estrutura do texto dissertativo

Post on 05-Jun-2015

13.245 Views

Category:

Education

6 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

LiteraturaQ

uinh

entis

mo

Lite

ratu

ra d

e In

form

ação

BarrocoA

rcad

ism

o

RomantismoPa

rnas

iani

smo

Nat

ural

ism

o

Realismo

Sim

bolis

mo

Pré-Modernismo

ModernismoDescobrimento do BrasilSéculo XVI

Expa

nsão

Mar

ítim

a cartas

flora

faun

aR

ique

zas

desc

ritiva

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Pero Vaz de CaminhaJosé de Anchieta

portugueses

Gregório de MatosPadre Antônio Vieira

SermõesAleijadinho

Poesiaprosa igrejas

Poesia líricaClaudio Manuel da Costa

Ouro

NeoclassicismoMarília de Dirceu

Mac

hado

de

Ass

is Memórias Póstumas de Brás Cubas

José de Alencaregocentrismonacionalismo

liberdade

Am

orÓ

dio

resp

eito

honraamizade

Aluísio Azevedo Comportamento humano

Subjetivismomusicalidade

TranscendentalismoCruz e Souza

ConservadorismoRenovação

Os Sertões

Euclides da Cunha

Urupês

Manuel Bandeira

Mar

io d

e A

ndra

de

Osw

ald

de A

ndra

deC

ecíli

a M

eire

les

Viní

cius

de

Mor

aes

Nel

son

Rod

rigue

s

Produção Textual – Dissertação Argumentativa

Produção e Interpretação de Texto

Professor Rafael Vasconcelos

Dissertação

Além de ser o tipo de texto mais exigido em provas e concursos em todo o Brasil, a dissertação também é um dos textos mais simples de se redigir. Começando pela estrutura dele e finalizando pelo tipo de linguagem empregado, é um texto que pode ser estudado e familiarizado com estudantes de diversos níveis.

Para se produzir um texto dissertativo são necessárias algumas habilidades, que estão ao alcance de todos a serem adquiridas:

-Conhecimento do assunto a ser abordado, a fim de aplicar precisão e certeza àquilo que está sendo escrito.

-Habilidade com a língua escrita, de maneira que se possa fazer boas construções sintáticas, uso de palavras adequadas e relações coerentes entre os fatos, argumentos e provas.

-Boa organização semântica do texto, ou seja, organização coerente das idéias aplicadas à dissertação, para que as mesmas possam facilmente ser apreendidas pelos leitores.

- Bom embasamento das idéias sugeridas, boa fundamentação dos argumentos e provas.

Para se entender o que é uma redação dissertativa, devemos distinguir os dois tipos de dissertação existentes: a dissertação expositiva e a dissertação argumentativa.

Dissertação expositiva – como o próprio nome já sugere, é um tipo de texto em que se expõem as idéias ou pontos de vista. O objetivo é fazer com que o leitor os considere coerentes e não fazê-lo concordar com eles.

Dissertação argumentativa – esse é o tipo de dissertação mais comum e conhecida por todos. Nela o intuito é convencer o leitor, persuadi-lo a concordar com a idéia ou ponto de vista exposto, isso se faz através de várias maneiras de argumentação, utilizando-se de dados, estatísticas, provas, opiniões relevantes, etc.Há algumas maneiras de se organizar uma dissertação, que podem ajudar na hora de iniciar o seu texto:

1 – Você pode transformar o tema em um questionamento, e ao longo do texto tentar responder da melhor maneira possível a essa questão.

Ex:TEMA: O Desmatamento na Floresta Amazônica

QUESTÃO ABORDADA POR VOCÊ: A Floresta Amazônica, sendo considerada o pulmão do mundo, sofre algum dano com a freqüente prática do desmatamento em seu território?

OBS:* Sobre o mesmo tema você pode fazer vários questionamentos, porém deve avaliar se você está apto a respondê-los e se não está fugindo ao tema principal.* Após fazer essas avaliações escolha apenas um dos questionamentos e fundamente seus argumentos baseando-se nele.

2- Uma outra maneira de desenvolver o seu texto é expondo os contra-argumentos, ou seja, expondo as antíteses possíveis à sua tese.

Ex:TEMA: Eutanásia

Tese/opinião: A eutanásia realmente deve ser proibida, pois ninguém pode violar o direito à vida.

Antítese/contra-argumento: Com a legalização da eutanásia um hospital poderia estar se utilizando do espaço que um paciente desenganado está ocupando para atender a alguém que tem reais chances de sobrevivência.

OBS:*Cuidado para não se contradizer, ou seja, ao apresentar seu contra-argumento você deve estar preparado para convencer o leitor de que ele não tem fundamentos, e deve estar munido de informações convincentes para que possa fazê-lo. Caso contrário você poderá não deixar clara a sua mensagem.

*Sempre defenda um ponto de vista, pois seu objetivo é esclarecer e não confundir ainda mais as opiniões do leitor a respeito daquele assunto.

*No caso de temas muito polêmicos, o melhor é se isentar totalmente de opiniões e fundamentar seus argumentos em fatos, estatísticas e opiniões em massa.

3- Uma outra alternativa seria fazer uma relação entre causa e conseqüência, para que assim se possa ir do início ao fim do problema, olhá-lo como um todo e com isso ir construindo uma opinião.

EX:TEMA: A Violência nas escolas públicasCausa: O pouco incentivo aos esportes e às artes nas escolas por parte do governo.Conseqüência: Os jovens passam muito tempo nas ruas, em contato com armas e drogas.

OBS:*A partir da causa e da conseqüência apresentadas, você deverá desenvolver seus argumentos em busca de uma solução possível e coerente para o problema.

Esquema de uma dissertação:

Introdução: No primeiro parágrafo você deverá expor o problema e o caminho a ser seguido no texto para expô-lo ou para defender algum ponto de vista a respeito dele.

Desenvolvimento: Aqui se encontram os argumentos, opiniões, estatísticas, fatos e exemplos. Ao apresentá-los você deve sempre se direcionar para um lado da questão, um ângulo de visão, uma opinião específica. Essa opinião deve ser anteriormente pensada e analisada para que se possa fazer uma boa argumentação ou exposição.

Conclusão: Aqui você deixa claro o objetivo da sua dissertação, expõe o ponto de vista defendido ou a conclusão da sua exposição de forma que se arremate todos os argumentos utilizados durante a construção do texto.

Livros desprezados

Grave problema presente no Brasil é o baixo nível cultural da população devido à falta de leitura de boa qualidade. Segundo o Pisa (Programa internacional de avaliação de alunos), que verifica a capacidade de leitura do jovem, dentre os

32 países envolvidos na pesquisa de 2001, o nosso ficou com a última colocação. 

Um dos fatores que provocam a falta de domínio da leitura na avaliação brasileira é a escassez de livrarias: apenas uma para cada 84,4 mil habitantes. Porém, essa não é a única razão: o brasileiro prefere ler futilidades que pouco

ou nada acrescentam ao seu intelecto a se dedicar aos grandes nomes da literatura. 

Os políticos tentam suavizar a situação do semi-analfabetismo gerada pela falta de leitura com o discurso de que é perfeitamente normal que algumas pessoas alcancem o final do ensino médio sem saber expressar suas idéias por meio da

escrita. Obviamente, é “perfeitamente normal”, visto que o sistema de repetência foi indevidamente abolido nas escolas públicas. 

É imprescindível que a leitura no Brasil seja estimulada desde a infância e que o sistema de ensino sofra uma revisão. Nossa nação não pode aspirar ao

desenvolvimento tendo tão deficiente capital humano.

Tema

Problema

Hipótese 1

Hipótese 2

Hipótese 3

•O texto acima se trata de uma Dissertação Argumentativa. Retire do texto o que se pede abaixo:

top related