esgrima adaptada

Post on 07-Jun-2015

296 Views

Category:

Sports

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ESGRIMA ADAPTADA

A esgrima em cadeira de rodas é modalidade do programa paraolímpico desde os primeiros jogos em Roma (1960) e, praticada por atletas com deficiências motoras.

Historicamente, a esgrima não é popular no Brasil. Contudo, essa realidade tem mudado aos poucos. Um dos responsáveis por isso é Valber Nazareth, coordenador técnico da seleção brasileira. O profissional lida com a modalidade desde 1983, e com a categoria paraolímpica desde 1997.

As cadeiras de rodas têm um dispositivo de fixação ao solo, que proporcionam aos atletas uma total liberdade de movimentos de tronco e dos membros superiores, permitindo assim uma maior estabilidade na execução dos movimentos extremamente rápidos, de defesa, esquiva e ataque dos atiradores.

Existem provas individuais e por equipes, para as três armas, espada, sabre e florete.

O atleta que conseguir o total de cinco toques, acima da cintura, é considerado vencedor.

Florete Espada Sabre

É considerada a arma mais comum entre os esgrimistas.Possui uma lamina flexível mede aproximadamente 90cm. É indicada para iniciantes.

Pode atingir qualquer parte do corpo do adversário.Sendo indicado para esgrimistas altos e que eventualmente possuam pouca agilidade. É a lamina mais dura das 3 armas.

Possui a lamina mais flexível das 3 apresentadas.Permite uma luta mais rápida e emocionante, exigindo muita agilidade e preparo físico.

“O importante é não parar de evoluir, e o Brasil está com uma iniciativa séria que poderá ser modelo para outras nações”, Valber Nazareth, técnico

top related