consumo vs consumismo - modificado em 01-11-14222.ppt

Post on 15-Jan-2016

67 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

E.E.Profº Camilo Faustino de MelloE.E.Profº Camilo Faustino de Mello

Diretoria de Ensino – Região de Mogi Diretoria de Ensino – Região de Mogi das Cruzesdas Cruzes

Disciplina - SociologiaDisciplina - Sociologia

Série – 2ª Série do Ensino MédioSérie – 2ª Série do Ensino Médio

Outubro 2014Outubro 2014

Proposta de atividade de leitura com Proposta de atividade de leitura com foco na inferência foco na inferência

Plano de AulaPlano de Aula

Escola: E.E.Profº Camilo Faustino de Escola: E.E.Profº Camilo Faustino de MelloMello

Professora: Marise Von Fruhauf HublardProfessora: Marise Von Fruhauf Hublard

Público alvo: 2 ª Série do Ensino MédioPúblico alvo: 2 ª Série do Ensino Médio

Tempo Estimado: 1 aula - 50 minutosTempo Estimado: 1 aula - 50 minutos

Mês/Ano: outubro 2014Mês/Ano: outubro 2014

Disciplina: Sociologia Disciplina: Sociologia

1. Tema da aula: 1. Tema da aula: Consumo versus consumismoConsumo versus consumismo Propaganda: aparência ou realidadePropaganda: aparência ou realidade

2. Competências e habilidades:2. Competências e habilidades: Tornar o aluno apto a diferenciar a Tornar o aluno apto a diferenciar a

aparência da realidade; consumo de aparência da realidade; consumo de consumismo; desenvolver seu espírito consumismo; desenvolver seu espírito crítico e sua capacidade de observação das crítico e sua capacidade de observação das imagens e da sociedade; desenvolver imagens e da sociedade; desenvolver habilidade de leitura de imagens, produção habilidade de leitura de imagens, produção de textos contínuos e expressão oral.de textos contínuos e expressão oral.

3. Objetivos:3. Objetivos:

O objetivo é sensibilizá-los para o fato O objetivo é sensibilizá-los para o fato de que as imagens e os discursos de que as imagens e os discursos usados nas propagandas muitas vezes usados nas propagandas muitas vezes vendem muito mais do que objetos: vendem muito mais do que objetos: vendem serviços, ideias, sentimentos vendem serviços, ideias, sentimentos e aspirações. Propagandas que, na e aspirações. Propagandas que, na maioria das vezes, inspiram o maioria das vezes, inspiram o consumismo, e não o consumo.consumismo, e não o consumo.

3. Conteúdo programático: 3. Conteúdo programático: Apresentar algumas imagens relacionadas Apresentar algumas imagens relacionadas

com o consumo e consumismo em com o consumo e consumismo em diferentes situações do cotidiano e o Vídeo diferentes situações do cotidiano e o Vídeo “Veja como fazer uma propaganda “Veja como fazer uma propaganda eleitoral”. eleitoral”.

Demonstrar que até mesmo pessoas (no Demonstrar que até mesmo pessoas (no caso o candidato e/ou o próprio indivíduo no caso o candidato e/ou o próprio indivíduo no dia a dia atual – ver charge “foto do dia a dia atual – ver charge “foto do facebook”) ou o ato de votar tornam-se itens facebook”) ou o ato de votar tornam-se itens de consumo seguindo fórmulas e modelos de consumo seguindo fórmulas e modelos de outros itens “consumíveis”. de outros itens “consumíveis”.

4. Metodologia: 4. Metodologia:

1º Momento - (10 minutos)1º Momento - (10 minutos)

A apresentação das imagens A apresentação das imagens referentes ao consumo e consumismo referentes ao consumo e consumismo em diferentes situações do cotidiano. em diferentes situações do cotidiano.

Na exibição de cada imagem os Na exibição de cada imagem os alunos farão a inferências sobre as alunos farão a inferências sobre as mesmas.mesmas.

2° Momento - (4 minutos)2° Momento - (4 minutos)

Apresentação do vídeo “Veja como Apresentação do vídeo “Veja como fazer uma propaganda eleitoral”. fazer uma propaganda eleitoral”. Produzido por Binho Lemes, Pepe Produzido por Binho Lemes, Pepe Mendina, Eduardo Mendonça, Mendina, Eduardo Mendonça, Fábrica de Conteúdo.Fábrica de Conteúdo.

Disponível em: Disponível em: httpshttps://www.youtube.com/watch?v=PfO3t://www.youtube.com/watch?v=PfO3tAtHYsA&AtHYsA&featurefeature==player_detailpageplayer_detailpage

3° Momento - (10 minutos)3° Momento - (10 minutos)

Os alunos farão à inferência referente ao Os alunos farão à inferência referente ao vídeo “Veja como fazer uma propaganda vídeo “Veja como fazer uma propaganda eleitoral”.eleitoral”.

4°Momento - (5 minutos) 4°Momento - (5 minutos)

Apresentação dos conceitos:Apresentação dos conceitos: Consumo –Consumo – O consumo como forma de O consumo como forma de

satisfação de necessidades básicas faz satisfação de necessidades básicas faz parte da existência do homem como ser parte da existência do homem como ser cultural.cultural.

Consumismo –Consumismo – O consumismo está mais O consumismo está mais relacionado com a criação de desejos relacionado com a criação de desejos crescentes, do que com a satisfação de crescentes, do que com a satisfação de necessidades.necessidades.

Fechando com a frase do sociólogo Zygmunt Bauman:

“A incessante criação de desejos implica a contínua substituição dos objetos, uma vez que novas necessidades são criadas o tempo todo e assim nos baseamos no excesso e no desperdício.”

5°Momento - (20 minutos) 5°Momento - (20 minutos)

Provocar uma interação com os Provocar uma interação com os alunos, onde farão um relato em alunos, onde farão um relato em duplas sobre o entendimento e duplas sobre o entendimento e experiências adquiridas. experiências adquiridas.

5. Recursos necessários5. Recursos necessários: :

O desenvolvimento desta proposta dar-O desenvolvimento desta proposta dar-se-á pela exposição do tema proposto, se-á pela exposição do tema proposto, com o apoio de alguns recursos com o apoio de alguns recursos didático-pedagógicos, imagens, vídeo, didático-pedagógicos, imagens, vídeo, data show, computador e internet. Ter-data show, computador e internet. Ter-se-á como ponto de partida a exibição se-á como ponto de partida a exibição de imagens relacionadas com de imagens relacionadas com Propaganda: aparência e realidade.Propaganda: aparência e realidade.

6. Avaliação: 6. Avaliação:

Será realizada mediante o Será realizada mediante o acompanhamento do diálogo com os acompanhamento do diálogo com os alunos, pela sua participação em alunos, pela sua participação em aula e envolvimento nas discussões aula e envolvimento nas discussões conceituais e procedimentos desta conceituais e procedimentos desta aula.aula.

7.Bibliografia:7.Bibliografia:

Imagens: Google. Acesso em setembro 2014.Imagens: Google. Acesso em setembro 2014.

Material de apoio ao currículo do Estado de Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo;caderno do professor; sociologia, São Paulo;caderno do professor; sociologia, ensino médio, 2ªsérie/Secretaria de ensino médio, 2ªsérie/Secretaria de Educação. São Paulo: SE, 2014. Vol. 1, p.40 a Educação. São Paulo: SE, 2014. Vol. 1, p.40 a 44.44.

Vídeo “Veja como fazer uma Vídeo “Veja como fazer uma propaganda eleitoral”. Produzido propaganda eleitoral”. Produzido por Binho Lemes, Pepe Mendina, por Binho Lemes, Pepe Mendina, Eduardo Mendonça, Fábrica de Eduardo Mendonça, Fábrica de Conteúdo. Disponível em: Conteúdo. Disponível em: httpshttps://www.youtube.com/watch?v=PfO3t://www.youtube.com/watch?v=PfO3tAtHYsA&AtHYsA&featurefeature==player_detailpageplayer_detailpage.Acesso .Acesso em 7 Out. 2014.em 7 Out. 2014.

CONSUMO vs CONSUMO vs CONSUMISMOCONSUMISMO

Propaganda: aparências e realidade

Produtos podem não ser apenas coisas Produtos podem não ser apenas coisas ou serviços.ou serviços.

O consumo como forma de satisfação de O consumo como forma de satisfação de necessidades básicas faz parte da necessidades básicas faz parte da

existência do homem como ser cultural.existência do homem como ser cultural.

O consumismo está mais relacionado O consumismo está mais relacionado com a criação de desejos crescentes, do com a criação de desejos crescentes, do que com a satisfação de necessidades.que com a satisfação de necessidades.

““A incessante criação de desejos implica A incessante criação de desejos implica a contínua substituição dos objetos, a contínua substituição dos objetos, uma vez que novas necessidades são uma vez que novas necessidades são

criadas o tempo todo e assim nos criadas o tempo todo e assim nos baseamos no excesso e no desperdício.”baseamos no excesso e no desperdício.”

(BAUMAN, 2008)(BAUMAN, 2008)

E. E. Prof. Camilo Faustino de MelloE. E. Prof. Camilo Faustino de Mello

Disciplina: SociologiaDisciplina: Sociologia

Professora Marise Von Frühauf HublardProfessora Marise Von Frühauf Hublard

top related