escala - que nunca mais desapareça

Post on 06-Aug-2015

32 Views

Category:

Marketing

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

No dia 31 de março de 2014, o Golpe Militarno Brasil completou 50 anos. Uma data histórica para o país: o dia em quese iniciou um longo período de repressão, coerçãoe autoritarismo. Um periodo sem democracia. Mesmo que relativamente distante, no tempo e no atual contexto político, o período segue vivo: na memória dos que lutaram pela liberdade e no presente de uma sociedade democrática ainda em formação. A data não poderia passar em branco. Por isso,o governo do estado do RS planejou uma semanade eventos para começar no 31 de março.

O foco:

a democracia. Propondo assim uma reflexão e resgatandoa luta daqueles que dedicaram a vida contra o regime.

Mas como engajar os jovens, que não vivenciaramos anos de chumbo?

Como despertar sua curiosidade e seu engajamento?

E ainda, como enaltercer a conquista da nossa atual democracia, fruto da mobilização de setores da sociedade?

Nossa estratégia criativa partiude um fato simbólico da época:

os cartazesde desaparecidos espalhados pelas ruas, indicando a forte perseguição militar aos que confrontavama ditadura.

Deste ícone, a identidade gráfica da campanha foi definida.

Mas em vez dos cartazes em preto e branco, cartazes coloridos com o verde e amarelo do Brasil. E, em vez dos desaparecidos de anos atrás, todas as pessoas que hoje tornam a democracia uma realidade.

O conceito:

DEMOCRACIA. QUE NUNCA MAIS DESAPAREÇA.

Cabines instaladas em pontos de grande circulação de pessoasna cidade (largo Glênio Peres, Gasômetro e Praçada Alfândega) convidavam as pessoas a “aparecerem”.

Elas eram fotogradase tinham na hora seu rosto impresso em cartazes da campanha.

Cada foto gerava dois cartazes impressos.

Um exemplar era entregue para o participante da ação como lembrança de seu engajamento. O outro exemplar era colado em outdoors, que, mais tarde, foram instalados nas ruas.

Isso gerou outdoors totalmente diferentesentre eles.

Cada um, com dezenas de fotos estampadas.

Além disso, no hotsiteda campanha, os visitantes podiam aplicar o “filtro da democracia” em suas fotos e ter uma nova versão do seu avatar de facebook, igual aos cartazes.

Em apenas 72 horas, a campanha atingiu a participaçãode mais de 14.000 pessoas, de diferentes classes sociaise posições políticas. O estande recebeu centenas de visitantes por dia,inclusive de autoridades, com mais de 1.200 cartazes impressose espalhados pela cidade. Foram mais de 1,4 milhões de pessoas impactadasnas redes sociais. Cerca de 60% da população gaúcha ativa na internet foiimpactada pela ação, fomentando o debate e o interesseem torno de um assunto tão importante.

No final, as pessoas que estamparam os cartazes da campanha mostraram na prática que, para a democracia nunca mais desaparecer, é preciso aparecer.

top related