Mi-litar, lotado em Nova Lima,na Grande BH, morreu em

Uma reunião entrerepresentantes da Prefei-tura de Patos de Minas, noAlto Paranaíba, e do Cen-tro Universitário de Patosde Minas (Unipam) discu-tiu a possibilidade de des-tinar profissionais doUnipam para atendimen-to na saúde pública domunicípio. A ideia é cobriras áreas de nutrição, en-fermagem, fisioterapia,psicologia, ortopedia egeriatria. De acordo como prefeito Pedro LucasRodrigues, há dificulda-de em encontrar profissi-onais da saúde na cidade.O pró-reitor Fagner deDeus disse que parceriabeneficia a população euniversitários.

A necessidade de am-

pliar os serviços na saúdepública da cidade aumen-tou com a abertura daUnidade de Pronto Aten-dimento no Bairro JardimPeluzzo que tem capaci-dade para atender cercade 250 mil pessoas. De

acordo com o prefeito, hádificuldade em contratarmédicos e outros profis-sionais da saúde. Segun-do ele, a área de pediatriaé uma das mais críticas e omunicípio já realizou vá-rios processos seletivos e

não obteve sucesso. “OUnipam tem sido um dosbraços fortes da adminis-tração municipal. Semessa parceria a situaçãoseria insustentável”, des-tacou Pedro Lucas.

Segundo o pró-reitor,o Unipam tem procurado,desde a construção doCentro Clínico de Especi-alidades, conduzir o ensi-no atrelado às gestões pú-blicas de saúde.

“Quando construí-mos o prédio tínhamos aopção de colocar ali salasde aula, mas decidimosjuntos fazer essa parceriacom o Poder Executivopara que nossos universi-tários e graduados possamatuar na saúde local”, dis-se.

GAZETA DE VARGINHA | 0929 DE JULHO DE 2014

Prefeitura de Patos de Minas buscaparceria com profissionais da saúde

MG cai em rankingde competitividade

dos estadosSão Paulo e Rio de

Janeiro são os estadosmais competitivos doBrasil pelo terceiroano consecutivo, se-gundo uma pesquisafeita pela consultoriabritânica EconomistIntelligence Unit porencomenda do Cen-tro de Liderança Pú-blica (CLP). Mas Mi-nas Gerais, que apare-cia no terceiro lugardo ranking, caiu 3posições, para o 6º lu-gar.

O ranking consi-dera a infraestrutura ea burocracia, dandonotas de 1 a cem emoito quesitos: ambien-te político, ambienteeconômico, regumede impostos e regula-ção, políticas para oinvestimento estran-geiro, recursos huma-nos, infraestrutura,inovação e sustentabi-lidade.

São Paulo lidera a

tabela com 77,2 pon-tos, e é o único esta-do considerado"muito bom". Rio deJaneiro e Paraná têm,r e s p e c t i v a m e n t e ,72,3 e 69,3 pontos.Os dois estados, maisRio Grande do Sul,Santa Catarina e Mi-nas Gerais são consi-derados "bons".

A maioria dos es-tados aparece como"moderados": Distri-to Federal, MatoGrosso do Sul, Espí-rito Santo, Goiás,Mato Grosso, Ama-zonas, Bahia, Per-nambuco, Ceará, Ser-gipe, Alagoas, Paraí-ba, Pará, Acre, RioGrande do Norte,Roraima, Rondônia eTocantins.

Piauí, Maranhãoe Amapá são consi-derados "ruins", como último carregandoa "lanterna", com 18,6pontos.

um acidente na BR-040em Carandaí, na Zona daMata de Minas Gerais. Opolicial dirigia um Fiat Pa-lio, levando a esposa, o so-

gro e um amigo tambémmilitar para passar o fimde semana em Barbacena,cidade onde tem paren-tes. O policial estava apro-veitando um fim de sema-na de folga com a família.O carro do militar foi atin-gido por uma NissanFrontier, que invadiu acontramão.

No mesmo dia, o za-gueiro Lula, que defen-deu o América até a meta-de desta temporada e re-centemente passou a in-tegrar o elenco do Boa Es-porte, sofreu um aciden-te na BR-381, no Sul deMinas. Apesar de ter ca-potado o Hyundai HB20,placa OQQ-4405, o joga-dor Carlos Henrique Cos-ta teve apenas arranhõesnas mãos.

O número de mortos é maior do que a soma de cinco dias deferiado de Semana Santa e Tiradentes este ano

OAB/MG 81667Delfim Moreira, 258,

sala 201- CentroVarginha -MGTel: 3222 2851

OAB/MG 81424Rua Argentina, 535

Vila PintoTel: 3222-4801

gustavo@chalfun.com.br

Dr. Gustavo Chalfun

Mande sua pergunta para gazetadevarginha@gmail.com

OAB/MG 106.276Rua Dona Margarida, nº 48,

Bairro Vila Pinto,Tel: (35) 3222-1049

Dr. GustavoPinto Biscaro

gustavopbiscaro@gmail.com

OAB/MG 65099Av Salum Assad. David,

70 - Santa LuizaTel: ( 35) 3214-5051

Drª. PatríciaBregalda Lima

patriciabregalda@varginha.com.br

OAB/ MG 84.17620ª Sub-Seção

Rua Maria Benedita,63 -sala 106 - Vila Pinto3223-5362/9988-3485

Dr. VicenteLima Lorêdo

vicentelloredo@yahoo.com.br

Dr. Daniel Piva

dapiva@ig.com.br

10 | GAZETA DE VARGINHA

SAIBA SEUS DIREITOS

Ministro nega liminar e mantém suspensão

dos direitos políticos de Jaqueline RorizO ministro Ricardo

Lewandowski, no exer-cício da Presidência doSupremo Tribunal Fe-deral, negou pedido deliminar apresentadopor Jaqueline Roriz emreclamação (RCL18183) contra o Tribu-nal de Justiça do Distri-to Federal e Territóriosque, ao condená-la porato de improbidade ad-ministrativa, aplicou asanção de perda dos di-reitos políticos. Na re-clamação, consta ainda,como interessados, JoséRoberto Arruda, Dur-val Barbosa Rodriguese Manoel Batista de Oli-veira Neto.

A defesa de Jaque-line Roriz alegou a in-constitucionalidade doartigo 12 da Lei de Im-probidade Administra-

Agenda da OAB Varginha para o mês de Agosto

* Dia 26/07/2014 - Realização de Festa Julina (26/07) – para ter acesso aoconvite acesse nosso site www.oabvarginha.org.br

* Dia 28/07/2014 - Dia da Valorização da Saúde do Advogado, nas depen-dências da Justiça do T rabalho, de 12 às 17 horas;

* Dia 30/07/2014 - Aula Inaugural Comissão OAB Jovem na F ADIVA – Notur-no;

* Dias 12, 13 e 14/08/2014 - Semana do Advogado 2014. Inscrições abertas.Para ter acesso à programação acesse nosso site www.oabvarginha.org.br

tiva (Lei 8.429/1992) aoargumento de que umaação de natureza cível –improbidade adminis-trativa – não poderiaacarretar na sanção desuspensão dos direitospolíticos.

Ao analisar o pedidode liminar, o ministroRicardo Lewandowskidestacou que “o Consti-tuinte originário dispôsexpressamente quais se-riam as sanções para osagentes que sejam con-denados por atos de im-probidade administrati-va: a suspensão dos di-reitos políticos, a perdada função pública, a in-disponibilidade dosbens e o ressarcimentoao erário. O art. 12 da Lei8.429/1992, portanto,apenas dá cumprimen-to comando do legisla-

dor originário”. “Não semostra possível, em tese,a instauração de inciden-te de inconstitucionali-dade contra esse dispo-sitivo, sob pena de bus-car-se a declaração de in-constitucionalidade dopróprio art. 37, § 4º, daConstituição, o que é re-chaçado pela jurispru-dência desta Corte”, fina-lizou o presidente doSTF em exercício. Sus-

pensão dos direitos polí-ticos Segundo o acórdãodo TJDFT, o recebimen-to de vantagem indevidapor parlamentar, paraangariar apoio político aoentão candidato e ex-go-vernador José RobertoArruda, configura ato deimprobidade administra-tiva passível de responsa-bilização com base nasdisposições da Lei nº8.429/92. Desta forma,os desembargadores doTJDFT, ao analisarem asapelações contra a senten-ça, mantiveram as sançõesde ressarcimento aos co-fres públicos pelos danosque causaram; suspensãodos direitos políticos poroito anos; pagamento demulta equivalente a duasvezes o dano causado aoerário; proibição de con-tratar com o poder pú-blico e; pagamento de

29 DE JULHO DE 2014

danos morais aos réusJaqueline Roriz, JoséRoberto Arruda e Mano-el Costa de Oliveira Neto.

Durval Barbosa, quecolaborou com as inves-tigações, foi condenado àperda dos bens ou valo-res acrescidos ilicitamen-te ao seu patrimônio;perda da função públicaque eventualmente este-

Policiais civis sãojulgados por chacinado Solaris em Maceió

Três policiais civis es-tão sendo julgados nessasemana, no Fórum doBarro Duro, em Maceió,acusados de participaçãono crime que ficou conhe-cido como chacina do So-laris, ocorrida em 23 deagosto de 1995, no bairrode Cruz das Almas. Noprocesso, são apontadoscomo autores da chacina,que vitimou sete pessoas,Antônio Alves do Nasci-mento, José Félix da SilvaNeto e José Roberto Nu-nes do Nascimento. O júrié presidido pelo juiz JohnSilas, da 8ª Vara Criminalda Capital. Os réus foraminterrogados e as teste-munhas do processo já fo-ram ouvidas. A defesa ale-ga que os policiais são ino-centes e que a operaçãoteve como objetivo pren-der uma quadrilha queagia na Capital. O Minis-tério Público de Alagoas(MP/AL) sustenta que osréus teriam entrado nosapartamentos e efetua-ram os tiros.

Caso de grande reper-

cussão à época, forammortos a tiros de metra-lhadora, após a invasãodos policiais civis emapartamentos do condo-mínio Solaris: Nilo deSouza Mello, WellingtonSoares dos Santos, Mau-rício Levi Abreu, JeanineGeorge dos Santos, Ag-naldo Florêncio, JorgeRicardo Soares e Marce-lo Ferreira, todos suspei-tos de integrar uma qua-drilha responsável porassaltos a banco na capitalalagoana e em cidades dointerior. A operação poli-cial, desencadeada apósinformações repassadasatravés de uma carta anô-nima, e com o aval do se-cretário de SegurançaPública da época, o coro-nel José do AzevedoAmaral, tinha como obje-tivo prender 10 pessoasoriundas do Rio de Janei-ro que estavam há algunsmeses em Maceió. Al-guns dos mortos tinhampassagens pela políciapelo envolvimento com oComando Vermelho.

ja a exercer; suspensãodos direitos políticos porcinco anos e; proibição decontratar com o PoderPúblico ou receber bene-fícios ou incentivos fiscaisou creditícios, direta ouindiretamente, ainda quepor intermédio de pessoajurídica da qual seja só-cio majoritário, pelo pra-zo de cinco anos.

GAZETA DE VARGINHA | 11ESPORTE

Debaixo de chuva no Recife, Galo nãojoga bem e é derrotado pelo Sport

Vestido de encar-nado e preto, o bandodos pernambucanos,comandado por Severi-no de Aracaju (persona-gem do Auto da Com-padecida trazido pelozagueiro Durval na ca-misa), não se intimidoucom a força da volantemineira e impôs umaderrota categórica aosforasteiros. Essa seriauma forma de ArianoSuassuna contar a his-tória da vitória do Sportpor 2 a 1, sobre o Atléti-co-MG, neste domin-go, na Ilha do Retiro.Com os nomes de per-sonagens dos seus li-vros às costas, os joga-dores rubro-negrosprestaram a maior ho-menagem que o escri-tor poderia receber.Venceram. Sem Ronal-dinho Gaúcho, quedeve ter seu futuro de-cidido na terça-feira, o

Atual campeão bra-sileiro e líder disparadoda edição de 2014 docampeonato nacional, oCruzeiro e os jogadoresdo time deverão estar nofoco do novo técnico daSeleção, Dunga. Em en-trevista exclusiva ao pro-grama Fantástico, nodomingo, o treinador daamarelinha falou a res-peito do fato de não ha-ver ninguém do time co-mandado por MarceloOliveira na lista para aCopa do Mundo.

Dunga comentouespecificamente sobre oCruzeiro, atual cam-peão, e o Atlético deMadri-ESP, campeãoespanhol e vice da Ligados Campeões. Nenhumjogador dos dois timesfoi convocado por Feli-pão. O treinador da Se-

Dunga deixa no ar possibilidade deconvocar jogadores do Cruzeiro

Galo foi presa fácil eamargou sua terceirapartida sem vencer naSérie A.

O Sport chegou aoquinto jogo sem derro-ta, foi a 21 pontos e su-biu para a quinta coloca-ção. A equipe mineira,com 15 pontos, é a 11ª natabela. Os gols saíramtodos no segundo tem-po. Felipe Azevedo aos5 e Durval, aos 23. Tar-

delli descontou de pênal-ti, aos 39.

As duas equipes vol-tam a campo no próximodomingo, pela 13ª roda-da do Brasileirão. O Leãoencara o Figueirense, às16h, no Orlando Scarpe-lli, enquanto o Galo rece-be o Atlético-PB, às18h30, no Independên-cia.

O Atlético-MG vinhade uma decisão dura da

Recopa, mas quem pa-recia estar cansado erao Sport, dono da casa.Com dois titulares sus-pensos, Eduardo Bap-tista mudou a formaçãodo time e acabou vendoo Galo, mesmo sem Ro-naldinho Gaúcho, criarmais oportunidades nosminutos iniciais. DiegoTardelli e Jô até chega-ram a incomodar, maspararam em Magrão. O

leção comentou sobre ofato de nenhum joga-dor celeste estar na listapara a Copa 2014. Masnão soube dizer, casoestivessem, se o aprovei-tamento do Brasil seriadiferente. - O Cruzeirofoi campeão brasileiro etinha bons jogadores. O

Atlético de Madrid tinhabons jogadores que po-deriam estar também (naSeleção Brasileira). Masserá que ia mudar o re-sultado (na Copa doMundo)? – indagouDunga. O Cruzeiro é otime de melhor futebolno Brasileirão 2014: está

disparado na ponta dacompetição com 28 pon-tos, cinco a mais que osegundo colocado, Co-rinthians. A equipe temo artilheiro do torneio:Ricardo Goulart comoito gols. Éverton Ribei-ro é o líder de assistên-cias, com cinco. Outrosdestaques da equipe sãoo goleiro Fábio, o za-gueiro Bruno Rodrigo eo volante Lucas Silva.

A próxima convoca-ção para a Seleção será emmeados de agosto,quando Dunga chama-rá os atletas para o amis-toso com a Colômbia,marcado para o dia 5,nos Estados Unidos.Apesar de citar ÉvertonRibeiro, o treinador daSeleção não quis adian-tar nenhum que irá cha-mar.

O estádio recebebom público, os jogado-res exaltam o apoio emcampo. O clube arreca-da em bilheteria, o finan-ceiro se vê aliviado ao pa-gar as contas. Porém, apolítica de ingressos bai-xos tem o seu preço aoFluminense: o risco deinviabilizar o quadro so-cial. Ao praticar valorespopulares no Brasileirão,o Tricolor vive o dilemade agradar o torcedor co-mum e desagradar o as-sociado. É, por isso, queestudou e decidiu au-mentar o custo dos bilhe-tes a partir do confrontocom o Goiás, domingo,no Maracanã, o que deveser confirmado nesta se-gunda-feira. A entradamais barata passaria acustar R$ 20. Pelo cro-nograma divulgado antesdo campeonato, seria deR$ 10. O reajuste, por-tanto, chega a 100%.Tudo para corrigir umproblema criado pela tal-vez principal bandeira dagestão do presidentePeter Siemsen: lutarcontra a elitização do fu-tebol. E, para entendê-lo, é preciso pensar emum conjunto de jogos,

não apenas em uma parti-da isolada. Este foi o estu-do feito internamente eque gerou rusgas nas La-ranjeiras.

Se um torcedor foraos três compromissos doFlu em agosto (há aindaCoritiba e Sport), de acor-do com o valor mais baixo,gastará R$ 30. O sócio-torcedor, com 50% dedesconto na compra daentrada, portanto, R$ 15.Este tem ainda a mensali-dade, a R$ 29,90. Soman-do os dois, o investimentovai a R$ 44,90. Um extrade quase R$ 15 na compa-ração com quem não con-tribuiu mensalmente aoclube. Passando a ser R$20, a lógica fica invertida.O torcedor desembolsa-ria R$ 60. O sócio-torce-dor, R$ 59,90 (R$ 30 dameia-entrada mais a men-salidade), tendo ainda pri-oridade na hora da com-pra.

- Fica mais equili-brado, mas o sócio nãopode ter uma vantagem deapenas R$ 0,10. O ideal éque o ingresso mais bara-to seja na casa dos R$ 30 –diz um integrante da di-reção tricolor, que prefe-riu o anonimato.

29 DE JULHO DE 2014

Leão, com Neto Baianoapagado, só acordou nareta final e até teve umachance clara de abrir oplacar, desperdiçada porZé Mário, que foi bastan-te criticado pela torcida.

Dispostos a saíremde casa com a vitória, osjogadores do Sport vol-taram para o segundotempo lutando por todosos metros do campo. Sena técnica não consegui-am sobrepor o adversá-rio, os pernambucanosbuscaram o resultado nabase da força. Foi assim

que Felipe Azevedo abriuo placar aos cinco minu-tos, após belo passe deDurval. Com o nome deSeverino de Aracaju, ocangaceiro do Auto daCompadecida às costas, ocamisa 4 usou toda a tru-culência para invadir aárea do Galo e ampliaraos 23. Mesmo sem criarmuitas chances, o Galoconseguiu diminuir comDiego Tardelli, de pênal-ti, aos 39. O time mineiroainda pressionou no fi-nal, mas não conseguiumudar o placar.

Para não perder sócios,Flu decide aumentarpreço dos ingressos

O Sport chegou ao quinto jogo sem derrota, foi a 21 pontos e subiu para a quinta colocação

“Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR

tem sido generoso para contigo."

(Salmo 116:7)

Tenho Jesus como meu exemplo, diz Kaká

12 | GAZETA DE VARGINHA

EVANGÉLICA

De volta ao Bra-sil para jogar peloSão Paulo, Kaká deuuma entrevista aoblog Sonia Racy fa-lando sobre futebol,Copa do Mundo, suarotina de treino e so-bre religião.

O jogador queacaba de completar33 anos vai ficar noBrasil até o final doano quando se mu-dará, com sua espo-

Nosso auxílioApesar de ser infini-

tamente maior do que oUniverso criado por Ele,o Senhor Se preocupacom quem foi feito à Suaimagem e semelhança –nós. O nosso sucesso Orealiza em todos os sen-tidos, por isso precisa-mos contar com o Seuauxílio para sermosbem-sucedidos. Quan-do assumimos a vonta-de dEle, descobrimosque ela é melhor do queaquilo que pensamos ousonhamos. Quem acumprir jamais se res-sentirá de Lhe ter obe-decido.

Ora, se o Altíssimonos ajuda e guarda, ne-nhuma ameaça nos fazcair em desespero outremer. Esse é o tipo defé que o Senhor dá aosSeus filhos para seremintrépidos – intrepidezé ausência de medo –como o leão. Aos olhosdo Pai, o qual é perfeitoe sabe revestir Seus ser-vos com o poder neces-sário, não há como umdeles ser tímido ou aco-vardar-se diante de umproblema.

Não tenha medo deobedecer e sair paracumprir a missão dada avocê, pois, quando Deuso envia a qualquer em-preitada, também oprepara para executá-la.Basta irmos e não nosintimidarmos com asameaças do inimigo; afi-nal, o Altíssimo vai ànossa frente para abriras portas, destruir osferrolhos e nos levar aopódio. Com Ele, a obra ésempre realizada. Por-tanto, não tema; apenassiga a direção de Deus.

Entenda: você nãotem um deus fabricado,mas o único e verdadei-ro Deus, Senhor com-pleto e Todo-Poderoso.Ele mesmo fará a obra,desde que você confie

nEle. No Altíssimo,existe todo tipo de su-primento, tanto no pre-sente como no futuro.As tarefas a serem con-cretizadas já nos forampreparadas, e, por isso,o sucesso será total selutarmos com as armasda justiça.

Além de nos favore-cer, o Pai também movepessoas, até mesmo asque não conhecemos,para intercederem pornós. O Evangelho queabraçamos é o poder deDeus e o descanso pro-metido por Ele. A nossaluta é travada em plenapaz, sem despendermosqualquer esforço sobre-humano. Quando Elenos envia ao combate,nem mesmo um fio decabelo cai da nossa ca-beça, nada de mal nosacontece.

Todos aqueles quesão recebidos no Reinode Deus têm a assistên-cia divina, como tam-bém têm os que são le-vantados pelo Senhorpara auxiliá-los, seja emoração, no sustento desuas almas ou qualqueroutra necessidade.Quem cumpre a vonta-de do Altíssimo vê a be-nevolência dEle na pró-pria vida. Só o fato decontribuir com umasimples oração é sufici-ente para ser incluídoentre os galardoados nogrande Dia.

Não há como nãonos emocionarmos coma bondade do Senhorem nos escolher paraSua obra. Só mesmo oSeu amor tem o poderde nos perdoar, esque-cer nossas faltas e justi-ficar. Assim, podemosagir em Seu Nome e li-bertar os oprimidos edominados pelo pecado,a exemplo do que acon-teceu conosco no passa-do.

Deus é bom, ele ébom! Quando tudo aoseu redor tentar te con-vencer do contrario...Lembre-se Deus é bom!

As circunstancias aonosso redor podem mu-dar, o estado do nossocoração podem mudar,mas Deus permanece omesmo por todo sem-pre... Por todo sempre...Ele não muda! Ele éBom! Se você deixar, elecontinua querendo cui-dar de você! Se você dei-

xar, ele continua queren-do levar você nos braços!

Mesmo que a dor es-teja insuportável, mesmoque o desespero diga queo dia não vai voltar a bri-lhar... Não dê ouvidos! ...Não dê ouvidos!

Não dê ouvidos aoutras vozes!... Não dêouvidos ao desespero!..Não dê ouvidos para amentira, para o enga-no!... Por que a mentiranão tem poder, o enga-no não tem autoridade

sa, Carol Celico, eseus dois filhos paraos Estados Unidosonde ficará por trêsanos defendendo oOrlando City.

Na entrevista oatleta falou que divi-de sua vida em cincoáreas: psicológica,técnica, física, táticae espiritual. Sempreque ele percebe umdesequilíbrio emuma delas, ele pro-

Rendei graças ao Senhor porque Ele é bom

cura ajuda. “Se vocêentra em campo comum problema emcasa, de família, seurendimento é com-pletamente diferen-te”, disse.

Ao falar sobre es-piritualidade, Kakáreafirmou que man-tém sua fé em Jesus,sempre lendo a Bí-blia e orando.

“Sou um cara queama a Bíblia, tenho

sobre a sua vida.A mentira só tem po-

der, se você der ouvidosa ela. Ela só tem autori-dade sobre a sua vida sevocê acreditar que ela é averdade! Dê ouvidos averdade!... Dê ouvidos aesperança!... Dê ouvidos,escute o que a verdadetem para dizer... E ela dizassim: “ Venham a mim,todos os que estão can-sados e sobrecarregados...Venham a mim os afli-tos. Venham a mim os

Jesus como meuexemplo. Então, façoas minhas orações.Tenho a Bíblia nomeu telefone e estoulendo muito osEvangelhos ultima-mente, para enten-der um pouco maisde Jesus e das coisasque ele fazia, comofazia e por que fa-zia”.

Kaká relembrouque ficou muitosanos na Igreja Re-nascer em Cristo,mas que chegou ummomento em que elepreferiu se desligarda instituição. “Agente tem uma ótimarelação com eles”,afirmou o jogadordo São Paulo se refe-rindo ao casal Sôniae Estevam Hernan-des.

O desligamentodo casal Kaká e Ca-rol Celico da IgrejaRenascer aconteceuno fim de 2010. Ojogador era presbíte-ro da igreja e sua es-posa tinha sido orde-nada a pastora.

que não podem sozi-nho. Venham a mim osque choram, e eu dareialivio. Eu darei alivio...Diz a verdade. Eu dareiesperança, Eu darei ra-zões para que você quei-ra voltar a sorrir... Eudarei razões para quevocê queira viver maisum dia...Eu darei ra-zões para vocêcontinuar...Eu dareiPaz... A Paz que vem dacerteza de que tudo vaificar bem!”

29 DE JULHO DE 2014

“Sou um cara que ama a Bíblia, tenho Jesus como meu exemplo”

GAZETA DE VARGINHA | 1329 DE JULHO DE 2014BRASIL

Sob suspeita de desvio de recursos, CruzVermelha pode suspender atividade no País

Cerca de R$ 25 mi-lhões arrecadados comdonativos e repasses pú-blicos para ajudar vítimasde catástrofes foram des-viados de filiais da CruzVermelha brasileira, en-tre 2010 e 2012. Segun-do auditoria encomenda-da pela própria entidade,parte dos recursos deve-ria ter sido aplicada, porexemplo, no auxílio a pes-soas atingidas pelas en-chentes na região serranano Rio, pela seca na Somá-lia e pelo tsunami no Ja-pão. A crise pode fazercom que as atividades dainstituição sejam suspen-sas no País.

Em nota publicada nosite oficial, a CVB (CruzVermelha Brasileira) afir-mou que os desvios estãoconcentrados quase que

exclusivamente nas filiaisdo Maranhão, Petrópolise Ceará. A entidade tam-bém informa que o di-nheiro da arrecadação depelo menos três campa-nhas foi desviado para aconta de uma ONG.

Desenvolvida pela

empresa internacionalMoore Stephens, a audi-toria aponta que R$ 212mil, em cada uma dascampanhas da Somália edo Japão, e R$ 1,6 milhão,na tragédia do Rio, foramrepassados no período. Odestino: o Instituto Hu-

manus, em São Luís (MA),comandado pela mãe deAnderson Marcelo Chou-cinodo, então vice-presi-dente da Cruz VermelhaBrasileira. Ao todo, o se-cretário-geral afirma quea ONG recebeu R$ 17 mi-lhões da filial da CVB no

Cruz Vermelha de SP. Após crise, atividades da instituição podem ser suspensas no País

Maranhão.Além dos casos já ci-

tados, há indícios de queuma campanha nacionalde prevenção à dengue,que nem sequer teve iní-cio, também teria tido ver-ba desviada para a ONG.O secretário-geral daCruz Vermelha, coronelPaulo Roberto Costa e Sil-va, diz que os dados nãosão conclusivos.

“O relatório indicaque houve repasse de di-nheiro irregular, mas nãoé conclusivo”.

DengueO estudo analisou dez

filiais da instituição, que,por estatuto, são autôno-mas em relação à unidadecentral, e apontou que oInstituto Humanus, co-mandado por Alzira Qui-

rino da Silva, não compro-vou ter prestado serviçosà Cruz Vermelha.

A diretoria da entida-de confirmou que entre-gou o resultado da audito-ria ao Ministério da Justi-ça "e vai protocolar pedi-do de providências judici-ais nos Ministérios Públi-cos federal e estaduais".Além disso, "pedirá puni-ção aos gestores dessas fi-liais à época em que ocor-reram os desvios. A CruzVermelha também estudamedidas judiciais que vi-sem à reparação pelos da-nos causados à imagem dainstituição perante a opi-nião pública".

Costa e Silva dissetambém que a direção vaise empenhar para excluirde seus quadros quemagiu irregularmente.

Gastos com campanhas crescem 382% em 20 anosOs 11 candidatos que

vão concorrer à Presi-dência da República re-gistraram no início de ju-lho o limite de despesasde R$ 916 milhões paraas campanhas deste ano.Embora se trate de umaprevisão, o número re-presenta um aumento de382% em relação à dis-puta de 1994, a primeirana qual empresas pude-ram financiar as campa-nhas, quando os oito pos-tulantes ao Palácio doPlanalto gastaram R$ 190milhões em valores atua-lizados.

Entre 1994 e 2010, ocusto das eleições presi-denciais cresceu 85%, deR$ 190 milhões para R$352 milhões. Se compa-rado com a eleição de1989, quando as doaçõesde pessoas jurídicas eramproibidas por lei e 17 dos22 candidatos registra-ram gastos de R$ 74 mi-lhões em valores de hoje,o teto estipulado pelospartidos em 2014 repre-senta um aumento de1.138%.

No mesmo período, oeleitorado brasileiro do-

brou dos 70 milhões queforam às urnas em 1989para 142 milhões aptos avotar no dia 5 de outubro.

Em 25 anos de elei-ções diretas para presi-dente, apenas a campa-nha de 1998, na qual Fer-nando Henrique Cardo-so (PSDB) liderou comfolga a corrida pela ree-leição, teve um valor abai-xo da disputa anterior -R$ 138 milhões.

O levantamento noTribunal Superior Eleito-ral (TSE) mostra que emtodas as seis eleições pre-sidenciais desde a rede-mocratização o candida-to que declarou mais gas-tos terminou eleito.

De acordo com o ci-entista político MauroMacedo Campos, profes-sor da Universidade Es-tadual do Norte Flumi-nense e autor do estudo"Democracia, Partidos eEleições: os custos dosistema partidário noBrasil", a relação gasto/voto criou um círculo vi-cioso que leva ao aumen-to exponencial do custodas eleições no Brasil."Os candidatos aprende-

ram que quanto maisgastam mais chances têmde ganhar. A lógica é: semeu oponente vai fazer,faço mais do que ele."

Entre os motivosapontados para o encare-cimento das campanhaspresidenciais estão aprofissionalização dasequipes; a substituiçãodos tradicionais comíci-os pelos palanques ele-trônicos e a consequentedependência de equipa-mentos caros e sofistica-dos; a prevalência daspesquisas qualitativassobre a intuição política;o protagonismo dos mar-queteiros; a troca da mi-litância por cabos eleito-rais pagos; e até o riscode inadimplência. "Al-guns fornecedores demateriais de campanhaembutem no cálculo apossibilidade de calotes",observa Macedo Castro.

O resultado é um dossistemas eleitorais maiscaros do planeta. Segun-do levantamento feito porGeraldo Tadeu Monteiro,professor de ciência po-lítica do Instituto Uni-versitário de Pesquisa do

Rio de Janeiro (Iuperj),nas eleições de 2010 ocusto per capita do votono Brasil chegou a US$10,93, incluindo as cam-panhas para cargos legis-lativos e governos esta-duais. O valor é bem mai-or do que na França, ondeo custo é de US$ 0,45;Reino Unido, US$ 0,77;Alemanha, US$ 2,21 eMéxico, US$ 3,42. NosEstados Unidos, a relaçãoé de US$ 19,89.

Doações de empre-sas. Para ele, o alto custodas campanhas está dire-tamente ligado à disponi-bilidade de dinheiro ofe-recido por empresas in-teressadas em negócioscom os futuros gover-nantes. "As empresas fa-zem uma disputa para seposicionar. Tanto que osgrandes doadores cola-boram com todas as cam-panhas. Não existe crité-rio programático ou ide-ológico", disse Monteiro.

De acordo com opresidente da Ordem dosAdvogados do Brasil(OAB), Marcus ViniciusFurtado Coêlho, a saída éa proibição das doações

de pessoas jurídicas. "Oproblema está no mode-lo de financiamento. Épreciso que haja o bara-teamento das campanhas,de forma que elas sejamcalcadas em propostas eideias. É preciso que osistema se torne mais ba-rato e que as campanhassejam coletivas, e não in-dividualizadas como te-mos hoje."

A OAB é autora deuma ação no SupremoTribunal Federal quepede o fim das doaçõeseleitorais de empresas. ACorte já formou maioriapela proibição - o placarestá 6 a 1 -, mas houvepedido de vista e quatro

ministros ainda não vota-ram. Além disso, a OABem conjunto com outrasentidades, defende umprojeto de reforma polí-tica que prevê apenas do-ações de pessoas físicas.

A proposta, segundoresponsáveis pelas cam-panhas, esbarra em umabarreira cultural. Em2010, o PT investiu R$ 1milhão em uma ferra-menta para receber doa-ções pessoais. O resulta-do, porém, não foi o es-perado: foram arrecada-dos R$ 3,5 milhões, me-nos de 2% dos R$ 190milhões gastos na campa-nha que elegeu DilmaRousseff.

Segundo TSE, nas seis eleições, candidatoque declarou mais gastos terminou eleito

14 | GAZETA DE VARGINHA

INTERNACIONAL

Conselho de Segurança da ONU pede

cessar-fogo incondicional em GazaO Conselho de Segu-

rança da ONU formali-zou um pedido de “ces-sar-fogo humanitárioimediato e incondicional”entre Israel e o Hamas naFaixa de Gaza após umareunião de emergênciarealizada em Nova Yorkno início da madrugadadesta segunda-feira (28).

Em uma declaraçãoaprovada por todos os 15membros, o órgão tam-bém pediu uma trégua“duradoura” baseada emuma iniciativa do Egito,segundo a qual o fim dashostilidades abre o cami-nho para negociaçõessobre o futuro de Gaza,incluindo a abertura dasfronteiras do território.

O pedido solicitaainda que a pausa noscombates ocorra em fun-ção do feriado muçulma-no de Eid al-Fitr, quedeve começar nos próxi-

Cerca de 50 solda-dos sírios morreramneste final de semanaem uma emboscada dosjihadistas do Estado Is-lâmico no norte do país,informou o Observató-rio Sírio dos DireitosHumanos (OSDH).

No momento daemboscada, os militaresrealizavam um recuotático de uma posição naprovíncia de Raqa, aonorte, cenário desde avéspera de combates deuma violência sem pre-cedentes entre os doislados.

Os confrontos dasúltimas 24 horas entre

o exército e os jihadistasdo Estado Islâmico (EI)no norte da Síria deixa-ram 74 mortos, segundodivulgou mais cedo nes-ta sexta o OSDH. A mai-oria das vítimas era decombatentes.

O EI, que no final dejunho anunciou a criaçãode um "califado" islâmi-co entre Síria e Iraque,controla amplas zonasdesses dois países e tentaexpandir sua hegemonia.

Na véspera, o EI lan-çou ataques contra asprovíncias de Raqa (nor-te), Hasaka (nordeste) eAleppo (norte), segundoo OSDH, que se baseia

em uma rede de fontescivis, médicas e militares.

Em Aleppo, tambémfoi registrada explosão,depois que um helicóp-tero, supostamente do

governo sírio, jogou umbarril bomba no bairrode Sakhour.

Este é o primeirochoque desta magnitudeentre o EI e o regime. Os

mos dias, e se estenda de-pois disso.

O comunicado des-tacou que “instalações ci-vis e humanitárias, inclu-indo as da ONU, devemser “respeitadas e prote-gidas” e enfatizou a ne-cessidade do “forneci-mento imediato de assis-tência humanitária à po-

pulação palestina na Fai-xa de Gaza”.

A Jordânia, o únicomembro árabe do Con-selho, insistiu que fosseformalmente adotadasem demora.

ReaçõesO representante pa-

lestino na ONU, Riyad

Mansour, disse que o co-municado não fez avan-ços e que era necessáriauma resolução formal exi-gindo a retirada das for-ças israelenses de Gaza.

“Eles deveriam teradotado uma resoluçãohá mais tempo, conde-nando esta agressão epedindo que esta agres-

são pare imediatamente”,disse.

Já o embaixador isra-elense, Ron Prosor, cri-ticou que a declaração“não menciona nem oHamas nem seus dispa-ros de foguetes, e nem odireito de Israel se de-fender”, e voltou a acu-sar o movimento islami-ta de usar a população deGaza como escudo hu-mano.

ConflitoEm 20 dias de con-

flito, cerca de 1.060 pa-lestinos, a maioria civis eincluindo muitas crian-ças, foram mortos. Israeldiz que 43 dos seus sol-dados morreram, assimcomo três civis mortospor mísseis e morteiroslançados do enclave noMediterrâneo.

Neste domingo (27),os combates diminuíram

dois combatem os insur-gentes que há três anostentam derrubar o pre-sidente Bashar al-Assad.

Na quinta-feira (24),os combates também ex-plodiram pela primeiravez entre rebeldes síriose combatentes da Al-Nosra, o braço sírio da Al-Qaeda e até agora o prin-cipal aliado dos gruposrebeldes islamitas quetentam há mais de trêsanos derrubar o regimede Assad.

Estes confrontos iné-ditos tornam mais com-plexo este conflito entrerebeldes e regime, e ago-ra também entre rebel-

des e jihadistas ultrar-radicais do EI.

"Os confrontos en-tre Al-Nosra e os rebel-des começaram no iní-cio de julho, mas a ba-talha mais sangrentaocorreu há uma sema-na, na região de Khisral-Shughur, na provín-cia de Idleb (noroeste)",indicou Rami AbdelRahman, diretor doOSDH. "Esta batalhadeixou dezenas de mor-tos entre as fileiras daAl-Nosra e da Frente deRevolucionários da Sí-ria (FRS), uma coalizãode insurgentes mode-rados.

em Gaza depois quemilitantes islamistas doHamas disseram apoi-ar uma trégua humani-tária de 24 horas, masnão havia sinal de qual-quer acordo abrangen-te para acabar com oconflito com Israel.

Alguns disparosocorreram depois que oHamas anunciou que iacolocar suas armas delado e o primeiro-mi-nistro israelense, Benja-min Netanyahu, ques-tionou a validade da tré-gua.

“O Hamas não acei-ta sequer seu própriocessar-fogo, está conti-nuando a disparar con-tra nós enquanto fala-mos”, disse ele em en-trevista à CNN, acres-centando que Israel ia“tomar quaisquer medi-das necessárias paraproteger o nosso povo”.

29 DE JULHO DE 2014

China diz que extremistas chineses estão lutando no conflito no IraqueMuçulmanos extre-

mistas da região ociden-tal chinesa de Xinjiangforam para o OrienteMédio para treinar, e al-guns entraram no Iraque

para participar da irrup-ção de violência no país,disse nesta segunda-fei-ra (28) o enviado especi-al da China para a região.A China repetidamente

vem expressando preo-cupação sobre o surto deviolência no Iraque e oavanço do grupo EstadoIslâmico do Iraque e oLevante (EIIL), o qual

tomou grande parte doterritório ao norte do paíse forçou um colapso dasforças do governo iraqui-ano. O EIIL mudou seunome para Estado Islâ-

mico e proclamou a cri-ação de um califado naterra que tomou na Síriae no Iraque. Wu Sike,que recentemente retor-nou da região, disse a re-

pórteres que a China es-tava extremamente pre-ocupada sobre o papel degrupos extremistas lu-tando na Síria e no Ira-que.

Após combates, jihadistas matam 50 soldados em emboscada na Síria

O pedido solicita ainda que a pausa nos combates ocorraem função do feriado muçulmano

GAZETA DE VARGINHA | 1529 DE JULHO DE 2014

SÍTIO ENGRENAGEMALUGUEL PARA FESTAS E EVENTOS

Tratar com o advogado

Vitor Comunian(35) 3221-3787 / 9989-7688Rua Delfim Moreira, 258 - Centro

RESERVAS PARA O FINAL DE ANO. LIGUE JÁ!

16 | GAZETA DE VARGINHA 29 DE JULHO DE 2014ESPORTE

Boa Esporte vence BragantinoCom dois gols de

Fernando Karanga, o BoaEsporte fez valer o man-do de campo e venceu oBragantino por 2 a 1. Ojogo aconteceu sexta-fei-ra (25) à noite no Melãoem Varginha. Toda a ren-da foi revertida em ali-mentos. As seis toneladasarrecadadas foram entre-gues nesta segunda-fei-ra (28) à “Associação Le-vanta-te e Anda”. O pró-ximo compromisso é sá-bado (2) contra o Ceará.

O Boa Esporte domi-nou o jogo. Mas no pri-meiro tempo as chancesreais de gol foram poucas.Fernando Karanga, odestaque do jogo, teveboa chance quando rece-beu bom passe na peque-na área e não conseguiudominar a bola comoqueria.

Curioso o apelido doBragantino, “Massa Bru-ta”. E o time faz juz aonome. Seus jogadoresdestacam-se mais pelo fí-sico. Em alguns momen-tos, desleais. Nos primei-

O tempo chuvosono início da manhã desábado em Três Cora-ções, deixou as quadrasde tênis do clube decampo Umuarama semcondições de uso paraa realização dos jogosda 6ª Copa UnimedTC de Tênis que a San-dy Eventos iria promo-ver neste final de sema-na. Por este motivo, odiretor da Sandy Even-tos, Ivan Sandy, trans-feriu a realização do

ros minutos o armadorboveta Clebson distri-buiu com maetria as bo-las. Levou duas entradasviolentas e passou a sermarcado de perto. No ata-que o Braga, quando ti-nha a bola, cruzava naárea. Com trombadas,seus atacantes procura-vam ganhar espaço.

No segundo tempo oBragantino voltou commais disposição e equili-brou as ações no meio decampo. Mas um escanteiopara o Boa, aos quatro mi-nutos, permitiu o primei-

ro gol. Vinícius Hess co-locado no primeiro pauconseguiu jogar a bolapara o meio da pequenaárea. Karanga conseguiudesviar com a sola da chu-teira e empurrar a bola emarcar o gol.

Sem outra opção anão ser o ataque o técni-co do Braga promoveu al-terações para tornar otime mais ofensivo. Econseguiu alguns lança-mentos na área boveta.Num deles, aos 22 minu-tos a bola acabou sobran-do na pequena área para

Tempo chuvoso impediu realizaçãoda 6ª Copa Unimed TC de Tênis

Luisinho que conseguiuchutar sem chances parao goleiro João Carlos. Es-tava empatada a partida.

Aí foi a vez do técnicoNedo Xavier fazer altera-

torneio, para os dias 16e 17 de agosto, lá mes-mo no clube Umuara-ma.

A competição cor-responderá à 8ª etapado campeonato sulmi-neiro de tênis, e serádisputada separada-mente nas categorias:Mirim, Infantil, AdultoA e B, Veterano A e B,Principiante Infantil,Principiante Adulto ,Feminino e Especial.

Durante o ano, se-

rão realizadas doze eta-pas classificatórias, e nomês de outubro, osdoze melhores tenistasde cada categoria nasoma geral das etapas,participarão do Mas-ters/2014 em Vargi-nha. Será consideradocampeão sulmineiroem cada categoria, otenista que somar omaior nº de pontos nasoma geral de todas asetapas, inclusive o Mas-ters.

ções no time. Colocou oarmador estreante Mora-to em lugar de Clebson; eDiego no lugar de Tomas.E aos 27 minutos, umaótima jogada de contra-

ataque. Morato lançouUalisson pela direita queem velocidade conseguiucruzar na grande áreapara Karanga. Este, livrede marcação, conseguiuchutar no canto direitodo goleiro Renan sacra-mentando a vitória dotime de Varginha.

Após a 13ª rodada etrês vitórias seguidas, oBoa Esporte ocupa a 12ªcolocação com 17 pontosganhos. Porém distanteapenas quatro pontos dazona de rebaixamento.Nada mau para um timeque estava na penúltimacolocação do Campeona-to Brasileiro Série B an-tes da Copa do Mundo.

Fernando Karanga marca dois gols contra o Bragantino Renda da partida foi revertida em alimentos

Construir p ara desenvolver!!!

FÁBRICA DEBLOCOS

LUCIANOAvenida dos Imigrantes, 4.425

Vargem - Varginha - MGFone: 3223-8833 / 9971-0206

Blocos - Canalet asAreias - Brit as

A Fábrica de Blocos Luciano tem atendido grandes obrasem Varginha e região! Com qualidade e presteza tem feitocom que seus clientes se mantenham sempre satisfeitos.

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, JULHO DE 2014

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, JULHO DE 2014

TV MARCA MITSUBISHI 20 POLEGADAS DE TUBO R$ 150,00.

VENDE-SE

INTERESSADOS FAVOR

ENTRAR

EM CONTATO

PELO TELEFONE

35.3219-3333

(HOTEL SLEEP INN)

ENDEREÇO:

Av. Princesa do Sul,

3333 - Jardim Anderê,

Varginha - MG

A Construtora Cherem Ltda, oferece vagas de emprego na área da Construção Civil para Porta-dores de Necessidades Especiais para as seguintes funções: Pedreiro, Servente, Pintor, Carpin-teiro, Bombeiro.Os interessados entrar em contato no Tel.: 35-8417-6774 falar com Rosane , ou canteiro de obrassituado à Rua Lidia Alvarenga de Carvalho, 515 – Bairro: Dos Carvalhos – Residencial NovoTempo – Varginha/MG.

VAGAS DE EMPREGO

Agora em novo showroompara seu melhor conforto!

Muitos modelos de:

- Persianas (rolô / painel / madeira / com controle remoto)- Papel de parede vinílico- Pisos laminados- Portas e janelas em vidro temperado

Colocação especializada

Av. Plínio Salgado, 538 - Vila Pinto

Telefone: (35) 3221-5831

www.divipiso.com/vendas@divipiso.com

VVVVVenha nos fazer uma visitenha nos fazer uma visitenha nos fazer uma visitenha nos fazer uma visitenha nos fazer uma visita!a!a!a!a!

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, JULHO DE 2014

Assine Jornal Gazeta de Varginha

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, JULHO DE 2014

Av. São José, 317 - Sala 05 - Varginha - (35) 3221-5366

NELSONRPRADOClínica de Otorrinolaringologia

R. José Cristiano do Prado, 254, Paraguaçu - (35) 3267-1911

Telefone: (35) 3221-4668Email: gazetacomercial2@gmaill.com

top related