desexplicando a poesia

Post on 12-Jul-2015

683 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

O Texto Literário

1- As pessoas sentem saudades da infância.

2- Tenho saudades da minha infância.

3- Oh! Que saudades que tenho Da aurora de minha vida,Da minha infância queridaQue os anos não trazem mais!

• TEXTO LITERÁRIO – Texto com função estética, que explora diferentes recursos lingüísticos e estilísticos para produzir um efeito artístico. Predomina, portanto, o sentido conotativo (figurado), aquele que permite interpretações diferentes do sentido literal da palavra.

• TEXTO NÃO-LITERÁRIO – texto com mera função utilitária (informativa, argumentativa, científica, entre outras). Aqui temos o predomínio do sentido denotativo (literal), em que a palavra é tomada em seu significado básico.

Gêneros Literários

Soneto XI

Amor é fogo que arde sem se ver;É ferida que dói e não se sente;É um contentamento descontente;É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;É solitário andar por entre a gente;É nunca contentar-se de contente;É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;É servir a quem vence, o vencedor;É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favorNos corações humanos amizade,se tão contrário a si é o mesmo Amor?

(Luís de Camões)

Meu amor é simples, Dora

como a água e o pão

Como o céu refletido

nas pupilas de um cão.

(José Paulo Paes)

Vaso Grego

Esta de áureos relevos, trabalhada De divas mãos, brilhante copa, um dia, Já de aos deuses servir como cansada, Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.

Era o poeta de Teos que o suspendiaEntão, e, ora repleta ora esvasada, A taça amiga aos dedos seus tinia, Toda de roxas pétalas colmada.

Depois... Mas, o lavor da taça admira,Toca-a, e do ouvido aproximando-a, às bordasFinas hás de lhe ouvir, canora e doce,

Ignota voz, qual se da antiga liraFosse a encantada música das cordas, Qual se essa voz de Anacreonte fosse.

(Alberto Oliveira)

Poema tirado de uma notícia de jornal João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da [Babilônia num barracão sem númeroUma noite ele chegou no bar Vinte de NovembroBebeuCantouDançouDepois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

(Manuel Bandeira)

Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundoque amava Maria que amava Joaquimque amava Lilique não amava ninguém.João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,Raimundo morreu de desastre,Maria ficou para tia,Joaquim suicidou-se eLili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na

[história

(Drummond)

Lâmia

"Havia um formidável arco-íris no céu de outrora: Vimos a sua trama, a textura; ele agora Consta do catálogo das coisas vulgares. Filosofia, a asa de um anjo vais cortar, Conquistar os mistérios com régua e traço, Esvaziar a mina de gnomos, o ar do feitiço – Desvendar o arco-íris (...)“

(Keats)

Retrato Quase Apagado em que se Pode Ver Perfeitamente Nada

Escrever nem uma coisa Nem outra -A fim de dizer todasOu, pelo menos, nenhumas.Assim,Ao poeta faz bemDesexplicar -Tanto quanto escurecer acende os vaga-lumes.

(Manoel de Barros)

top related