estratégia para vencer na crise

Post on 21-Apr-2017

106 Views

Category:

Presentations & Public Speaking

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

1 de 24 Gerisval Pessoa

14ª Semana Transdisciplinar

Prof. MSc. Gerisval Alves Pessoa

Maio de 2015

Estratégias para vencer na crise

2 de 24 Gerisval Pessoa

A Economia é cíclica ...

O segredo é saber quando temos os picos e os vales!

3 de 24 Gerisval Pessoa

Gestão ideal ou o Ideal da gestão?

Não existe um modelo de gestão ideal. As organizações devem ser multiformes. O modelo se constrói à medida que se faz. Numa situação normal, você maximiza. Em situações de crise, o modelo se reconstrói.

4 de 24 Gerisval Pessoa

A formação é essencial

Formação de base.

Experiência profissional.

5 de 24 Gerisval Pessoa

Liderança

É necessário injetar otimismo e autoconfiança na organização e estimulá-la a renascer e prosperar, no ambiente da globalização.

6 de 24 Gerisval Pessoa

Analise os problemas

• Os fatos e dados e as informações dos clientes e do mercado se impõem aos esquemas teóricos preestabelecidos.

• Nenhum “remédio” funciona universalmente. Antes da ação, tenha um tempo para compreender a situação por meio da análise e diagnóstico.

7 de 24 Gerisval Pessoa

Ouça todos na empresa

Na crise, não deixe que a alta direção seja um bloqueio ao fluxo de informações para solução dos

problemas

8 de 24 Gerisval Pessoa

Não culpe, procure soluções

A causa do declínio encontra-se sempre na mecânica íntima do funcionamento da organização.

9 de 24 Gerisval Pessoa

O dirigente deve assumir o passado e o futuro da empresa, sejam

quais forem. Não é possível dizer: Eu cheguei, mas antes de mim a

situação era a tal ponto desastrosa que a única coisa que posso

fazer é aparar as arestas.

Associe seu futuro ao da empresa

10 de 24 Gerisval Pessoa

• A liderança tem a obrigação e transmitir e manter fé no futuro• A responsabilidade social da direção da empresa é, desde o início,

ser do seu líder. Não somente em relação aos quadros dirigentes, mas também perante a hierarquia intermediária e aqueles que fabricam o produto ou estão em contato com o cliente.

A Alta direção deve focar no futuro

11 de 24 Gerisval Pessoa

Há um nível de responsabilidade a partir do qual o que conta é o homem. Não é tanto sua especialidade. É sua capacidade de compreender, de escutar, de motivar, de simplificar, de mobilizar.

A empresa deve continuar sendo um meio de ascensão social

12 de 24 Gerisval Pessoa

A empresa tem que ser fiel à sua vocação principal

Core competence

13 de 24 Gerisval Pessoa

Diferencie-se

Ter um diferencial competitivo é fundamental para vencer a concorrência, aponta Fábio Hering. "Na sua área, você poderá encontrar onde se destacar, pode ser na novidade ou no atendimento ao cliente, por exemplo”.

14 de 24 Gerisval Pessoa

Reduza imediatamente seu grau de endividamento

As taxas de juros estão altas e o Banco Central não dá o menor sinal de que possa vir a reduzi-las à curto prazo. Isso poderá asfixiar seu negócio em um cenário inflacionário e de retração de vendas.

15 de 24 Gerisval Pessoa

Prepare-se para uma redução de vendas e pedidos

Essa é uma retração clássica dos consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas e não pode ser ignorada em seu planejamento estratégico. Por isso, adeque suas projeções de vendas de forma a enquadrá-la à realidade do momento econômico.

16 de 24 Gerisval Pessoa

Revise seu mix de produtos e serviços

Os tempos de vacas gordas tendem a deixar o mix de produtos e serviços sem um critério muito rígido de eficiência, o que prejudica o andamento dos negócios, mas não chega a matar a empresa, e por isso produtos que não vendem bem ou tem um prazo de permanência no estoque prolongado, vão conseguindo uma sobrevida.

17 de 24 Gerisval Pessoa

Otimize processos produtivos

Outra solução para o dilema de como se preparar para a crise econômica é através da otimização dos processos produtivos e rotinas administrativas da empresa.

Em tempos de mercado aquecido e boas vendas, é comum, principalmente entre os pequenos e médios empresários, um certo desleixo em relação à otimização de processos. Em tempos de crise, essa falta pode lhe custar a competitividade e em casos extremos até mesmo o negócio.

18 de 24 Gerisval Pessoa

Avalie a possibilidade de downsizing

Reduzir o ritmo de atividade da sua empresa não é nenhuma vergonha ou sinal de má gestão. É sinal de prudência. Existe um ditado sobre empreendedorismo que eu adoro, dizendo o seguinte “O primeiro negócio de qualquer negócio é permanecer no negócio”.

Em épocas de crise, as vezes é preferível reduzir a atividade e o crescimento da empresas para poder enfrentar o ambiente desfavorável, do que bancar o empreendedor destemido e quebrar a cara dando murro em ponta de faca.

19 de 24 Gerisval Pessoa

Invista em marketing

Não caia na armadilha de reduzir seu investimento em marketing só porque as vendas estão baixas. É justamente nessa situação que você deve investir mais ainda para atrair clientes para o seu negócio!

20 de 24 Gerisval Pessoa

Participe de eventos setoriais

Em épocas de crise se torna importante participar de um número maior de eventos para poder ter uma avaliação externa da crise e do cenário traçado para o futuro.

É um ótimo momento também para o compartilhamento de experiências e soluções adotadas por outros empresários que estão no mesmo barco. É uma situação onde a união faz a força.

21 de 24 Gerisval Pessoa

Seja criativo

Uma das boas lições que se pode extrair de uma crise econômica como a que vem ai pela frente em 2015 é o incentivo à criatividade. Se você ficar sentado chorando suas pitangas e não fazendo absolutamente nada, ai sim a coisa vai ficar bem feia.

Coloque sua criatividade e de seus colaboradores para trabalhar. Esteja aberto a sugestões e não crie qualquer tipo de barreira a mudanças. Em momentos de crise é que avaliamos de forma mais contundente qual o valor que poderíamos estar entregando ao mercado que ainda não foi agregado ao nosso produto ou serviço.

22 de 24 Gerisval Pessoa

Concluindo...

Para vencer a crise, mude o paradigma de limitação por oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento.

23 de 24 Gerisval Pessoa

ReferênciasCAPUCHINHO, C. Presidente da Hering dá dicas para ter empresa de sucesso. Disponível em <http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2014/07/23/presidente-da-hering-da-9-dicas-para-vencer-crises-e-atingir-o-sucesso.htm> Acessado em 02 de Maio 2015

ELSNER. Richard. Líderes em transição: assuma suas novas funções com segurança e minimize as tensões da mudança. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

GHOSN. Carlos. Como vencer a crise. Disponível em < http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/como-vencer-a-crise-m0042931> Acessado em 01 de maio de 2015

GRACIOSO. F. Estratégia de renascimento da marca Nissan. Disponível em < http://www.evef.com.br/artigos-e-noticias/administracao-de-marketing/141-estrategia-de-renascimento-da-marca-nissan > Acessado em 02 de maio de 2015.

VALLE, Alberto. Como se preparar para a crise de 2016. Disponível em <http://www.empreendedoresweb.com.br/como-se-preparar-para-a-crise-de-2016/> Acessado em 01de Maio 2015.

24 de 24 Gerisval Pessoa

Muito Obrigado a Todos!

Contatos

gerisval@terra.com.brhttp://www.scribd.com/gerisvalhttp://www.twitter.com/gerisval

http://www.gerisval.blogspot.comhttp://www.facebook.com/gerisvalhttp://www.linkedin.com/in/gerisval

+ 55 98 99114 4699

top related