cultura do povo krahô

Post on 12-Aug-2015

208 Views

Category:

Documents

36 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Foto Sylvia Caíuby Novaes

Cultura do Povo krahô

Leticia Jôkah Krahô Helida Medeiros

Foto Sylvia Caíuby Novaes

A intenção desse trabalho será mostrar a cultura tradicional do povo indígena Krahô, do estado do Tocantins, localizado nos municípios de Goiatins e Itacajá. Sendo esta uma cultura cheia de mitos e histórias de vida muito preservadas. Assim, essa pesquisa se justifica pelo fato que mesmo diante de tantas situações de confrontos que esse povo viveu e ainda vive com os nãos índios (brancos) por questões de terras que em tempos passados perderam centenas de seus parentes, de alguma forma ainda preservam suas tradições culturais.

INTRODUÇÃO

DEFINIÇÃO Os rituais indígenas constituem momentos

importantes que marcam a socialização de um indivíduo ou a passagem de um grupo de uma situação para outra. Eles marcam momentos constitutivos da identidade dos indivíduos nas diferentes fases de sua vida, incluindo a passagem para o mundo dos mortos .

Manifestam as relações entre o mundo social e o mundo cósmico, entre o universo natural e sobrenatural . A maioria destes rituais são planejados e preparados com antecedência, envolvendo grande quantidade de alimentos, confecção de artefatos e convites para parentes e aliados.

OS COSTUMES DO POVO KRAHÔ: A VIDA SOCIAL, POLÌTICA, FAMILIAR E SUSTENTABILIDADE

O povo Krahô habitam as Terras Indígenas conhecidas como Kraolândia, localizadas nos municípios de Itacajá e Goiatins com aproximadamente uma área de 322.22000.ha 

São pertencentes ao Tronco Lingüístico Macro-Jê, do grupo Timbira, assim como os Apinayé,

 Se auto denominam Mehi. (índios)Estão distribuídos em 28 Aldeias (algumas

grandes e outros pequenas, em termos de população). 

As Aldeias – Formato circular, com um pátio ao centro (onde ocorre as reuniões, cantigas, danças e outros ritos da tradição Krahô).

A diferencia de Gênero Homem Mulher

FESTAS TRADICIONAIS

FESTA DO MILHO; NO INVERNO NO MÊS DE OUTUBRO.

    

FESTAS TRADICIONAIS

FESTA DA BATATA; NO MÊS DE MAIO NO VERÃO

 

FESTAS TRADICIONAIS FESTA DA LARANJA;

FESTAS TRADICIONAIS

FESTAS TRADICIONAIS

CORTE DE CABELO

Corrida da Tora de Madeira Os Apinajé Correm com a tora só quando acontece

uma festa. Esta festa acontece ,quando morre uma pessoa .Daí a madrinha ou padrinho pagam um cantor e o mesmo canta até de manhã. Depois disso, o padrinho e a madrinha vão juntando alguns alimentos , como feijão, fava, batata ,arroz, farinha. Os dois preparam todos os alimentos que vão comer durante a festa. Essa festa chama-se tora grande, que acontece no verão . Depois, a comunidade vai cortar a tora de madeira, depois escolhem duas pessoa para preparar a tora grande, durante duas semanas. Antes de duas semanas, os novos correm com a tora todos os dias, enquanto vão aprontado a tora grande . No final da festa, vão levar a tora e deixar em cima do túmulo. E assim finalizam a festa.

O ritual da Tora grande

Corte dos CabelosQuando um índio morre, os filhos, o

marido e a mulher não cortam o cabelo durante três meses . Depois da visita ao túmulo, se comunicam com a madrinha, padrinho ou avó deles para fazerem a festa do índio. Os mais velhos marcam o mês e a data e assim confirmar em cada aldeia. Os índios vão participar das festas, cortando os cabelos. Os mais velho distribuem objetos até terminar o corte.

O corte de Cabelo

Mito: Lua, o genro CanibalHistória contada pelos índios

Assurini do rio Tocantins.

Bibliografia.Andrade, Lúcia M. M.- O corpo e

o Cosmo.Relações de Gênero e o Sobrenatural entre os Assurini do Tocantins . São Paulo, mimeo,1992,pp.193-194.

Organização: Eliane Casto de Souza - Socióloga,lígia Soraya L. Barroso-historiadora.

top related