família e empresas

Post on 02-Aug-2015

122 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Nathaly Abreue

Tanige Zschornack

A organização mais importante do mundo é a empresa: é um tipo de organização sujeito às modificações do ambiente. De fato, para a maioria das pessoas, o único rival real da empresa, que compete com ela pela conquista de tempo e energia, é algo considerado como garantido: a família.

Existem várias definições de empresas familiares, mas, para a grande maioria das pessoas, uma característica desse tipo de empresa é a proximidade existente entre a família e empresa. Isso é, os membros de uma mesma família são os controladores ou os gestores da empresa.

Para uma empresa se sustentar como familiar no mercado competitivo deve haver uma sinergia e um relacionamento estreito entre a família e a empresa. A empresa precisa ter um desempenho de forma que crie valor para a família e a família precisa criar valor para a empresa. A atuação se torna impossível sem o envolvimento familiar.

  Apesar da importância dos sistemas, família e trabalho, eles são bastante diferentes. Enquanto que o sistema familiar é baseado nas emoções, visa à nutrição, ao desenvolvimento e à proteção dos seus membros participantes, que não podem escolher se querem participar do sistema ou não e têm seus comportamentos baseados em normas de lealdade e reciprocidade; o sistema empresa é baseado, sobretudo, na razão, visa à competitividade e à lucratividade no mercado de trabalho, os participantes, na maioria das vezes, podem escolher se querem participar do sistema ou não e têm seus comportamentos e atitudes baseados nas habilidades para contribuir para o crescimento e lucratividade da empresa.

Família e trabalho são as duas coisas mais importantes na vida da maioria das pessoas adultas. São tão importantes

que nenhuma família consegue mantê-las como sistemas

completamente separados e nas empresas familiares isso

fica ainda mais evidente.

top related