encontro blackboard são paulo 07 08 14

Post on 25-Jan-2015

70 Views

Category:

Education

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Encontro Blackboard

TRANSCRIPT

PALESTRA 1 – PAVLOS DIAS (GERENTE NACIONAL BLACKBOARD)Na palestra de Pavlos ele mencionou todas as novidades e

novas ferramentas que estarão disponíveis a partir do segundo semestre de 2014 para a plataforma BlackBoard. Dentre essas ferramentas podemos descatar:

-> My Edu : uma ferramenta que se assemelha ao hoje existente Linkedin, onde o aluno preenche um perfil de conquistas, como boas notas, trabalhos publicados e reconhecidos entre outros. Ele é uma ferramenta que cria um “curriculo” da vida colegial.

-> BbGrader: essa ferramenta é de correção de provas e atividades, onde o professor não precisa nem sequer fazer o download do arquivo para seu computador/tablet, ele pode fazer as alterações, correções e observações na própria plataforma e mandar de volta o feedback ao aluno.

Nesta imagem Pavlos comenta sobre os “badges”, que são como “medalhas” ou “conquistas” que o aluno pode adquirir conforme o passar dos anos. Esses badges vão povoando o “MyEdu” do aluno e quando ele sair da escola poderá mostrar um semi-curriculo da sua vida colegial.

PALESTRA 2 – JOÃO CARLOS DA SILVAINOVAÇÕES NA BLACKBOARD EM 2014 E ALÉMJoão Carlos nos trouxe uma palestra sobre outros novos

recursos que estarão surgindo na Blackboard. Um deles, que mais me chamou a atenção, é o Big Data.

Big Data: consiste num software que analisa a grande quantidade de dados que são armazenados na plataforma. Essa analise nos retorna resultados que auxiliarão coordenadores, direção e professores na tomada de decisões.

Por exemplo, podemos analisar a quantidade de acessos dos professores, tendo assim um gráfico com os nomes e podendo perceber quais acessam mais ou menos. Além disso podemos ter as informações de que áreas esses professores estão acessando mais, como tarefas e testes por exemplo. A partir desses dados é possível gerar um plano de ação que tornará os professores com maior nível de uso em professores multiplicadores da ideia.

Para finalizar sua palestra, João Carlos cita que é possível também medir os níveis de evasão, no caso ele usa exemplos universitários, mas que podem ser tratados em outros contextos também.

Com essas informações é possível avaliar aonde existe maior nível de evasão de alunos e assim tomar as medidas necessárias para reduzir esse problema.

PALESTRA 3 – DOROTA FORDCOLABORAÇÃO ONLINE: INOVAÇÕES E CASESDorota Ford é uma funcionária da Blackboard que mora nos

estados unidos, ela é especialista na ferramenta “Collaborate” onde podemos realizar aulas à distância, salas virtuais, além de gravar vídeo aulas e postá-las para os alunos assistirem depois.

Dorota nos conta que o Collaborate está em constante melhora e cita algumas delas, como por exemplo a melhora na qualidade dos vídeos que passará aos status de “alta” qualidade. Dorota cita também que os áudios terão melhores qualidades e redução de ruídos.

Além desses assuntos, Dorota também afirma que o Collaborate não é necessariamente específico para o ramo escolar/acadêmico, mas que também serve para videoconferências em outras instâncias, como por exemplo, marketing, recursos humanos, administradores e direção e também a T.I.

Com o Collaborate, Dorota afirma que os alunos se sentem menos intimidados a tirar suas dúvidas, caso comum que ocorre em aulas presenciais com uma turma grande.

PALESTRA 4 – ANTÔNIO C. KRONEMBERGERDIRETOR IBMEC ONLINEKronem é uma das pessoas que gerenciam o sistema de ensino

Ibmec Online e a sua palestra é um demonstrativo da experiência que eles têm com a Blackboard.

O Ibmec conseguiu personalizar a plataforma Blackboard para atender todos os tipos de alunos do Ibmec. Kronem explica que devemos desapegar dos costumes tradicionalistas e que precisamos “reaprender à aprender”.

Kronem também explica que dentro do sistema de ensino à distância devem existir professores conteudistas (aqueles que produzem o conteúdo propriamente dito) e professores tutores, que auxiliam os alunos em todos os momentos do seu curso.

PALESTRA 5 – GABRIEL CAVALCANTEOPEN EDUCATION – SOLUÇÃO MOOC’SGabriel explica sobre o Open Education, uma ferramenta

desenvolvida pela Blackboard mas que é totalmente gratuíta. Essa ferramenta é capaz de criar mini-cursos em que os próprios clientes da Blackboard podem expor.

O grande objetivo desse processo é abranger os clientes, tendo em vista que o Open Education serve como uma forma de Marketing para as escolas e universidades divulgarem seus trabalhos e atraírem novos alunos.

PALESTRA 6 – JANES TOMELINUNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBIJanes é o gestor da área de educação à distância da

universidade Anhembi Morumbi, e nos explicou como funciona o processo de ensino à distância deles.

Um fato importante durante sua apresentação foi um vídeo muito interessante, achei ele no YouTube e o link está abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=OAEhjkSgmFc

PALESTRA 7 – IZABELLA SAADI E ALCIR VILELAEAD NO SENAC: DESAFIOS E PERSPECTIVASNesta palestra, Izabella e Alcir demonstram as dificuldades

encontradas com o processo de EAD.

Izabella explica que os planos de aula são a espinha dorsal de todo o processo e devem ser levadas à sério.

Assim como nas outras universidades, o SENAC também possui os professores conteudistas e os professores tutores.

Izabella diz que vídeos longos na plataforma não são atrativos, o aluno deve ter apenas pequenas explicações em vídeos que variam de 3 a 5 minutos, isso atrai a sua atenção e não torna o processo de aprendizagem algo cansativo e desmotivador.

Alcir conta que no SENAC eles possuem um estudio para as filmagens com equipe de audiovisual e contam até com um teleprompt (aparelho de legendas usados em emissoras de televisão de grande porte)

PALESTRA 8 – MARIE HANABUSAGERENTE DO PROGRAMA DE LOCALIZAÇÃO

Marie é uma japonesa que vive nos estados unidos e é funcionária da Blackboard. Ela é responsável pelas traduções da plataforma e diz que o objetivo é “transformar a experiência americana em algo brasileiro”.

Marie explica que o Language Pack (pacote de línguas), contido na plataforma é totalmente customizavel e mesmo assim podem existir erros e pede que caso fossem encontrados esses erros que abrissem um chamado para ajudar na resolução desses problemas.

DEPOIMENTO DO AUTOR DESTE RESUMOEsses encontros são de extrema importância para nós, analistas de

tecnologias das escolas... Os encontros nos dão uma visão do mundo e nos mostram o que está acontecendo em outros locais, assim não ficamos atados apenas à nossa escola ou região.

A apresentação de novas ferramentas e novas metodologias de ensino nos dão um entusiasmo para a cada ano que chega e sempre procurando a excelência no ensino.

A partilha e a troca de experiências são fatores chave nesses encontros, poder rever os colegas de trabalho e também conhecer pessoas de outras localidades tornam o encontro muito produtivo e voltamos aos nossos “postos” cheios de ideias e entusiasmados.

Alexandre Hekermann Hilbert Buss

Analista de Tecnologia Educacional

Colégio Marista Pio XII – Ponta Grossa - PR

CONTRIBUIÇÕES DO COLÉGIO MARISTA DE LONDRINA

 Aula invertida - O professor como um tutor, não despejar o conteúdo sobre o aluno e partilhar dentro e fora de sala de aula

 Temos dificuldade de nos desapegar de uma roupa, quem dirá do que aprendemos nas universidades. Será que estamos pensando só no avanço tecnológico, mas e o avanço comportamental e metodológico ? O maior desafio com as novas tecnologias está na metodologia

  Com as exposições feitas pelo usuários da Blackboard percebi quanto nosso colégio vai se enriquecer com essa adesão. Claro que

iremos caminhar passo-a-passo no ritmo da nossa realidade, mas poder vislumbrar tantas possibilidades me motivou ainda mais a

movimentar e contagiar nossos professores e alunos para a utilização dessa plataforma.

VAMOS REIMAGINAR A EDUCAÇÃO!

Alessandra Simone Martins Munhoz Garcia

Analista de Tecnologia Educacional

Colégio Marista de Londrina - PR

top related