#conquistanoestudo etapa2 · 2021. 1. 29. · 4 - É necessário ampliar, em escala global, a...

Post on 16-Aug-2021

0 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Geografia

#ConquistaNoEstudo Etapa2 Ensino Médio 1a. SÉRIE

Neste Guia, você vai estudar o Volume 2.

Profa. Andréa Araujo

©Sh

utte

rsto

ck/L

ukiy

anov

a na

talia

fren

ta

Letra E

No início do século XX, um jovem meteorologista alemão, Alfred Wegener, levantou uma hipótese que hoje se confirma: há 200 milhões de anos, os continentes formavam uma só massa, a Pangeia, que em grego quer dizer “toda a terra”, rodeada por um oceano contínuo chamado de “Pantalassa”. Com a intensificação das pesquisas, também se pode afirmar que, além dos continentes, toda a litosfera se movimenta, pois se encontra seccionada em placas, conhecidas como “placas tectônicas”, que flutuam e deslizam sobre a astenosfera, carregando massas continentais e oceânicas. Muitas teorias foram elaboradas para tentar explicar tais movimentos e, recentemente, descobriu-se que a explicação está relacionada:

a) Ao vulcanismo que movimenta o magma.b) Ao princípio da isostasia (ísos = igual em força + stásis = parada).c) Ao princípio formador de montanhas conhecido por orogênese.d) Aos terremotos e vulcanismos, em razão de sua força na alteração das paisagens.e) Ao movimento das correntes de convecção que ocorrem no interior do planeta

Movimentos epirogênicos = movimentos verticais das placas; soerguimento ou rebaixamento.

Terremotos são movimentos orogênicos.

Forças endógenas (estruturação do relevo)

= crátons, bacias sedimentares e cadeias

orogênicas.

Forças exógenas (modelam o relevo).Classificação do relevo: classificar suas

formas em planaltos, planícies,depressões e formações montanhosas.

Movimentos orogênicos = causam dobras ou falhas; são os responsáveis pela grandes cordilheiras

Lembrando:Crátons são estruturas antigas do relevo. No Brasil, os crátons ocupam 36% do território e são denominados Escudo das Guianas, ao norte da Planície Amazônica, e Escudo Brasileiro.Depressões são áreas que possuem altitude mais baixa em relação às regiões circunvizinhas.

PROCESSOS INTERNOS DA TERRA

Observando o mapa, escreva em seu caderno a localização das seguintes formas de relevo:

• Cordilheira dos Andes;• Montanhas Rochosas;• Cordilheira do Himalaia.

O Brasil é um país com fartos recursos minerais por conta da formação da sua estrutura geológica. Temos áreas ricas em combustíveis fósseis e demais minérios.Mineral: um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos.Rochas: são agregados de um ou mais mineraisMinério: é um agregado de minerais rico em um determinado mineral ou elemento químico que é economicamente e tecnologicamente viável para extração (mineração).Metais: são elementos extraídos de alguns minérios encontrados em solos e rochas – o ferro e o cobre são recolhidos dos minérios já na forma adequada para serem utilizados; o aço e o bronze, por outro lado, precisam ser associados a outras substâncias. Fonte: <http://www.vale.com/brasil/pt/aboutvale/news/paginas/descubra-diferenca-entre-minerio-metal-minerais-rochas.aspx>

(IBMEC) A Serra dos Carajás situa-se no município de Marabá, na bacia do Rio Itacaiúnas, a 550 km de Belém. Constitui uma anomalia mineralógica por sua quantidade de recursos, que englobam grandes e variadas jazidas minerais, exceto:

a) Minério de ferro.

b) Manganês.

c) Bauxita.

d) Cobre.

e) Carvão mineral

Letra A

A água apresenta-se em constante transformação, passando por vários estados: sólido, líquido e gasoso. Chamamos de “ciclo da água” o processo de transformação e circulação da água no planeta.Águas superficiais: lagos e rios. Rio é um curso de água doce. Os rios podem ser de planalto e de planície em relação à forma de relevo; sobre o regime define-se como glacial ou nival (neve), regime pluvial (chuva) ou misto. Podem ser classificados como perenes (não secam) e intermitentes (secam na estiagem).

ÁGUANATERRA

Águasalgada(97,2%)

Águadoce2,8%

Rios do mundoEm relação aos rios abaixo, faça uma pesquisa sobre:

• Localização;• Extensão;• Utilização;• Problemas ambientais.

• Rio Amazonas• Rio Ganges• Rio Congo• Tigre e Eufrates

Bom trabalho!

Oceano Pacífico é o maior de todos, representando, aproximadamente, 50% da superfície total de água salgada.

Oceano Atlântico tem uma expressiva importância comercial, interligando a América, a África e a Europa.

Oceano Índico localiza-se em baixas latitudes do Hemisfério Sul e, portanto, suas águas estão constantemente aquecidas.

Oceanos Glacial Ártico e Antártico, ao contrário, permanecem congeladas a maior parte do ano.

Mares são as porções dos oceanos próximas aos continentes, com profundidade menor e salinidade mais baixa.

Águas subterrâneas se armazenam sob o solo por causa da infiltração das chuvas. Os lençóis freáticos estão situados próximos à superfície, alguns aquíferos mais profundos são chamados de confinados, para extrair suas águas é preciso a utilização de máquinas que perfuram rochas.

Como está a água da sua cidade?

Faça uma pesquisa sobre em quais condições encontram-se os rios que abastecem sua cidade.

Busque informações no site da prefeitura, por exemplo, para ficar por dentro da situação ambiental da água que você utiliza todos os dias.

Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), um dos maiores problemas da população é a carência de água. Desde 2010, a ONU reconhece que o acesso a água potável e o saneamento básico integram os direitos humanos. Por conta disso, todo governo é responsável em garantir qualidade e distribuição de água para sua população.

(UPE) A água é uma condição básica para a vida no planeta Terra. Mantém a biodiversidade e impulsiona os ciclos biogeoquímicos, por exemplo. Como tem, também, importância para a economia dos continentes, ela precisa ser melhor gerenciada. Sobre os problemas referentes aos recursos hídricos em escala global, analise os itens a seguir:1 - Esses problemas podem ser muito bem sintetizados no conjunto de situações que

resultam do crescimento populacional, da intensa urbanização e da contaminação de recursos hídricos superficiais e subterrâneos.

2 - O aumento da população e a urbanização provocam uma intensa pressão de usos múltiplos dos recursos hídricos e impactos na qualidade da água.

3 - A infraestrutura de baixa qualidade ou incompleta ocasiona distribuição ineficiente da água tratada e perdas de boa parte dela.

4 - É necessário ampliar, em escala global, a mobilização pública no processo de decisão e desenvolver a capacidade de informação eficiente para melhorar a educação relacionada à água.

5 - Todos os processos relativos à água estão inter-relacionados, são de natureza complexa, dinâmicos e demandam conhecimento multidisciplinar.

Estão CORRETOS:a) Apenas 1 e 4.b) Apenas 2 e 5.

c) Apenas 1, 2 e 3.d) Apenas 2, 4 e 5.

e) Todos. Letra E

Troposfera

Camada fundamental para nós; é onde ocorrem os fenômenos naturais (chuvas, ventos, neve etc.).

EstratosferaOnde encontra-se a camada de ozônio.

MesosferaTemperaturas podem chegar a -90°C aos 80 km.

Termosfera e ExosferaOcorrem as auroras polares, porções mais elevadas da atmosfera.

Tempo: estado momentâneo da atmosfera.Clima: conjunto de características da atmosfera (fatores e elementos).

©Sh

utte

rsto

ck/C

rsto

cker

1. A atmosfera é constituída por cinco camadas, cite quais são elas e destaque qual é a única em que os seres vivos podem respirar normalmente.

2. Qual é o problema que a estratosfera enfrenta atualmente? Explique.

3. O que são auroras polares?

Elementos do clima: radiação, temperatura, umidade do ar, precipitação, ventos, nebulosidade e pressão

atmosférica.

Fatores do clima: latitude, altitude, relevo, maritimidade e

continentalidade.

Latitude - quanto maior a latitude, menor é a

temperatura. O mesmo refere-se à altitude.

Pressão atmosférica = é a força que o peso do ar exerce sobre a superfície terrestre;

menor altitude, maior pressão atmosférica.

A pressão diminui a altitude reduzindo em 1 mm a cada 10 metros de

altitude.

Maritimidade = influencia da oceânicas na

temperaturaContinentalidade=distância que se encontra dos mares

e oceanos.

(UNIOESTE) Sobre o clima mundial, os fatores e os processos que o condicionam, assinale a alternativa INCORRETA.

I. A latitude influencia na distribuição espacial das temperaturas. Dessa forma, quanto maior for a latitude, menores serão as temperaturas.

II. A pressão atmosférica varia em função da altitude e da temperatura. Assim, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica, e quanto mais alta a temperatura, menor será a pressão.

III. O planeta Terra é aquecido uniformemente, tanto ao longo da sua superfície quanto ao longo do tempo (anos), e isto condiciona a circulação atmosférica com a produção de centros de alta e de baixa pressão, que se alteram continuadamente.

IV. Dependendo das condições locais, a precipitação pode ocorrer na forma de chuva, granizo ou neve, e está relacionada, principalmente, à umidade atmosférica.

V. A diferença entre as temperaturas máxima e mínima é maior no interior dos continentes, e a continentalidade exerce grande influência sobre essa amplitude térmica.a) Estão incorretas as afirmativas I, III e V.b) Estão incorretas as afirmativas II, IV.c) Estão incorretas as alternativas I, IV e V.d) Apenas a afirmativa III está incorreta.e) Todas as afirmativas estão incorretas.

Umidade do ar

Presença de vapor d’água na atmosfera.

Umidade absoluta : total da atmosfera.Umidade relativa:

relação da umidade e ponto de saturação.

Nebulosidade e ventos

Nebulosidade: é a quantidade de

nuvens existentes em um determinado local

da atmosfera.

Vento é o ar em movimento.

Originam de áreas anticiclonais

(dispersoras) para áreas ciclonais

(receptoras).

Os ventos podem ser classificados de acordo com a velocidade e a frequência com que sopram. Quanto maiores as diferenças de pressão atmosférica, mais fortes serão os ventos.

Alísios: são ventos que sopram das proximidades das linhas tropicais (áreas subtropicais, latitude 30°) para o Equador. A zona de contato dos alísios no Equador constitui a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

De que forma a circulação geralda atmosfera influencia os aspectos naturais do planeta?

©Sh

utte

rsto

ck/V

ecto

rmin

e

As massas de ar correspondem a porções da atmosfera, com características próprias de umidade, temperatura e pressão, adquirindo as características das áreas onde se formam.As frentes correspondem ao choque de massas de ar com características diferentes que produzem mudanças no tempo meteorológico.

Classificações climáticas

Koppen: considera a temperatura média anual, média mensal e a precipitação. Considera que a vegetação nativa está intimamente relacionada ao clima.

Arthur Strahler: baseia-se nas áreas da superfície terrestre, controladas ou dominadas pelas massas de ar, ou seja, é uma classificação que deriva do estado das massas de ar.

Letra D (UCPEL) A temperatura atmosférica varia de um lugar para outro, mas

também pode apresentar variações no decorrer do tempo, pois vários fatores estão relacionados à sua distribuição ou variação.

Sobre os fatores que interferem na variação e distribuição da temperatura atmosférica, é correto afirmar que:

a) As variações de temperaturas no continente são menos acentuadas que nos oceanos devido à diferença do comportamento térmico nos meios sólido e líquido.

b) A influência da altitude ocorre porque o calor é irradiado da superfície da Terra para o alto e a atmosfera se aquece por irradiação. Assim, quanto maior a altitude, maior a temperatura.

c) O relevo pode facilitar ou dificultar a passagem de massas de ar, por isso, a presença de altas cadeias de montanhas no litoral evita a formação de desertos.

d) A variação da temperatura com a latitude deve-se, fundamentalmente, à forma esférica da Terra e, em função disso, a insolação diminui a partir do Equador em direção aos polos.

e) O fenômeno da continentalidade térmica explica por que quanto mais distante estiver uma área do continente, menores são suas oscilações térmicas.

Interação entre clima, recursos hídricos e vegetação

• Clima tropical apresenta índices de precipitação e temperatura do ar que variam conforme a estação do ano.

• Nas regiões desérticas, onde predominam baixo índice de precipitação e altas temperaturas (desertos quentes) ou baixas temperaturas (desertos frios), a vegetação é escassa.

• Nos climas temperados e frios, a vegetação também está adaptada para sobreviver às baixas temperaturas. A altitude influencia o clima, principalmente a temperatura do ar e a umidade.

Em relação ao grau de umidade, escreva os significados das vegetações abaixo:

• Xerófita;• Perene;• Hidrófita;• Caducifólia.

El Niño: aquecimento anormal das águas superficiais e subsuperficiais

do Oceano Pacífico. La Ninã: resfriamento das águas superficiais e subsuperficiais do

Oceano Pacífico.

Efeito Estufa: responsável por manter as temperaturas médias

globais, evitando que haja grande amplitude térmica.

Ilhas de calor: fenômenos que ocorrem nos grandes centros

urbanos e são caracterizados pela elevação de temperatura em alguns

pontos da cidade.

Inversão térmica: retenção de ar frio próxima à superfície das cidades,

evitando que os poluentes se dispersem na atmosfera, deixando

o lugar “cinza”, carregado de poluição.

Letra D(UNIFOR) Em 22 de abril de 1970, o senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mais de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos, preocupadas com a visível degradação planetária, engajaram-se ao movimento. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países, tornando-se evento internacional. A comemoração do Dia da Terra é uma forma de chamar a atenção da população mundial para:I) A necessidade urgente da preservação e recuperação dos recursos naturais.II) A motivação da sociedade global para a urgência do desafio da sustentabilidade

planetária.III) A falta de necessidade de se considerar os efeitos da poluição industrial, mas sim

as suas causas.Está correto, apenas, o que se afirma em:

a) Ib) IIc) IIId) I e IIe) I e III

top related