era colonial era nacional pré-modernismo romantismo realismo-naturalismo parnasianismo simbolismo...

Post on 17-Apr-2015

222 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ERA COLONIALERA COLONIAL ERA NACIONALERA NACIONAL

Pré-

mod

erni

smo

Rom

antism

o

Rom

antism

oRe

alism

o-Nat

urali

smo

Reali

smo-

Natur

alism

o

Parn

asian

ismo

Simbo

lism

o

1ª ge

raçã

o m

oder

nista

2ª ge

raçã

o m

oder

nista

2ª ge

raçã

o m

oder

nista

3ª ge

raçã

o m

oder

nista

Liter

atur

a con

tem

porâ

nea

Liter

atur

a con

tem

porâ

nea

Arcad

ismo

(Set

ecen

tismo)

Barro

co (S

eisce

ntism

o)

Liter

atur

a de i

nfor

maç

ão

A Poesia RomânticaA Poesia RomânticaProfessora Karen Neves OlivanProfessora Karen Neves Olivan

O amor nos tempos modernos

Amor:Amor:

• Temática recorrente em todas as artes.• Concepção diferente em cada época.

O amor nos tempos modernos

Eu sou aquele amante à moda antigaDo tipo que ainda manda floresAquele que no peito ainda abrigaRecordações de seus grandes amoresEu sou aquele amante apaixonadoQue curte a fantasia dos romancesQue fica olhando o céu da madrugadaSonhando abraçado à namorada

(Erasmo Carlos e Roberto Carlos. Amante à moda antiga.)

O amor nos tempos modernos

Se ela me deixou, a dorÉ minha só, não é de mais ninguém.Aos outros eu devolvo a dó,Eu tenho a minha dor.Se ela preferiu ficar sozinha,Ou já tem um outro bem.Se ela me deixou, a dor é minha,A dor é de quem tem.É meu troféu, é o que restou,É o que me aquece sem me dar calor.Se eu não tenho o meu amor,Eu tenho a minha dor.A sala, o quarto, a casa está vazia,A cozinha, o corredor.Se nos meus braços ela não se aninha,A dor é minha dor.É o meu lençol, é o cobertor,É o que me aquece sem me dar calor.Se eu não tenho o meu amor,Eu tenho a minha dor (...)

(Marisa Monte. Verde, anil, amarelo, cor de rosa e carvão.)

O amor nos tempos modernos

Lira XIX (Tomás Antônio Gonzaga – 1792)

Enquanto pasta alegre o manso gado,minha bela Marília, nos sentemosà sombra deste cedro levantado.Um pouco meditemosna regular beleza,que em tudo quanto vive nos descobrea sábia Natureza.

Atende como aquela vaca pretao novilhinho seu dos mais separa,e o lambe, enquanto chupa a lisa teta.Atende mais, ó cara,como a ruiva cadelasuporta que lhe morda o filho o corpo,e salte em cima dela.

Repara como, cheia de ternura,entre as asas ao filho essa ave aquenta,como aquela esgravata a terra dura,

e os seus assim sustenta;como se encoleriza,e salta sem receio a todo o vulto,que junto dele pisa.

Que gosto não terá a esposa amante,quando der ao filhinho o peito brandoe refletir então no seu semblante!Quando, Marília, quandodisser consigo: "É estade teu querido pai a mesma barba,a mesma boca e testa.”(...)

Que prazer não terão os pais, ao veremcom as mães um dos filhos abraçados;jogar outros a luta, outros correremnos cordeiros montados!Que estado de ventura:que até naquilo, que de peso serve,inspira Amor doçura!

O amor nos tempos modernos

Lira XIX, de Tomás Antônio GonzagaLira XIX, de Tomás Antônio Gonzaga

Período literário: ArcadismoPeríodo literário: Arcadismo * Poesia bucólica, que exalta a vida simples na natureza, * Poesia bucólica, que exalta a vida simples na natureza, sinônimo de equilíbrio para o poeta.sinônimo de equilíbrio para o poeta.

* Culto à razão, desprendimento dos sentimentos * Culto à razão, desprendimento dos sentimentos individuais.individuais.

De mais ninguém, de Marisa MonteDe mais ninguém, de Marisa Monte

Período literário: ArcadismoPeríodo literário: Arcadismo * Expressão de um estado emocional particular.* Expressão de um estado emocional particular.

Romantismo Final do séc. XVIII e 1ª metade do séc. XIX.Final do séc. XVIII e 1ª metade do séc. XIX.

Surgiu na Alemanha e na Inglaterra, mas foi Surgiu na Alemanha e na Inglaterra, mas foi disseminada pela França, por causa da história.disseminada pela França, por causa da história.

Contexto:Contexto:* Revolução Francesa (1789), cujo lema era * Revolução Francesa (1789), cujo lema era

Igualdade, Liberdade e Fraternidade, que Igualdade, Liberdade e Fraternidade, que prometia uma sociedade nova, livre do prometia uma sociedade nova, livre do absolutismo e sensível às necessidades do absolutismo e sensível às necessidades do povo – levou ao poder a burguesia.povo – levou ao poder a burguesia.

* Liberalismo* Liberalismo* Revolução industrial* Revolução industrial

Romantismo

Opõe-se ao Arcadismo, isto é, ao racionalismo, Opõe-se ao Arcadismo, isto é, ao racionalismo, à contenção e ao intelectualismo.à contenção e ao intelectualismo.

Os pilares de sua expressão são: Os pilares de sua expressão são: * o transbordamento da emoção;* o transbordamento da emoção;* o transbordamento da fantasia;* o transbordamento da fantasia;* o individualismo.* o individualismo.

top related