ementa 1º ano 1º semestre/perÍodoagronomia.unifipa.com.br/documentos/ementario_2019.pdf · 2...

Post on 21-Mar-2020

2 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

1

EMENTA 1º ANO – 1º SEMESTRE/PERÍODO

Disciplina: 1. BIOLOGIA CELULAR

Ementa: Generalidades das funções básicas e complexas das células animais e vegetais. Métodos de estudo das células. Caracterização de uma célula. Suas e estruturas que diferenciam células animais e vegetais. Constituição química celular. Membrana plasmática e suas especializações. Trocas entre a célula e o meio. Digestão intracelular. Lisossomos e endossomos. Mitocôndrias: formação e armazenamento de energia. Ribossomos. Retículo endoplasmático. Complexo de Golgi e processos de síntese e secreção celular. Armazenamento e transmissão da informação genética. Núcleo interfásico. Cromossomos. Mitose e meiose. PCR.

Disciplina: 2. CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I

Ementa: Generalidades e noções algébricas e geometria. Noções de derivação. Limite de uma Função: Limites Unilaterais, Limites no Infinito e Limites Infinitos, Assíntotas: Horizontais, Verticais e Inclinadas; Continuidade de uma Função em um Ponto, em um Intervalo e Teoremas; Derivadas: Reta Tangente, Diferenciabilidade e Continuidade; Regras de Diferenciação: Regra da Cadeia, Diferenciação Implícita; Derivada de Funções Trigonométricas; Aplicações da Derivada: Taxas Relacionadas, Valores Máximos e Mínimos de uma Função, Teorema do Valor Médio; Derivadas de Ordem Superior: Aplicações no Esboço do Gráfico de uma Função. de limites indeterminados, bem como, dos limites fundamentais. Conceituar derivada. Demonstrar as regras de derivação das diversas funções Determinar a derivada de uma função, valendo-se da definição ou das regras de derivação. Construir gráfico de uma função Resolver problemas referentes às aplicações de derivadas

Disciplina: 3. GENÉTICA GERAL

Ementa: Genética Molecular, Engenharia Genética, Biotecnologia, e suas aplicações na preservação dos recursos genéticos, mapeamento cromossômico, obtenção de espécies melhoradas e desenvolvimento de novas espécies. Usar métodos da Genética mendeliana e compreender a importância e universalidade das leis de Mendel. Subsídios para a avaliação da estrutura de populações vegetais e para uso de características quantitativas.

Disciplina: 4. INTRODUÇÃO A ENGª AGRONÔMICA - Agronomia

Ementa: Tratados de agricultura e Ciências Agrárias: Conceitos, Problematização e Identificação das Áreas de Atuação: Agricultor e Profissional em Ciências Agrárias. O Público do

2

Agente de Ciências Agrárias. O Empresário Rural, O Produtor e o Trabalhador Rural. A formação profissional e o papel do Engenheiro Agrônomo no processo de desenvolvimento rural.

Disciplina: 5. MORFOLOGIA VEGETAL

Ementa: Introdução, importância da disciplina para o Curso e relação com outras áreas. Conceitos Básicos sobre Organografia. Conceitos Básicos sobre Evolução Morfológica. Perspectiva Evolucionária. Nomenclatura. Introdução ao Sistema de Classificação. Microtécnica Vegetal. Citologia vegetal: estrutura e caracterização da célula, organelas vegetais. Histologia: tecidos vegetais, Estudo morfológico e anatômico do embrião, germinação e plântula. Caracterização dos tecidos fundamentais, de revestimento e vasculares com enfoque ecológico e filogenético. Caracterização dos tecidos fundamentais, de revestimento e vasculares com enfoque ecológico e filogenético. Raiz. Organologia: Conceito, funções, origem, morfologia, classificação. Caule: Organologia: conceito, funções, origem, morfologia, classificação. Folha: Organologia: conceito, formas, funções, origem, morfologia, classificação da folha. Fruto: conceitos, funções e classificações. Semente: conceitos, função e classificação.

Disciplina: 6. QUÍMICA GERAL

Ementa: Conceitos e medidas em química. Estrutura atômica. Propriedades periódicas. Ligações químicas. Relações de massa. Estequiometria. Gases. Soluções. Cinética química e equilíbrio. Química orgânica. Compostos orgânicos e grupos funcionais. Função das cadeias orgânicas e moléculas orgânicas. Classificação e nomenclatura de compostos da química orgânica – IUPAC.

1º ANO - 2ºSEMESTRE/PERÍODO

Disciplina: 7. BIOQUÍMICA

Ementa: Energia bioquímica. Enzimas, vitaminas e coenzimas. Química de Carboidratos, Lipídeos, Aminoácidos e Proteínas. Síntese e metabolismo de ácidos nucleicos. Respiração e glicólise. Ciclo de Krebs. Cadeia respiratória e Fotossíntese. Metabolismo de Aminoácidos, Carboidratos e Lipídeos. Fixação do nitrogênio. Biossíntese de fito-hormônios.

Disciplina: 8. CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II

Ementa: Funções Inversas. A Diferencial. Antidiferenciação. Integral definida. Teorema Fundamental do Cálculo. Aplicações da integral definida: Área de uma região plana e

3

volume de um sólido de revolução. Função logarítmica natural e funções exponenciais. Aplicação do cálculo com Geometria Analítica.

Disciplina: 9. FÍSICA GERAL

Ementa: Unidades de medidas. Sistema internacional e sistema técnico. Estática de partícula e corpo rígido. Medidas, Algarismos Significativos e Noções da Teoria de Erros. Dinâmica da partícula. Leis de Newton; atrito estático e cinético; dinâmica do movimento circular; trabalho, potência e energia. Fluidos. Colisões entre partículas. Eletrostática, circuitos de corrente contínua, indutância, capacitância, características da corrente alternada, circuitos de corrente alternada. Física atômica e nuclear. Noções sobre energia nuclear na agricultura.

Disciplina: 10. GEOLOGIA E MINERALOGIA

Ementa: Dinâmica interna e externa do globo terrestre; Mineralogia; Petrologia; Processos geomorfológicos; Processos de intemperismo; Fatores e processos de formação dos solos. Morfologia de solos: características morfológicas e descrição de perfis de solos. Classificação de solos: Americana (1938), Soil Taxonomy; Brasileira. Levantamento de solos: tipos e composição. Classificação dos Solos Brasileiros.

Disciplina: 11. INFORMÁTICA APLICADA

Ementa: Editores multimídia. Software: editor de texto, planilha eletrônica, banco de dados, editores de gráficos e editores de apresentações. Conceitos Básicos de Computadores; Aplicativos, Fluxogramas e Algoritmos utilizando interface gráfica; Aplicações Computacionais em ciências agrárias. Objetivo geral: A disciplina fornecerá ao aluno conceitos e mecanismo computacional dos softwares mais utilizados. Word em edição de texto, Excel, Power point, Corel draw e introdução ao programa Autocad em desenhos e confecção e edição de vídeos e aplicativos com ênfase nas ciências agrárias. O aluno ficará capacitado para fazer tabelas dinâmicas, textos e desenho gráficos a qual utilizará em outras disciplinas de caráter multidisciplinar.

Disciplina: 12. QUÍMICA ANALÍTICA

Ementa: Introdução à química analítica. Teoria da dissociação eletrolítica: reações iônicas, ácidos-bases, efeito diluição, pH, concentração de ions, soluções tampões. Hidrólise dos sais. Estudo de oxi-redução. Analise gravimétrica: balança analítica. Análise volumétrica: neutralizações e preparação de titulações. Potenciômetro. Calorimetria. Química quali e quantitativa.

4

Disciplina: 13. SISTEMÁTICA VEGETAL

Ementa: Princípios de sistemática vegetal. Histórico e nomenclatura botânica. Técnicas de coleta e herborização. Estudo dos caracteres morfológicos, sistemáticos, evolutivos, reprodutivos e importância econômica de gimnospermas e angiospermas. Fundamentos teórico-práticos para o ensino de Botânica.

Disciplina: 14. ZOOLOGIA GERAL

Ementa: Noções de classificação animal e nomenclatura zoológica; Protozoário; principais Filos; (parasitas do homem e dos animais domésticos); Platelmintos, tuberlários, trematódeos e cestódeos (parasitas do homem e dos animais domésticos); Nematelmintos; características morfológicas e biologia (parasitas do homem e dos animais domésticos) Moluscos; Anelídeos; oligoquetas e sua importância na fertilidade do solo; Artrópodos, caracteres gerais, classificação, biologia e importância das principais espécies de insetos, ácaros e carrapatos 2º ANO - 3º SEMESTRE/PERÍODO

Disciplina: 15. ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL

Ementa: A disciplina introdutória para outras da área de pecuária. Abordará noções de anatomia e fisiologia dos tecidos epitelial, nervoso, conjuntivo, ósseo, adiposo, cartilaginoso, muscular e do sangue. Sistemas endócrinos, circulatório, respiratório, digestivo, urinário. Fisiologia da digestão, reprodução e da lactação. A disciplina terá principal foco na fisiologia da digestão, reprodução e lactação de mono e digástricos de animais com interesse zootécnico da parte morfológica e endócrina. Abordará de forma básica sobre animais domésticos em relação a sua fisiologia e bem estar.

Disciplina: 16. ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL

Ementa: Conceitos de ecologia. Fluxo de energia nos ecossistemas. Os grandes biomas. Ecologia de populações. Sustentabilidade. Ecologia das comunidades bióticas. Energia e matéria nos ecossistemas. Novo Código florestal. Liberação ambiental (REI-RIMA). Cadastro Ambiental Rural.

Disciplina: 17. ESTATÍSTICA

Ementa: Séries estatísticas e gráficos; Regras para elaboração e representação gráfica; Determinação de frequência variável e frequência continua; Medidas de tendência central; Medidas de dispersão;

5

Medidas de assimetria; Tipos de assimetria (curtose e box plot); Probabilidades; Distribuição de probabilidades; Intervalo de confiança; Teste de hipótese; regressão linear e quadrática simples. Aplicação de softwares estatísticos (planilha de Excel).

Disciplina: 18. FÍSICA DO SOLO

Ementa: Estudo das características e propriedades físicas dos solos: textura, estrutura, porosidade, densidade, cor, consistência, ar e água do solo. Relação entre propriedades e características físicas do solo e o desenvolvimento das plantas. Métodos e equipamentos em pesquisas sobre física do solo.

Disciplina: 19. FISIOLOGIA VEGETAL

Ementa: Compreensão dos processos que ocorrem na planta em síntese metabólica de compostos e relacionar com os processos de produção da planta. Relações energéticas, relação solo-agua-planta, fisiologia da nutrição e elementos minerais nos processos metabólicos, fisiologia de reguladores de vegetais na planta e processos fisiológicos de produção.

Disciplina: 20. METODOLOGIA CIENTÍFICA

Ementa: Abordar os conceitos científicos: empirismo, racionalismo, fenomenologia e dialética. Parâmetros técnicos e teóricos-metodológicos na contemporaneidade. A ciência no Brasil. Abordagens, métodos e técnicas em ciências naturais e exatas. Elaboração de projetos de pesquisa. Apresentação de trabalhos científicos com normas da ABNT e internacionais.

Disciplina: 21. MICROBIOLOGIA E BIOTECNOLOGIA AGRÍCOLA

Ementa: Isolamento e preservação de microrganismos com potencial para aplicação agronômica e biológica. Seleção de substratos, processos e aplicações. Formulação de meios de cultivo. Condições de cultivo, estocagem e métodos atuais de quantificação. Mecanismos fisiológicos de microrganismos envolvidos em bioprocessos na biotransformação de compostos químicos de interesse nas indústrias alimentícia e agroindústrias. Biologia molecular visando à identificação microbiana e a avaliação da diversidade em diferentes ambientes. Melhoramento genético de linhagens selvagens. Biossegurança. Ecotoxicologia.

Disciplina: 22. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA EM ENGENHARIA

Ementa: Interpretação e expressão gráfica: material, técnica, normas, letras e legendas. Interpretações de projeções e vistas ortográficas. Cortes e seções. Leitura e visualização

6

de desenhos. Perspectivas axonométricas e cavaleira. Computação gráfica com auxílio a representação gráfica 2ª ANO - 4º SEMESTRE/PERÍODO

Disciplina: 23. CLASSIFICAÇÃO DO SOLO

Ementa: Introdução à classificação de solos. Características diagnósticas do solo. Sistemas de classificação de solo. Interpretação de análises e levantamentos. Classificação de terras. Principais solos do estado de São Paulo e do Brasil.

Disciplina: 24. ENTOMOLOGIA GERAL

Ementa: Introdução à entomologia geral. Taxonomia dos insetos. Reprodução e desenvolvimento das espécies. Ecologia e autoecologia das espécies. Morfofisiologia interna e particularidades do sistemas digestório, respiratório, circulatório, excretor e nervoso. Morfologia externa dos insetos. Importância econômica das espécies pela Ordem. Ocorrência de insetos-praga das culturas de interesse agrícola: identificação, danos e introdução ao nível controle.

Disciplina: 25. ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL AGRÍCOLA

Ementa: Estatísticas aplicados a Agronomia para análise estatística de experimentos com delineamentos experimentais mais utilizados, arranjos fatoriais e experimentos com tratamentos quantitativos. Delineamentos Experimentais Básicos com tratamentos qualitativos e quantitativos. Análise computacional e interpretação e apresentação de resultados de experimentos agrícolas em arranjos fatoriais. Apresentação de resultados estatísticos em tabelas e gráficos para fins de publicação.

Disciplina: 26. FITOPATOLOGIA GERAL

Ementa: Introdução à fitopatologia. Sintomatologia e diagnose de doenças de plantas. Técnicas de laboratório para isolamento e identificação de organismos fitopatogênicos. Inoculação de fitopatógenos. Etiologia: ciclo do patógeno e da doença. Classificação de doenças. Fisiologia do parasitismo. Epidemiologia. Princípios básicos e métodos de controle de doenças e resistência de plantas à doenças. Métodos de quantificação de doenças e escalas.

Disciplina: 27. INTRODUÇÃO À ECONOMIA

Ementa:

7

Introdução à economia. Teoria do valor-trabalho. Teoria do valor-utilidade. Escolas do pensamento econômico. Tópicos de microeconomia. Tópicos de Macroeconomia. Desenvolvimento econômico. Importância da agricultura, pecuária e agroindústria para o desenvolvimento econômico. Desenvolvimento recente da agricultura brasileira. Política agrícola. Políticas para a agricultura familiar. Políticas para a segurança alimentar.

Disciplina: 28. MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

Ementa: Introdução à mecanização agrícola. Elementos de mecânica e mecanismos. Segurança no trabalho e normas de segurança no uso de tratores, máquinas, implementos e ferramentas agrícolas. Fontes alternativas de energia. Motores de uso agrícola. Combustíveis e lubrificantes. Tratores agrícolas. Máquinas para preparo do solo. Máquinas para semeadura e adubação. Máquinas para tratamentos culturais. Manutenção de máquinas agrícolas. Máquinas para colheita. Máquinas para silagem e fenação. Implementos agrícolas acessórios. Avaliação do desempenho de máquinas agrícolas. Análise operacional. Análise econômica e planejamento da mecanização agrícola.

Disciplina: 29. MELHORAMENTO VEGETAL

Ementa: Bases citológicas da Herança. Leis da Genética. Alelos múltiplos. Interação Gênica. Herança poligênica. Genética de Populações. Autofecundações. Heterose. Mutações. Aberrações cromossômicas em plantas e animais numéricas e estruturais. Herança extranuclear. Métodos de melhoramentos de plantas autógamas, alógamas e das propagadas assexuadamente. Melhoramento visando resistência a pragas, doenças e deficiências nutricionais.

Disciplina: 30. QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO

Ementa: Amostragem do solo. Fundamentos de acidez do solo. Conceitos básicos. Química agrícola (pH, CTC, CTA, reações e interação dos elementos no solo). Elementos essenciais para análise do solo, determinações e interpretação. Acidez do solo, calagem e gessagem. Matéria orgânica. Ciclos. Adsorção dos elementos. Colóides do solo. Elementos úteis e tóxicos. Caracterização da fertilidade de solos de regiões de cerrado, tropicais e subtropicais. Relação química do solo e culturas agrícolas. Análise de teor de nutrientes. Metodologia de análise de solo. 3º ANO - 5º SEMESTRE/PERÍODO

Disciplina: 31. ADUBOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS

Ementa:

8

Marcha de absorção dos nutrientes, absorção de nutrientes via radicular e via foliar e fatores internos e externos que afetam a entrada de nutrientes na planta. Macro e micronutrientes dentro da planta, suas funções, seus sintomas de carência, e os níveis adequados na planta para um bom desenvolvimento. Diagnose foliar e análise química de tecidos vegetais: amostragem no campo; preparo da amostra, a análise química, a interpretação dos resultados analíticos. Fertilizantes: terminologia, legislação, produção e consumo no Brasil. Obtenção, características físicas, químicas e ação dos fertilizantes e corretivos no solo, em misturas com outros fertilizantes e na planta. Formas de aplicação. Adubos orgânicos, organominerais, composto. Escolha dos fertilizantes. Dosagens. Calculo de adubação. Principais fertilizantes.

Disciplina: 32. AGROMETEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA AGRÍCOLA

Ementa: A disciplina de Agrometeorologia e Climatologia agrícola tem por objetivo de preparar o aluno e conhecer a metodologia de coletas de dados climáticos, compreender, calcular, transformar e analisar as variações espaciais e temporais dos elementos meteorológicos e climatológicos de importância para a sua formação, bem como identificar sua influência sobre as atividades agrosilvipastoris.

Disciplina: 33. DOENÇAS DAS CULTURAS AGRÍCOLAS

Ementa: Podridões de órgãos de reserva, Tombamento de plântula, Podridões de raiz e colo, Doenças vasculares, Manchas foliares, Míldios, Oídios, Ferrugens, Carvões, Galhas e Viroses das principais culturas agrícolas; Soja, Milho, Feijão, Amendoim, Arroz, Trigo, Citros, Café, Mamão, Abacaxi, Batata, Tomate, Folhosas, doenças de sementes, métodos de controle

Disciplina: 34. FORRAGICULTURA E PASTAGEM

Ementa: Morfologia de espécies forrageiras. Ecofisiologia de plantas forrageiras. Principais espécies forrageiras. Intensidade de pastejo e produção animal. Métodos de pastejo. Adubação, implantação, recuperação e renovação de pastagens.

Disciplina: 35. HIDRÁULICA APLICADA

Ementa: Hidrostática. Hidrodinâmica. Escoamento em condutos forçados. Escoamento em condutos livres, medidores de vazão, elevação da água. Barragens de terra: conceito, dimensionamento de linhas de derivação e dimensionamento de motores para bombeamento hidráulico e hidrodinâmico.

Disciplina: 36. MANEJO DE ANIMAIS ZOOTÉCNICOS I

9

Ementa: A pecuária de corte e leite no Brasil e no mundo; o mercado de produtos lácteos, aspectos relacionados à produção e à composição do leite; ezoognósia do tipo leiteiro, principais raças exploradas no Brasil; manejo geral do rebanho (cria, recria, engorda); manejo de ordenha; manejo reprodutivo; alimentação de bovinos; produção do novilho precoce; produção do novilho super precoce; melhoramento genético de bovinos; cruzamentos na bovinocultura; instalações e manejo de bovinos.

Disciplina: 37. NUTRIÇÃO ANIMAL

Ementa: Estudo da nutrição e fisiologia da utilização dos nutrientes (água, proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas, minerais e aditivos); Análise de Alimentos, Energia; Alimentos; Alimentação das diferentes espécies; Balanceamento de rações.

Disciplina: 38. TOPOGRAFIA GERAL

Ementa: Conceitos e parâmetros de planimetria e altimetria nos conteúdos de Topografia: Levantamentos planimétricos: Nivelamentos: geométrico, trigonométrico, barométrico. Declividade. Curvas de nível. Levantamentos Altimétricos: origem, conceitos, problemas e temas atuais relevantes. Questões Fundamentais da Altimetria: Métodos gerais de nivelamento, Curvas de nível, Sistematização de terrenos. Projetos topográficos planialtimétricos.

3º ANO - 6º SEMESTRE/PERÍODO

Disciplina: 39. FRUTICULTURA I

Ementa: Importância sócio-econômico e nutricional, morfologia e biologia floral, taxonomia, botânica e cultivares comerciais, métodos de propagação, clima e solos, implantação da cultura e tratos culturais (condução, nutrição, podas, controle de plantas daninhas, controle fitossanitário e outros tratos específicos), colheita, classificação e embalagem das seguintes atividades frutícolas: citricultura, bananicultura, abacaticultura, figueira e cajueiro. Aspectos da frutíferas de clima temperado: Maça, Pêra, Mirtilo, amora, pêssego e cerejeira.

Disciplina: 40. IRRIGAÇÃO E DRENAGEM

Ementa: Importância da irrigação e drenagem para a agricultura. Parâmetros básicos relacionados com sistemas de irrigação e drenagem. Sistematização de terras para irrigação e drenagem. Sistemas de irrigação por superfície. Sistemas de irrigação por aspersão. Sistemas de irrigação localizada. Drenagem agrícola.

10

Disciplina: 41. MANEJO DE ANIMAIS ZOOTÉNICOS II

Ementa: Manejo e produção Suinocultura, aves e peixes no Brasil: análise e prospectivas; Manejo da fêmea e do macho reprodutores; Manejo do leitão do nascimento ao abate; Raças de Suínos, cruzamentos e hibridação; Seleção de reprodutores; Instalações; Influência do Ambiente na criação de suínos; Inserção do pequeno suinocultor no agronegócio. Avicultura e seus impactos ambientais; Noções de anatomia e fisiologia das aves; Produção de frangos de corte, linhagens, programa alimentar, sanidade, instalações, equipamentos e manejo. Manejo e produção de peixes: seleção de espécies, criadouros e ambiente de produção, alimentação de alevinos, produção e escoamento.

Disciplina: 42. TRATAMENTO FITOSSANITÁRIO

Ementa: Conceitos, histórico e importância dos produtos fitossanitários. Classificação toxicológica e toxicologia dos produtos fitossanitários. Legislação referente à prescrição, venda, transporte, armazenamento e venda de produtos fitossanitários. Uso de ferramentas computacionais do Ministério da Agricultura e do Sistema de Agrotóxicos da Secretaria de Agricultura. Segurança na aplicação de produtos fitossanitários. Descarte de embalagens vazias. Formulações comerciais de produtos fitossanitários. Estudo das gotas, volumes de calda, densidade e cobertura de alvos. Bicos e pontas de pulverização. Equipamentos utilizados na aplicação. Condições climáticas para aplicações. Aplicações terrestres e aéreas. Qualidade da água em aplicações. Tratamento de sementes. Receituário Agronômico. Impactos ambientais: prevenção e controle.

Disciplina: 43. OLERICULTURA

Ementa: Ecofisiologia das principais culturas solanáceas, curcubitáceas, folhosas e dentre outras. Qualidade bromatológica, fitossanitária e industrial de produtos vegetais. Sistemas de manejo das culturas. Rotação, consorciação e sucessão de culturas. Armazenamento e comercialização. Abordagem das principais culturas da região. Viabilidade sócio-econômica e ambiental dos sistemas de produção: convencional e alternativo. Fisiologia da pós-colheita.

Disciplina: 44. PRAGAS DAS CULTURAS I

Ementa:

Métodos de controle dos insetos-pragas. Estudo dos inseticidas: classificações, grupos químicos, mecanismos e modo de ação. Introdução ao Manejo Integrado de Pragas e Evolução histórica da aplicação do MIP. Fatores determinantes da abundância e da

11

distribuição dos insetos. Princípios do manejo integrado de Pragas. Principais pragas da culturas da Soja, Milho, Arroz, Feijão, trigo, cevada, centeio e forrageiras e demais cereais.

Disciplina: 45. TECNOLOGIA E PRODUÇÃO DE SEMENTES

Ementa: Importância das sementes. Conceitos de sementes. Formação e estrutura das sementes. Composição química das sementes. Maturação de sementes. Germinação das sementes. Dormência de sementes. Deterioração de sementes. Produção de sementes. Beneficiamento de sementes. Secagem das sementes. Armazenamento, Análise de sementes.

4º ANO - 7º SEMESTRE/PERÍODO

Disciplina: 46. CONTROLE DE PLANTAS INVASORAS E DANINHAS

Ementa: Introdução a ciência de plantas daninhas. Importância econômica do controle de ervas daninhas. Principais ervas daninhas: descrição sumária. Métodos de controle de ervas. Herbicidas: classificação e uso, comportamento no solo e na planta. Dessecantes e fitorreguladores. Aplicação de herbicidas: instrumentos, calibração, cuidados. Recomendações de herbicidas.

Disciplina: 47. CULTURAS DAS PLANTAS DE CEREAIS

Ementa: Origem, histórico, importância econômica, Classificação Botânica, cultivares; Clima e solo; Preparo do solo, adubação e calagem; Propagação e semeadura; Tratos culturais; Tratamento fitossanitário; Colheita e Comercialização das culturas: feijão, milho, arroz e trigo.

Disciplina: 48. CULTURAS DAS PLANTAS PRODUTORAS DE ENERGIA

Ementa: Elucidar e conhecer em cada uma das culturas as particularidades de produção de: cana-de-açúcar, sorgo sacarino, mandioca e biomassas e serão estudados os seguintes propósitos: Introdução: origem, histórico e importância econômica; Botânica: classificação, descrição da planta e cultivares; Clima e solo; Preparo do solo, adubação e calagem; Propagação e plantio; Tratos culturais; Tratamentos fitossanitário; Colheita e transporte

Disciplina: 49. CULTURA DE PLANTAS PRODUTORAS DE FIBRAS E EXTRATIVAS

12

Ementa: Importância das culturas: culturas produtoras de fibras como Algodão, Sisal, Rami e Crotalaria juncea e culturas extrativas: Seringueira e Pinus. Introdução: origem, histórico e importância econômica; Botânica: classificação, descrição da planta e cultivares; Clima e solo; Preparo do solo, adubação e calagem; Propagação e plantio; Tratos culturais; Tratamento fitossanitário; Colheita; Processamento.

Disciplina: 50. FRUTICULTURA II

Ementa: Importância sócio-econômico e nutricional, morfologia e biologia floral, botânica e cultivares comerciais, métodos de propagação, clima e solos, implantação da cultura e tratos culturais (nutrição, podas, condução das plantas, controle de plantas daninhas, controle fitossanitário e outros tratos específicos), colheita, classificação e embalagem das espécies de fruteiras: Uva, maracujazeiro, mamoeiro, mangueira, abacaxizeiro e goiabeira e frutas exóticas: Pitáia, família das Atas, Granadio e Abiu.

Disciplina: 51. PRAGAS DAS CULTURAS AGRÍCOLAS II

Ementa: Introdução à entomologia agrícola. Principais pragas das culturas. Insetos úteis. Métodos de controle de pragas (legislativo, por comportamento, cultural, mecânico, físico e biológico). Manejo e produção Integrada. Controle autocida. Método de controle de pragas das culturas folhosas e hortícolas, frutícolas e ornamentais de maior importância agronômica.

Disciplina: 52. SILVICULTURA E MANEJO DE ESPÉCIES FLORESTAIS

Ementa: Introdução ao manejo e produção florestal. Importância da atividade florestal no Brasil. Distinguir e caracterizar diferentes essências florestais nativas e reconhecer a importância das mesmas no aspecto econômico e conservacionista. Técnicas florestais das principais culturas florestais da região: pinus, eucalipto e bracatinga. Manejo de florestas cultivadas. Seleção e mapeamento de árvores matrizes. Métodos para coleta e beneficiamento de sementes. Planejamento e Implantação de viveiro florestais. Implantação florestal e manejo silvicultural. Noções de sistemas agrossilvipastoris. Rentabilidade de povoamento florestais. Conceitos em tecnologia de produtos florestais.

Disciplina: 53. TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO DO AÇÚCAR E ÁLCOOL

Ementa:

13

Introdução à tecnologia do açúcar; matérias-primas; processamento; armazenamento e comercialização. Álcool: introdução à tecnologia do álcool etílico; matérias-primas; insumos; microbiologia da produção do álcool; processamento; armazenamento e comercialização; subprodutos da indústria sucroalcooleira.

4º ANO - 8º SEMESTRE/PERÍODO

Disciplina: 54. ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO RURAL

Ementa: Introdução ao estudo da Administração Rural. Capital e custo da empresa agropecuária. Contabilidade da empresa agropecuária. Medidas de resultado econômico. Fatores que afetam os resultados econômicos. Matemática financeira. Investimento: conceito, objetivos e tipologias. Projetos agropecuários: elaboração e avaliação. Custo de produção e análise de viabilidade. Rentabilidade de projetos de investimentos. Orçamentos.

Disciplina: 55. AUTOMATIZAÇÃO E ENERGIA RENOVÁVEL NA AGRICULTURA

Ementa: Introdução e conceitos básicos em energia. Combustão, combustíveis e fornalhas. Biodigestores rurais; Aproveitamento de pequenas quedas d’água; Energia solar e Energia eólica, Outras fontes de energia renovável na agricultura. Interfaces práticas de programação e instalação voltados a projetos a manejo eficiente da agua e ambiente.

Disciplina:56. CONTRUÇÕES E INSTALAÇÕES RURAIS

Ementa: Especificidade das Construções Rurais; origem, conceitos, problemas e temas atuais e relevantes; Questões Fundamentais das Construções; Materiais de Construção; Estabilidade das construções; Técnicas de construções e Projetos.

Disciplina:57. CULTURAS DAS PLANTAS OLEAGINOSAS

Ementa: Objetiva conhecimento pleno das culturas: Soja, Mamona, Amendoim e Girassol dentre outras como canola: Introdução: origem, histórico, importância econômica; Botânica: Classificação, descrição da planta e cultivares; Clima e solo; Preparo do solo, adubação e calagem; Instalação da cultura; Tratos culturais; Tratamento fitossanitário; Colheita.

Disciplina:58. CULTURAS DAS PLANTAS ESTIMULANTES E MEDICINAIS

Ementa:

14

A disciplina de Culturas das plantas Estimulantes e Medicinais tratará das culturas de: Café, Cacau, Chá e as diversas plantas medicinais (Alcachofra, Aroeira, Babosa, Cascara Sagrada, Espinheira Santa, Garra do diabo, Guaco, Hortelã e unha de gato) nos aspectos de produção, condução e transformação como os processos fitoquimicos princípios ativos, sempre abordando: origem, histórico e importância sócio-econômica; Botânica: classificação, descrição da planta e cultivares; Clima e solo; Preparo do solo, adubação e calagem; Propagação, plantio e semeadura; Tratos culturais; Tratamento fitossanitário; Colheita; Armazenamento.

Disciplina:59. FISIOLOGIA DE PÓS COLHEITA

Ementa: Desenvolvimento de frutos e hortaliças: fenômenos químicos, bioquímicos e microbiológicos pré e pós colheita. Manuseio, embalagem e transporte. Armazenamento sob refrigeração e atmosfera controlada. Controle da maturação de frutos.

Disciplina:60. FLORICULTURA E PAISAGISMO

Ementa: Introdução e Importância das plantas ornamentais: classificação, métodos de propagação, tratos culturais. Métodos de produção em estufas e condução e projetos de Jardins. Elementos de jardinagem e conceitos de jardinagem. Planejamento e construção de jardins, parques e ambientes ecofisiologicos de paisagismo.

Disciplina:61. MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E BACIAS HIDROGRÁFICAS

Ementa: A disciplina abordará a Importância do Meio ambiente e dos solos de cerrado e outros biomas de importância. Erosão e Manejo do solo e da água. Sistemas de cultivo e suas práticas conservacionistas. Planejamento do uso do solo. Manejo de bacias hidrográficas. Recuperação de áreas degradadas e adequação de recursos renováveis agrosustentáveis.

Disciplina: 62. TECNOLOGIA DOS PRODUTOS AGROINDUSTRIALIZADOS (TPA)

Ementa: Qualidade dos alimentos. Bromatologia. Microbiologia de alimentos. Tecnologia de produtos de origem vegetal e animal. Controle de qualidade. Higiene agro-industrial. Legislação agro-industrial. Agregação de valor pela agroindustrialização.

5º ANO - 9º SEMESTRE/PERÍODO

Disciplina:63. ANÁLISE E GESTÃO DA QUALIDADE AGROINDUSTRIAL

15

Ementa: Evolução do conceito e da prática da gestão da qualidade relacionados a área agrícola e agroindustrial, sendo abordados: Fundamentos da qualidade e modelos de gestão; Sistema de gestão da qualidade; Ferramentas para o controle e melhoria da qualidade; Desdobramento da função qualidade; Análise do modo e do efeito da falha (FMEA); Seis Sigma; Técnicas aplicadas ao Seis Sigma; Desdobramento e gestão de estratégias de qualidade e melhoria; Sistemas de medição e desempenho; Benchmarking.

Disciplina:64. DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SOCIO-CULTURAL

Ementa: O fundamento axiológico dos direitos humanos e a questão de sua vigência universal; Direitos humanos e direitos fundamentais: os graus de positividade; Os direitos humanos como princípios e como norma; no plano nacional e internacional; hierarquia e força vinculante; O fundamento dos direitos coletivos dos povos; A formação da consciência ética: educação sentimental e educação técnica em sua sociedade e cultura.

Disciplina:63. EXTENSÃO RURAL E POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

Ementa: Objetivos e atuação da Sociologia Rural. Especificação da estrutura social rural e alternativas do desenvolvimento para os sistemas sociais subdesenvolvidos. Análise de problemas especiais do subdesenvolvimento: migração, educação rural, mão-de-obra, difusão de inovações tecnológicas. Introdução e fundamentos de extensão rural. Comunicação rural. Metodologia de Extensão rural. Programas de extensão rural.

Disciplina:63. GEOPROCESSAMENTO E GEORREFERENCIAMENTO RURAL

Ementa: A disciplina compreenderá ao aluno o uso de ferramentas de geoprocessamento; Banco de Dados; Representação de dados no SIG e aplicações; Princípios do sensoriamento remoto e aplicações

Disciplina:64. GESTÃO E EMPREENDEDORISMO DO AGRONEGÓCIO

Ementa: Cooperativismo. Legislação e política agrária. Informatização da agricultura. Método de planejamento. Avaliação de projetos. Orçamentação. Administração e gerenciamento agropecuário. Mercado e disponibilidade de recursos. Inicialização do empreendimento agrícola. Bases e fundamentos para gestão do agronegócio. Agrobusiness.

Disciplina:65. SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA

Ementa: Origem e evolução da agricultura; Ecossistema natural e agrícola; Fronteira agrícola e abertura de novas áreas; Sistema convencional de cultivo; Sistemas conservacionistas: cultivo mínimo; sistema de manejo em semeadura direto; sistema integração lavoura

16

pecuária; sistemas agrosilvopastoris; Atributos físicos, químicos e biológicos em sistemas de cultivo; Uso e conservação da água na agricultura conservacionista; Custos de produção agrícola; Problemas e adequação dos sistemas de cultivos conservacionistas.

Disciplina:66. ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

Ementa: Princípios e valores humanos. Direitos e Deveres do Profissional da Engenharia. Paradigmas Profissionais. Atribuições Profissionais. Responsabilidade e Autoria Profissional. Organização do Sistema CREA/CONFEA.

Disciplina:65. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Ementa: Projeto de pesquisa ou extensão como requisito para titulação de Engenheiro Agrônomo, promovendo: o conceito e estrutura de elaboração e apresentação gráfica de dados científicos em grupos de estudos ou pesquisas com orientação acadêmica; Redação científica e compilação de dados; Normas da ABNT. Planejamento e apresentação para banca avaliadora. 5ºANO - 10º SEMESTRE/PERÍODO

Disciplina: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Ementa: Estagio curricular supervisionadas por membros do corpo docente do curso de Agronomia ou cursos que apresentem interdisciplinaridade com o mesmo. O estágio supervisionado obrigatório visa assegurar a consolidação e a articulação das competências estabelecidas para o curso de Engenharia Agronômica. Os estágios são

computados a partir do 3 ano (6º período) e terminado no 5 ano (10º período) e

seguem as diretrizes e normas em vigor aprovadas pelo colegiado de curso. No total, o aluno terá que cumprir 240 horas do 6 ao 9º período e uma carga maior no 10º período para finalização das cargas de estagio curricular obrigatório.

Disciplina: ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Ementa: Participação em Cursos, congressos, monitorias, publicação de artigos, eventos técnicos e dentre outros que auxiliem o acadêmico em maior diversidade de aprendizagem e conhecimento. O aluno terá que cumprir um mínimo de 100 horas de atividades complementares que estão vigentes no Plano Pedagógico de curso (PPC).

top related