ensr campanha missionária 2011 com pequenos gestos de solidariedade queremos ser sinal + no...

Post on 17-Apr-2015

103 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ENSRCampanha Missionária 2011

Com pequenos gestos de solidariedade queremos ser sinal + no coração de África:

OYEM - GABÃO

Um projeto de solidariedade

Este ano, as 5 províncias das FMA de Portugal e Espanha decidiram unir esforços e dar as mãos em favor da região do Oyem, no Gabão.

Apoiar a escolaridade básica

No OYEM - GABÃO

A comunidade FMA de Oyem quer ver realizado em 2012 um sonho que manteve guardado por longos anos: a construção de uma escola primária para crianças e famílias do bairro onde vivem.

SITUAÇÃO SOCIAL E ECONÓMICA DE OYEM

• Oyem é a capital regional do Gabão do norte. Atualmente a cidade conta com 50.000 habitantes e é considerada a quarta cidade do Gabão

• Situada num planalto, a mais de 600 metros acima do nível do mar, goza de um clima fresco. Está servida por uma rede elétrica e água potável mas com infraestruturas ainda insuficientes .

SITUAÇÃO SOCIOECONÓMICA DE OYEM

SITUAÇÃO SOCIOECONÓMICA DE OYEM

•  É o centro administrativo e de transporte para a zona agrícola envolvente.

• A agricultura é o primeiro recurso económico. O trabalho agrícola da mulher é ainda, para muitas famílias, a única forma de sustento.

• A maior parte da população pertence à etnia Fang e outro grande grupo à Bantu, que guarda as tradições e a relação permanente com os antepassados, os únicos garantes da ordem social e mediadores entre os seres humanos e deus. Hoje os Fang ocupam os postos chave na sociedade e no governo.

SITUAÇÃO SOCIOECONÓMICA DE OYEM

Geralmente as pessoas vivem de forma precária:

SITUAÇÃO SOCIOECONÓMICA DE OYEM

os rendimentos familiares são baixos e a desocupação juvenil é muito preocupante.

As riquezas da terra (cacau, café, borracha e batata) bem como as do subsolo, são exportadas mas não são de proveito à população. As companhias estrangeiras retiram os benefícios pagando uma miséria à mão-de-obra e confundindo os governantes com grandes recompensas.

SITUAÇÃO SOCIOECONÓMICA DE OYEM

Quem encontra trabalho na função pública aufere um salário regular e vive numa situação social aceitável, mas a maior parte da população pertence ao sector terciário,

Em Oyem há várias escolas dos diversos níveis mas o sector educativo está em crise há vários anos e o nível de escolaridade das crianças e dos jovens é muito baixo. A escola pública é politizada, a ética educativa sujeita a greves, ameaças e humilhações de todo o género.

A escolaridade em Oyem

As cinco escolas católicas do ensino primário, por causa do grande número de alunos, são obrigadas a funcionar em regime de desdobramento e as crianças ficam abandonadas a si mesmas

• No nosso bairro, chamado “Atrás da Catedral” a única escola elementar católica “S. Francisco” acolhe 5000 alunos apesar de ter apenas cinco classes, material insuficiente e o programa desenvolve apenas os conhecimentos prioritários.

A escolaridade em Oyem

• Durante os últimos , por ambições económicas surgiram várias escolas mas não respondem a um ensino de qualidade.

• Basta pensar que os fundadores não possuem qualquer formação pedagógica mas apenas dinheiro para investir num setor que promete. Diante desta situação nós, FMA, não podemos ficar de braços cruzados, perante a falta de instrução e a pobreza.

As Filhas de Maria Auxiliadora estão presente em Oyem desde 1985.É uma comunidade internacional, formada por 5 Irmãs: Ir Laura Gaeta, diretora da missão, Ir Elisa Udo, responsável do internato, Ir Lorenza Ramirez diretora do centro de formação profissional, Ir Isabel Batantou, coordenadora da pastoral juvenil e Ir Ceferina Laurel responsável pela gestão da missão e coordenadora da catequese juvenil.

A Missão das FMA nesta terra

A Missão das FMA nesta terra

Toda a comunidade FMA investe na promoção humana e na evangelização das crianças e jovens. Somos a única presença religiosa feminina.

Foi criado para responder aos jovens (rapazes e raparigas) que procuram um trabalho. Oferece formação bianual para a inserção imediata no mundo do trabalho.

A comunidade orienta segundo o pedido da Igreja local e em linha com o nosso carisma, a promoção e a educação dos jovens, sobretudo dos mais pobres especialmente:

1. O Centro de formação profissional (corte e costura e secretariado)

2. Um Internato para meninas e jovens

O internato oferece às meninas das aldeias e às jovens sem apoio na cidade, uma casa e uma família.

3. Um centro juvenil

Aberto à tarde, acolhe as crianças para a ocupação do seu tempo livre, oferecendo atividades extra-escolares de tipo cultural, desportivo e de empenho cristão e é apoiado por vários animadores

4. A catequese Juvenil e formação de catequistas

É o coração da missão pastoral e um empenho em unidade com a Igreja

Tal como em anos anteriores, unimo-nos a um projeto

concreto, exequível e que sonha ir mais além dos

medos, da pobreza e da falta de escolaridade das

crianças e jovens do OYEM! Unidos somos mais!

Obrigada e bem hajam!

top related