financiamento imobiliário cai 33% em 2015 e deve recuar ... · financiamento imobiliário cai 33%...

Post on 01-Dec-2018

212 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Financiamento imobiliário cai 33% em 2015 e deve recuar mais este ano, diz Abecip

O volume de empréstimos imobiliários no Brasil com recursos da poupança caiu 33% em 2015e deve voltar a cair em 2016, previu nesta terça-feira a Associação Brasileira das Entidades deCrédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Esse cenário é reflexo da recessão do país e daescassez de recursos baratos, que estão pesando sobre construtoras e potenciais mutuários.

Segundo a entidade, o volume financiado pelo setor no ano passado somou 75,6 bilhões dereais. Em dezembro, foram liberados 4,8 bilhões de reais, 55,2% a menos que um ano antes.

Para 2016, os financiamentos do setor devem cair mais 20,6%, a 60 bilhões de reais, previu opresidente da Abecip, Gilberto Duarte de Abreu Filho. O dirigente ressalta que o cenárioeconômico impôs uma forte correção no setor, após vários anos de expansão aceleradaapoiada em juros baixos e incentivos governamentais.

Segundo o executivo, a queda de 8,4% do produto interno bruto (PIB) da construção civil em2015 até setembro, mais que o dobro da queda do PIB brasileiro no período, reflete o pesomaior do cenário econômico adverso sobre a confiança de consumidores e empresários dosetor, dado o perfil de longo prazo.

1 / 2

Financiamento imobiliário cai 33% em 2015 e deve recuar mais este ano, diz Abecip

Com a expectativa de aumento do desemprego, juros elevados e volume menor de recursos doSistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE), além da maior prudência dos bancosna concessão de recursos, o mercado imobiliário todo deve gradualmente se ajustar apatamares inferiores, disse ele.

"Estávamos no mesmo ritmo de produção dos Estados Unidos em seu melhores anos", disseAbreu Filho. "O mercado continuará passado por ajustes nos próximos anos."

Após ter crescido quase 800% em nove anos até 2014, quando o número de imóveisfinanciados pelo SBPE chegou a 538.000 unidades, no ano passado esse número caiu para342.000, movimento pontuado por menores vendas e lançamentos.

Um dos responsáveis por esse revés foi a saída líquida em 2015 de 50 bilhões de reais dacaderneta de poupança, maior fonte de financiamento imobiliário do país. Com isso, o estoquede financiamentos, que vinha subindo sem parar desde 2002, teve no ano passado uma quedade 2,5%, a 509 bilhões de reais.

Fonte: VEJA

2 / 2

top related