[ebd maranata] revista o poder e o ministério da oração | lição 9 - a oração e a vontade de...

Post on 15-Jun-2015

1.871 Views

Category:

Spiritual

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Apresentação utilizada na aula da EBD da Igreja Evangélica Pentecostal Maranata para a Classe dos adultos. Revista O Poder e o Ministério da Oração da CPAD Aula 28/11/10 4º Trimestre

TRANSCRIPT

2010 4º Tri - O Poder e o Ministério da Oração

Lição 9A Oração e a vontade de Deus

2010 4º Tri - O Poder e o Ministério da Oração

Lição 9Verdade PráticaA Bíblia nos garante que a oração realizada de acordo com a vontade de Deus será atendida.

Introdução

Vamos aprender

I. A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS

II. ORAÇÕES NÃO RESPONDIDAS POR DEUS

III. ORAÇÕES ATENDIDAS POR DEUS

[Introdução ministrada por um aluno]

I. A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS

1. O caráter de Deus.

Quais são os atributos do caráter de Deus?

Revista: A Bíblia nos revela que Deus é amor, misericórdia, longanimidade, bondade, fidelidade e justiça.

Salmos 71

Justiça

Habitação

Esperança

Confiança

Sustento

Refúgio forte

Ajudador

Ensinador

Exaltador

I. A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS

1. O caráter de Deus.

“Quanto mais conhecermos a Deus, melhor compreenderemos, aceitaremos e identificaremos a sua vontade para nós.”

Eliezer de Lira e Silva

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Os 6.3)

“E aos violadores da aliança ele com lisonjas perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas.” (Dn 11.32)

I. A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS

1. O caráter de Deus.

Deus nos fez segundo o seu caráter

“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1.26).

"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." (Gálatas 5.22,23).

2. A vontade de Deus e as Sagradas Escrituras.

Como saber a vontade de Deus para homem?

Em termos gerais que a vontade de Deus nos é revelada nas Escrituras Sagradas. Devemos, portanto, estuda-las a fim de conhecer melhor a vontade de Deus e aprender a orar com mais discernimento.

“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” Jo 15.17

I. A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS

2. A vontade de Deus e as Sagradas Escrituras.

Orações fora da vontade de Deus, ou seja, em desacordo com a Sua Palavra.

“E os discípulos Tiago e João, vendo isso, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.” Lc 9.54-56

I. A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS

3. A vontade de Deus para cada indivíduo.

Deus quer que façamos escolhas que estejam em conformidade com sua vontade.

Mas, como podemos saber a vontade de Deus para nossa vida?

Para descobri-la, é necessário que o servo de Deus cultive uma vida de íntima comunhão com Deus. À medida que conhecemos o Senhor, sua vontade vai se tornando mais evidente para nós.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.2)

I. A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS

3. A vontade de Deus para cada indivíduo.

I. A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS

Para saber a vontade de Deus para decisões mais específicas, por exemplo, com quem casar, ou sobre a vida profissional, deveria considerar os seguintes:

a) Se existir uma falta da paz dentro de si, não vá em frente.

b) Fale com outros crentes mais maduros, e preste atenção aos seus conselhos.

c) Pergunte a si próprio: “Será que quero fazer a vontade de Deus com todo o meu coração?” Se a sua resposta for “sim”, é muito provável que saiba logo qual é a vontade de Deus.

3. A vontade de Deus para cada indivíduo.

I. A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS

d) Pergunte a si próprio: “Será que esta escolha vai me ajudar na minha vida espiritual?”.

e) Quando uma porta abrir, não suponha automaticamente que Deus esteja a abrir a porta. Às vezes o diabo tenta-nos com coisas atraentes que não são de acordo com a vontade de Deus para nós. Peça a sabedoria de Deus e pela Sua confirmação se aquela oportunidade à sua frente for a Sua vontade.

f) Não tome uma decisão rápida. Espere em Deus porque muitas vezes com o passar do tempo nossos pensamentos e desejos mudam.

Enfim, o que faço é para a glória de Deus? “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co 10:31).

II. ORAÇÕES NÃO RESPONDIDAS POR DEUS

1. Orações egoístas (Tg 4.3).

“E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres.”

Após conhecer o Senhor mais profundamente, Jó intercedeu por seus amigos (Jó 42.10).

2. Orações por posição social.

Mateus 20.17-28

“Então, se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o e fazendo-lhe um pedido. E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu Reino” (Mt 20.20,21)

Jesus disse: “Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber?”

Observe que a mãe de Tiago e João adorou a Jesus antes do seu pedido. Ela adorou Jesus, mas seu objetivo principal era obter algo dEle.

II. ORAÇÕES NÃO RESPONDIDAS POR DEUS

2. Orações por posição social.

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Cl 3.1-3)

Entretanto, como podemos querer que o mundo se liberte do materialismo, se temos, enquanto Igreja, igualmente dado prioridade às coisas da terra?

Como podemos querer que o mundo se liberte do materialismo, se nossas preocupações estão única e exclusivamente nesta terra?

Como podemos denunciar o materialismo, se nossos púlpitos apenas falam de “prosperidade material”, se os crentes querem apenas melhores salários, empregos e bem-estar nesta vida?

II. ORAÇÕES NÃO RESPONDIDAS POR DEUS

2. Orações por posição social.

Como criticar a prática materialista dos nossos dias, se, nas igrejas, o critério de crescimento no ministério é a arrecadação econômico-financeira, se há uma preocupação em se formar grandes impérios empresariais da fé?

Como mostrar a necessidade de se desprender do “ter” se alguns têm associado avivamento espiritual com o surgimento de megatemplos que fazem os grandes estádios e ginásios do mundo parecer miniaturas?

Nossos dias são os dias da “igreja de Laodicéia”, a igreja que deu valor ao materialismo e que, por isso, se achava suficiente e preparada só porque era rica, tinha se enriquecido e de nada tinha falta (Ap 3:17), mal sabendo, porém, que, espiritualmente falando, era praticamente um nada diante de Deus.

II. ORAÇÕES NÃO RESPONDIDAS POR DEUS

3. Orações hipócritas.

“E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.” (Mt 6.5,6)

II. ORAÇÕES NÃO RESPONDIDAS POR DEUS

1. A oração do rei Salomão.

III. ORAÇÕES ATENDIDAS POR DEUS

“Naquela mesma noite, Deus apareceu a Salomão e disse-lhe: Pede o que quiseres que eu te dê. E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande beneficência com Davi, meu pai, e a mim me fizeste rei em seu lugar. Agora, pois, ó SENHOR Deus, confirme-se a tua palavra, dada a Davi, meu pai; porque tu me fizeste rei sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? Então, Deus disse a Salomão: Porquanto houve isso no teu coração, e não pediste riquezas, fazenda ou honra, nem a morte dos que te aborrecem, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te pus rei, sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, e fazenda, e honra, qual nenhum rei antes de ti teve, e depois de ti tal não haverá.”(2Cr 1.7-12)

2. A oração do profeta Elias.

“Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu, SENHOR, és Deus e que tu fizeste tornar o seu coração para trás. Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu sobre os seus rostos e disse: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!” (1Rs 18.36-39)

III. ORAÇÕES ATENDIDAS POR DEUS

3. A oração de Davi.

Salmos 51

Embora Ele nos perdoe, nem sempre apaga as conseqüências de nossos pecados. A vida e a família de Davi nunca mais foram as mesmas como resultado do que ele fez (ver 2Samuel 12:1-23).

III. ORAÇÕES ATENDIDAS POR DEUS

Correção do Questionário

1. Como podemos saber a vontade de Deus para o homem?R. Lendo a Palavra de Deus.

2. Como podemos saber a vontade de Deus para nossa própria vida?R. Cultivando uma vida de íntima comunhão com Deus.

3. Quais orações não serão respondidas pelo Senhor?R. Orações egoístas, por posição social e hipócritas.

4. Quais personagens tiveram suas súplicas atendidas por Deus?R. Salomão, Elias e Davi.

5. Quais orações são atendidas pelo Senhor?R. As orações que são feitas de acordo com a vontade dEle.

top related