fraternidade e a vida no planeta cronograma · como de costume, o tema da campanha da fraternidade...

Post on 14-Jul-2020

4 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Como de costume, o tema da Campanha da Fraternidade de 2011 da CNBB seapresenta atual e oportuno. Sustentabilidade é a palavra de ordem. Já passou o tempode nos preocuparmos com espécies em extinção. Hoje, a espécie em maior risco deextinção é a nossa, a espécie Humana. Como pessoas de bem, queremos sempre omelhor para nós, nossos parentes e nossos semelhantes. Isso custa caro. "A criaçãogeme em dores de parto": os bens naturais são finitos e, ultrapassado um determinadolimite, irrecuperáveis. É impressionante como as crianças percebem isso melhor que osadultos. O Planeta clama por limites em sua exploração. Se todos os seres humanosquiserem possuir tudo que ele lhes proporcione, a política dos três ‘erres’ não serásuficiente para recuperar o que já fizemos com a Terra: reduzir, reutilizar e reciclar nãobastarão se não mudarmos a nossa maneira de viver. Sustentabilidade passa por nãotermos mais do que precisamos. Não queremos, agora, passar a viver como indígenas,até porque não haveria espaço para todos, mas podemos viver com decência e confortosimplesmente pensando antes de comprar. Vivemos um momento em que comprar setornou uma epidemia.

Compra-se de tudo, de forma compulsiva e pelas mais absurdas razões. Somosinduzidos pela mídia a comprar o que não precisamos. Um olhar em casa mostra quantacoisa compramos e não nos teve nenhuma utilidade. Dentro dos armários jazem roupas que nunca usamos ouusaremos. Trocamos de carro por "obrigação" ou para mostrar posição na sociedade. Urge pensar! Olhemospara as crianças, nossos filhos, irmãos, netos e os que virão. Será que poderão viver com dignidade? Precisamosmobilizar a população para que pressione os detentores do poder. Passou o tempo de nos preocuparmos compoluição ou o urso Panda e as baleias. Já temos escassez de pescado e água potável; culturas estão sendotransferidas porque, onde sempre estiveram, o clima não mais permite produzir; cidades sofrem comenchentes e desmoronamentos, e o aquecimento global é palpável. A indústria do petróleo precisa de umfreio, senão nem os seus barões terão onde e como gastar as fortunas acumuladas às custas da dilapidação doPlaneta.

Aproveitemos este momento de reflexão para mudar nossos hábitos e nos tornarmos formadores deopinião a respeito de nossa sobrevivência como espécie.

Sergio Araujo de Souza – Professor de Biologia – 3ª Série/Médio do CSABiólogo e Gestor ambiental pela COPPE/UFRJ

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

01 - Início das aulas dos EnsinosFundamental e Médio

- Celebrações de abertura do anoletivo - Ensino Fundamental eEnsino Médio

- Reunião para os Pais eResponsáveis

19 - Manhã de Formação dosEducadores Agostinianos dasUnidades Leblon e Novo Leblon

05 a 12 - Recesso de Carnaval

09 - IX Exposição do Livro21 a 24 - Semana Santa / Páscoa - feriado21 - Dia de Tiradentes - feriado22 - Sexta-Feira da Paixão - feriado23 - Dia de São Jorge - feriado

01 - Dia do Trabalho - feriado08 - Dia das Mães14 - Homenagem às Mães - Ensino

Fundamental28 - Celebração da Primeira

Eucaristia

Fraternidade e a Vida no Planeta Cronograma

Colégio SantoAgostinho - Leblon/RJ - Ano XI - nº 25 - Abril/2011

O é um dos muitos símbolos Pascais que a Igreja oferece paracompreender o mistério da Ressurreição de Cristo.

Aflor, sempre voltada para o sol e sempre em movimento, representa toda apessoa que busca o Cristo Ressuscitado, o ‘Sol’ que ilumina e dá a Vida.

São os votos dos FradesAgostinianos Recoletos.

girassol

Após 40 dias de vida interior, jejum e esmola (tempo quaresmal) ocristão é convidado a viver a alegria pascal, a luz e a graça que vem doCristo presente na comunidade e no coração humano.

A todos nossos Alunos, Professores, Familiares eAmigos, desejamos votos de um novo renascer emCristo Ressuscitado.

Símbolo Pascal

Feliz Páscoa!

top related