eis que venho sem demora - lição 05 - tiatira - o perigo do comprometimento

Post on 29-Jun-2015

8.260 Views

Category:

Education

6 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

TIATIRA, O PERIGO DO TIATIRA, O PERIGO DO COMPROMETIMENTOCOMPROMETIMENTO

Alvo da liçãoAlvo da liçãoO aluno será capaz de

sabersaber reconhecer que não há possibilidade de qualquer comunhão ou associação do crente com incrédulos;

sentirsentir adorar e comprometer-se com Jesus e somente com Ele;

agiragir atentar para possíveis comprometimentos com o mundo.

IntroduçãoIntrodução

Éfeso “o que tem nas mãos as sete estrelas”

Esmirna “o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver”

Pérgamo “aquele que tem a espada afiada de dois gumes”

Tiatira ”que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido”

JESUS E AS SETE IGREJASJESUS E AS SETE IGREJAS

IntroduçãoIntrodução

Chegamos agora ao estudo da carta mais longa, escrita à cidade de menos importância. Por que então mandou o Filho de Deus escrever mais a essa igreja do que às outras? É que o problema da igreja de Tiatira era um dos mais sérios, o qual nos aflige até o dia de hoje.

Tiatira não era um centro cultural, político, nem religioso; portanto não havia ali perseguição religiosa como nas outras cidades. Mas era um importante centro comercial, de onde viera Lídia.

I. A cidade de Tiatira

1.1. Carne oferecida a ídolosCarne oferecida a ídolos

2. bebedices e imoralidade2. bebedices e imoralidade

II. O problema da igreja

Aplicações para hojeAplicações para hojeO problema de Tiatira é o nosso problema de hoje: até onde pode o crente ir em relação às organizações, clubes, etc. fora da igreja, e entrar em íntima associação com os incrédulos, sem se comprometer com o mundo?

III. A apresentação de Cristo (Ap 2.18-19)

-“Olhos como chama de fogo”, que são penetrantes e falam do Seu íntimo conhecimento do que se passava.

- “Pés semelhantes ao bronze polido”, que falam de juízo, julgamento, de sorte que nessa apresentação já vem uma ameaça.

III. A apresentação de Cristo (Ap 2.18-19)

1. Suas obras representam o seu ministério

2. A motivação do seu ministério

3. O progresso no seu ministério

IV. A condenação da igreja (Ap 2.20-21)

O grande pecado daquela igreja foi tolerar que a mulher Jezabel não somente ensinasse o erro, mas também seduzisse os crentes ao pecado.

1. Quem era Jezabel? Alguns pensam que o nome Jezabel é figurativo, lembrando a mulher de Acabe, que quis unir a adoração de Baal à de Jeová: o nome então indica a heresia dela. Outros deduzem que Jezabel era o seu nome real e que talvez ela fosse a mulher do bispo ou líder da igreja.

IV. A condenação da igreja (Ap 2.20-21)

O grande pecado daquela igreja foi tolerar que a mulher Jezabel não somente ensinasse o erro, mas também seduzisse os crentes ao pecado.

1. O que fez Jezabel? A verdade é que não sabemos realmente quem ela era, mas o que fazia fica bem claro (v.20). Ela tinha uma influência má e sedutiva dentro da igreja. Não que ela quisesse destruir a igreja, ao contrário, só queria introduzir novas ideias para “facilitar as coisas”. Para isso ela dizia ser profetisa, ter uma revelação especial que lhe dava autoridade e ter também uma profunda filosofia de vida (v.24).

V. O castigo para a igreja (Ap 2.22-23)

As figuras usadas aqui nos dão uma ideia do As figuras usadas aqui nos dão uma ideia do terrível castigo que viria, e que serviria de terrível castigo que viria, e que serviria de testemunho às igrejas. Cristo sabe o que se testemunho às igrejas. Cristo sabe o que se passa dentro delas, e o erro no seio da igreja não passa dentro delas, e o erro no seio da igreja não pode continuar sem castigo. “A cama de pode continuar sem castigo. “A cama de prostituição de Jezabel (v.22) seria transformada prostituição de Jezabel (v.22) seria transformada em cama de angústia” (Alford), tanto para ela em cama de angústia” (Alford), tanto para ela como para os seus seguidores.“Todas as igrejas como para os seus seguidores.“Todas as igrejas conhecerão” - o juízo de Deus serviria de lição conhecerão” - o juízo de Deus serviria de lição para as igrejas.para as igrejas.

VI. O conselho de Cristo (Ap 2.24-25)

Vemos que nem toda a igreja tinha sido Vemos que nem toda a igreja tinha sido enganada por Jezabel e participado dos seus enganada por Jezabel e participado dos seus ensinos. Aos que resistiram Cristo ordena: ensinos. Aos que resistiram Cristo ordena: “conservai o que tendes”“conservai o que tendes” - a fé, o amor, a - a fé, o amor, a perseverança e o serviço que faziam.perseverança e o serviço que faziam.

VII. A promessa de Cristo (Ap 2.26-28)

1.1. Eu lhe darei autoridade sobre as naçõesEu lhe darei autoridade sobre as nações 2. Dar-lhe-ei a estrela da manhã 2. Dar-lhe-ei a estrela da manhã

Revisão e aplicação

AMOR - FÉ - SERVIÇO – PERSEVERANÇAAMOR - FÉ - SERVIÇO – PERSEVERANÇA

““Vocês possuem essas quatro qualidades, ou Vocês possuem essas quatro qualidades, ou apenas uma, duas ou três delas”?apenas uma, duas ou três delas”?

A mensagem desta carta é nitidamente uma mensagem para os dias de hoje, quando a voz de Jezabel se ouve nas igrejas clamando contra a separação. O ensino popular é que podemos bem associar-nos com os incrédulos sem nos poluir. Mas a Palavra de Deus insiste: “retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor” (2Co 6.17).

ConclusãoConclusão

top related