curriculo transdisciplinar

Post on 28-Dec-2015

26 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Currículo, Currículo, Interdisciplinaridade Interdisciplinaridade

e Projetose Projetos

A vida é simples, A vida é simples, nós é que a nós é que a

complicamoscomplicamos

Sherlock Holmes e Dr. Sherlock Holmes e Dr. Watson vão acampar.Watson vão acampar.

Montam a tenda e, depois Montam a tenda e, depois de uma boa refeição e uma de uma boa refeição e uma garrafa de vinho, deitam-garrafa de vinho, deitam-se para dormir. se para dormir.

Algumas horas depois, Algumas horas depois, Holmes acorda e diz para o Holmes acorda e diz para o seu fiel amigo:seu fiel amigo:

– – Meu caro Watson, olhe Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o para cima e diga-me o que vê. que vê. Watson responde:Watson responde:

– – Vejo milhares e Vejo milhares e milhares de estrelas... milhares de estrelas... Holmes, então, pergunta:Holmes, então, pergunta:

– – E o que é que isso E o que é que isso significa?significa?

Watson pondera por um Watson pondera por um minuto e depois minuto e depois enumera:enumera:

1. Astronomicamente, 1. Astronomicamente, significa que há milhares significa que há milhares e milhares de galáxias e, e milhares de galáxias e, potencialmente, bilhões potencialmente, bilhões de planetas;de planetas;

2. Astrologicamente, 2. Astrologicamente, observo que Saturno está observo que Saturno está em Leão e teremos um dia em Leão e teremos um dia de sorte;de sorte;

3. Temporalmente, deduzo 3. Temporalmente, deduzo que são aproximadamente que são aproximadamente 03h15min pela altura em 03h15min pela altura em que se encontra a Estrela que se encontra a Estrela Polar;Polar;

4. Teologicamente, posso 4. Teologicamente, posso ver que Deus é todo-ver que Deus é todo-poderoso e somos pequenos poderoso e somos pequenos e insignificantes;e insignificantes;

5. Meteorologicamente, 5. Meteorologicamente, suspeito que teremos um suspeito que teremos um lindo dia. Correto?lindo dia. Correto?

Holmes fica um minuto em Holmes fica um minuto em silêncio e diz:silêncio e diz:– Watson! Alguém nos – Watson! Alguém nos roubou a nossa tenda.roubou a nossa tenda.

CRÍTICAS AO CURRÍCULO DISCIPLINAR ISOLADOCRÍTICAS AO CURRÍCULO DISCIPLINAR ISOLADO

Presta-se insuficiente atenção aos interesses dos alunos.

Não se leva suficientemente em conta a experiência prévia de estudantes concretos, seus níveis de compreensão, seus modos de percepção individual e seus ritmos de aprendizagem, o que não contribuirá para a estimulação dos necessários conflitos sócio-cognitivos, favorecendo assim um trabalho intelectual quase exclusivamente memorístico.

A problemática específica de seu meio sócio-cultural e ambiental costuma ser ignorada com muita freqüência, especialmente quando o principal recurso educacional são os livros-texto. As preocupações econômicas e políticas de cada editora impedem que se preste suficiente atenção aos problemas mais locais. A maneira mais usual de aumentar as tiragens de exemplares de um mesmo livro-texto é a de incluir conteúdos muito gerais que possam ser comuns em lugares muito diferentes e diversos.

Por, freqüentemente ser fragmentado, o currículo obstaculiza ou não estimula.

Também ocorre uma inibição das relações pessoais entre alunos e professores, devido ao desmembramento artificial da realidade em disciplinas, auxiliada também pela tirania do livro-texto.

Com enorme freqüência ocorrem dificuldades de aprendizagem provenientes de uma constante mudança de atenção de uma matéria para a outra.

O currículo por disciplinas costuma causar uma incapacidade para ajustar ao currículo problemas ou questões mais práticos, vitais e interdisciplinares.

A estrutura de disciplinas desanima, não incentiva iniciativas dos estudantes para o estudo nem a pesquisa autônoma. Não estimula a atividade crítica nem a curiosidade intelectual.

Na medida em que se limitam a acompanhar um livro-texto, professores transformam-se em “organizadores organizados”, carentes de autonomia, sem poder de decisão e sem controle. Figura totalmente oposta à tão defendida atualmente do “corpo docente pesquisador”, capaz de diagnosticar o que se sucede nas salas de aula, de tomar as decisões necessárias, de oferecer uma ampla variedade de recursos didáticos, de avaliar adequadamente tanto o projeto como o desenvolvimento de qualquer currículo.

FINALIDADES DO CURRÍCULO FINALIDADES DO CURRÍCULO INTEGRADOINTEGRADO

Que os alunos enfrentem a cada momento conteúdos culturais relevantes. “Por que estudamos isto?”

Que os conteúdos os quais encontram nas fronteiras das disciplinas, aqueles que são objeto de atenção em várias áreas do conhecimento e disciplinas, possam realmente ser abordados.

Contribuir para pensar interdisciplinariamente, para a criação de hábitos intelectuais que obriguem a levar em consideração as intervenções humanas de todas as perspectivas e pontos de vista possíveis.

A integração curricular também favorece a visibilidade dos valores, ideologias e interesses presentes em todas as questões sociais e culturais.

O trabalho interdisciplinar contribui para que os professores sintam-se partícipes de uma equipe de metas comuns a serem encaradas de maneira cooperativa, e responsável frente aos demais em suas tomadas de decisões.

Permite que os alunos possam se adaptar a uma inevitável mobilidade nos futuros empregos.

Esta modalidade de organização do currículo, na medida em que desperta o interesse e a curiosidade dos estudantes, pois o que se estuda sempre está vinculado a questões reais e práticas, estimula os sujeitos a analisar os problemas nos quais se envolvem e a procurar alguma solução para eles, contribuindo para a formação de pessoas criativas e inovadoras.

ANÁLISE CULTURAL E SEUS SUBSISTEMASANÁLISE CULTURAL E SEUS SUBSISTEMAS

Estrutura Social/Sistema Social: define as relações existentes em uma sociedade considerada como um todo(Parentesco, status, papel, direitos e deveres)

Sistema Econômico: alguns meios de encarar a utilização de seus recursos, sua produção, distribuição, intercâmbio ou comercialização.

Sistema de Comunicação Sistema de Racionalidade: decide o que é

razoável e o que conta como explicação em termos de causa e efeito.

Sistema Tecnológico: as pessoas, em diversos tipos históricos, tentam controlar o meio no qual vivem através de algum tipo de tecnologia.

Sistema Moral Sistema de Crenças Sistema Estético: algumas modalidades de arte e

formas de diversão e entretenimento para os membros.

Sistema de Amadurecimento: conjunto de costumes e convenções sobre a forma de crescimento de seus integrantes, sobre a passagem da infância para a adolescência, à vida adulta e à velhice.

PROJETO CURRICULAR E AS CLASSES DE PROJETO CURRICULAR E AS CLASSES DE CONHECIMENTOCONHECIMENTO Conhecimento pessoal/Cultural: É constituído

pelos fatos, conceitos, explicações e interpretações elaborados pelos alunos a partir de experiências pessoais em suas casa, famílias e das práticas culturais comunitárias às quais têm acesso.

Conhecimento Popular: É resultado das ações, interpretações e crenças promovidas através das diferentes redes de TV, filmes, vídeos, etc.

Conhecimento Acadêmico Dominante: Forma-se a partir de conceitos, paradigmas, teorias e explicações que constituem o corpo de conhecimento das ciências sociais e do comportamento.

Conhecimento Acadêmico Transformador: Este conhecimento é resultado de conceitos, paradigmas, temas e explicações que influenciam e transformam o conhecimento acadêmico dominante ou principal, contribuindo para expandir e revisar os padrões, paradigmas, teorias, explicações e metodologias de pesquisa estabelecidos.

Conhecimento Escolar: Resultado de fatos, conceitos e generalizações apresentados nos livros-texto, manuais para professores.

DIFERENTES PROPOSTAS DE ELABORAÇÃO DE DIFERENTES PROPOSTAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CURRICULARES INTEGRADOSPROJETOS CURRICULARES INTEGRADOS

•Integração correlacionado diversas disciplinas. (temas comuns)

•Integração através de temas, tópicos ou idéias. (temas geradores)

•Integração em torno de uma questão da vida prática e diária. (temas transversais)

•Integração a partir de temas e pesquisas decididos pelos estudantes.

DisciplinasDisciplinas

É a maneira de organizar e delimitar um É a maneira de organizar e delimitar um território de trabalho, de concentrar a território de trabalho, de concentrar a pesquisa e as experiências dentro de pesquisa e as experiências dentro de um determinado ângulo de visão. Ela um determinado ângulo de visão. Ela oferece uma imagem muito particular oferece uma imagem muito particular da realidade. Ela possui objeto de da realidade. Ela possui objeto de estuda, marcos conceituais, métodos e estuda, marcos conceituais, métodos e procedimentos específicos.procedimentos específicos.

Modo DisciplinarModo Disciplinar

Disciplina 1

O BifeO BifeArtes Biologia

Educação FísicaFísica

Química

Matemática

Língua Portuguesa

Filosofia

Geografia

HistóriaInglês

Psicologia

SociologiaÉ um mamífero, artiodáctilo e ruminante da espécie Bos taurus

Reino: AnimaliaFilo: ChordataClasse: MammaliaOrdem:ArtiodactylaFamília: BovidaeFamília: Bovinae

Gênero: Bos

Animal que começou a ser domesticado entre 5.000 e 6.000 anos atrás, servindo como animal de carga ou fornecendo carne, leite e couro.

O boi, um animal não-humano, pode ser uma pessoa? Ele é um ser racional e autoconsciente, dotado de consciência de si enquanto entidade distinta que tem um passado e um futuro?

No Brasil, a cadeia produtiva da carne engloba vários ramos de negócios, que vão desde a fabricação de ração e o ensino de profissionais qualificados (Médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos) até empresas de consultoria em sistemas de comércio exterior.

Observa-se juízo delirante de influência e de comer carne animal como método de aquisição de conhecimentos. A função do alimento transcende a de energético ou para saciar a fome.

Com a modernização e as alterações na cultura material, principalmente a substituição do pasto nativo pelo exótico, o equilíbrio da paisagem natural encontra-se ameaçado. A sustentabilidade cultural, entendida como um sistema aberto, passível de alterações, é um indicador de grande relevância na busca do desenvolvimento sustentável.

Fonte de proteína para construção das fibras musculares.

Macromolécula composta de milhares de monômeros denominados aminoácidos cuja principal característica é a presença de um agrupamento de átomos denominado carboxila e outro denominado amina

Meat1. fatia de carne bovina, ger. de pesos macios; bifesteque2. qualquer fatia de carne (de porco, de cavalo, de baleia, de fígado de um animal etc.) us. para grelhar, cozer ou fritar com o mesmo fim, ou carne picada ou moída, aglomerada com outros elementos em forma de bife, para fritar e servir como alimento

Corpo em processo entrópico adiantado, cuja energia química está se transformando em energia térmica e energia química transformada.

corpo com 320cm3 e 242g

MultidisciplinarMultidisciplinar

Fica reduzida à justaposição de Fica reduzida à justaposição de matérias diferentes, oferecidas de matérias diferentes, oferecidas de maneira simultânea, com a intenção maneira simultânea, com a intenção de esclarecer alguns dos seus de esclarecer alguns dos seus elementos comuns, mas na verdade elementos comuns, mas na verdade nunca se explicitam claramente as nunca se explicitam claramente as possíveis relações entre elas.possíveis relações entre elas.

Modo MultidisciplinarModo Multidisciplinar

Disciplina 1

Disciplina 4

Disciplina 2

Disciplina 3

Disciplina 5

Disciplina 6

PluridisciplinarPluridisciplinar

Justaposição de disciplinas mais ou Justaposição de disciplinas mais ou menos próximas, dentro de um mesmo menos próximas, dentro de um mesmo setor do conhecimento. Vem a ser uma setor do conhecimento. Vem a ser uma relação de mera troca de informações, uma relação de mera troca de informações, uma simples acumulação de conhecimentos. simples acumulação de conhecimentos. Nesse caso, não existe privilégio de uma Nesse caso, não existe privilégio de uma disciplina sobre a outra. No entanto, essa disciplina sobre a outra. No entanto, essa relação não as modifica internamente sua relação não as modifica internamente sua base teórica, problemática e metodológica, base teórica, problemática e metodológica, mantendo a sua individualidade.mantendo a sua individualidade.

Modo PluridisciplinarModo Pluridisciplinar

Disciplina 1

Disciplina 2

Disciplina 3

Área

Disciplinar CruzadoDisciplinar Cruzado

Envolve uma abordagem de postura Envolve uma abordagem de postura de força; a possibilidade de de força; a possibilidade de comunicação está desequilibrada, comunicação está desequilibrada, pois uma disciplina dominará as pois uma disciplina dominará as outras. A disciplina considerada outras. A disciplina considerada importante determinará como as importante determinará como as outras deverão se comportar.outras deverão se comportar.

Modo Disciplinar CruzadoModo Disciplinar Cruzado

Disciplina 1

Disciplina 4

Disciplina 2

Disciplina 3

Disciplina 5

InterdisciplinarInterdisciplinar

Implica em uma vontade e compromisso Implica em uma vontade e compromisso de elaborar um contexto mais geral, no de elaborar um contexto mais geral, no qual cada uma das disciplinas em contato qual cada uma das disciplinas em contato são por sua vez modificadas e passam a são por sua vez modificadas e passam a depender claramente umas das outras. depender claramente umas das outras. Existe intercomunicação e enriquecimento Existe intercomunicação e enriquecimento recíproco, e por conseqüência, recíproco, e por conseqüência, transformação de seus conceitos e suas transformação de seus conceitos e suas metodologias fundamentais.metodologias fundamentais.

Modo InterdisciplinarModo Interdisciplinar

Disciplina 1

Disciplina 4

Disciplina 2

Disciplina 3

Disciplina 5

Disciplina 6

CNMT

CHT

CHT

História

Filosofia

Sociologia

GeografiaPsicologia

Biologia

Química

Física

Matemática

L. Portuguesa L. Estrangeira

Artes

Ed. Física

Física

Bio

logi

a

QuímicaGeografiaEd. Física

História

Sociologia

Psicologia

Artes

L.

Estrangeira

Filo

sof

ia

Matem

ática

L. Portuguesa

TransdisciplinarTransdisciplinar

Aceita a prioridade de uma Aceita a prioridade de uma transcendência, de uma modalidade de transcendência, de uma modalidade de relação entre as disciplinas que as relação entre as disciplinas que as supere. A cooperação é tal que supere. A cooperação é tal que desaparecem os limites das disciplinas e desaparecem os limites das disciplinas e já podemos falar de uma macrodisciplina. já podemos falar de uma macrodisciplina. Aqui a integração ocorre dentro de um Aqui a integração ocorre dentro de um sistema onicompreensivo, na perseguição sistema onicompreensivo, na perseguição de objetivos comuns e de um ideal de de objetivos comuns e de um ideal de unificação epistemológico e cultural.unificação epistemológico e cultural.

Modo TransdisciplinarModo Transdisciplinar

Disciplina 1

Disciplina 4

Disciplina 2

Disciplina 3

Disciplina 5

Disciplina 6

CNMT

CHT

CLT

Ao que chamamos currículo? A Ao que chamamos currículo? A um processo ou a alguma um processo ou a alguma representação do mesmo? representação do mesmo?

Desde a retórica das Desde a retórica das declarações, dos propósitos e declarações, dos propósitos e

das idéias até a prática...das idéias até a prática...

Prescrições de MínimosOrdenação: especializações, ciclos, opções, etc.Planos da EscolaPlanos do Professor/aElaboração de textos, guias, etc.Desenvolvimento no ensinoAvaliação de alunos/as e/ou currículosInovação curricular

Contexto Exterior:Influências sociais, econômicas, culturais, etc.Regulações políticas e administrativas.Produção de meios didáticosParticipação da famíliaÂmbitos de elaboração do conhecimento.

Estrutura do sistema educativo

Organização e ambiente da escola

Ambiente da aula de aula

Atividades de ensino-aprendizagem

Currículocomo

Processo

Reelaboração na prática: transformação no pensamento e no plano dos professores/as, e nas tarefas acadêmicas:

O currículo EM AÇÃO

Práticas Organizativas:

O currículo ORGANIZADO no contexto de uma escola

Práticas de controle internas e externas:

O currículo AVALIADO

Âmbito de decisões políticas e administrativas:

O currículo PRESCRITO E REGULAMENTADO

Práticas de desenvolvimento, modelos em materiais, guias, etc:

O currículo PLANEJADO para professores e alunos

TemasEnergia

Transformações

Conservação

Fluxo

Modelo

Matéria

Qualidade de vida das populações

Variação de grandezas

Causalidade

Linguagens

Gráficos

Mapas

Conceituais

Tabelas

Símbolos

Códigos

Gêneros do Discurso

Relatórios

Artigos científicos

Artigos de opinião

Debates

Verbetes

Enunciado de problemas

Protocolos de pesquisa

Procedimentos

Levantamento de hipótesesInferênciaDeduçãoAnáliseSínteseGeneralizaçãoResolução de problemasObservação de regularidadesInvestigação

PASSO 1PASSO 1

FAZER O LEVANTAMENTO DE TODOS OS PROBLEMAS QUE POSSUI A COMUNIDADE ESCOLAR .

ELENCÁ-LOS

PASSO 2PASSO 2

Agrupá-los segundo a sua proximidade temática, construindo-se assim uma rede de subtemas que integram a unidade didática.

CRIAR UM ORGANOGRAMA

Passo 3Passo 3

Quais habilidades e Competências são deficientes nesta população?

Elencá-los

PASSO 4PASSO 4

Quais são as disciplinas que podem contribuir no esclarecimento de cada um dos problemas identificados. Observe que mais de um a disciplina pode resolver o problema.

Relacionar as disciplinas com os problemas e as habilidades e competências.

PASSO 5PASSO 5

Agrupar os problemas segundo a sua abrangência e importância, mais as suas respectiva aplicações didáticas (tratamento metodológico, conteúdo, e avaliação)

Criar um organograma agrupando os problemas sob um mesmo símbolo

PASSO 6PASSO 6

Quais os conteúdos, ligados á minha disciplina que podem colaborar para que se possa solucionar estes problemas?

Elencá-los

top related