como se constrói uma narrativa fotográfica? fotografia e cultura material

Post on 07-Jul-2015

3.407 Views

Category:

Art & Photos

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Como um Projeto de Ensaio Fotográfico pode produzir documentos? Apresento a todos como um trabalho interdisciplinar pode resultar em uma narrativa Trata-se do Projeto do fotógrafo Jon Crispin É preciso destacar o trabalho interdisciplinar de documentalistas, museólogos e outros técnicos envolvidos. Para que o projeto fotográfico e suas imagens fizessem um sentido foi necessário um trabalho meticuloso de identificação e preservação/conservação dos diferentes objetos que compunham cada uma das malas, e os respectivos dados sobre seus proprietários. Todas as informações reunidas e cruzadas forneceriam o contexto para que os objetos fossem relacionados às vidas de seus antigos possuidores. Conheça mais sobre esse e outros temas visitando meu blog, o “Pensados a Tinta” Lá você encontrará o post que complementa essa apresentação e que recebeu o mesmo nome http://pensadosatinta.blogspot.com.br/

TRANSCRIPT

Como se constrói narrativa

Fotografia e Cultura Material

Como um Projeto de Ensaio Fotográfico pode produzir documentos?

• Apresento a todos como um trabalho interdisciplinar pode resultar em uma narrativa

• Trata-se do Projeto do fotógrafo Jon Crispin

Willard Asylum SuitcasesJon Crispin

(Photographer)

Jon Crispinfotógrafo

• Em 1995, a Secretaria de Saúde Mental do Estado de New York, desativou o Sanatório Mental de Willard, em Syracuse. Ao executar vistoria final foi encontrado no sótão um tesouro: uma coleção de mais de 400 malas com pertences de antigos pacientes da instituição, datando de 1910 até fins dos nos 1960.

Willard Mentalhealth AsylumSyracuse, NY

Jon Crispin vendo uma exposição realizada pelo Museu do Estado de NY em 2003, interessou-se em documentar, através de registros fotográficos,

os objetos contido nessas malas desses pacientes.

Você agora está convidado a conhecer alguns desses registros e imaginar as histórias e percursos dos mesmos.

• É preciso destacar o trabalho interdisciplinar de documentalistas, museólogos e outros técnicos envolvidos.

• Para que o projeto fotográfico e suas imagens fizessem um sentido foi necessário um trabalho meticuloso de identificação e preservação/conservação dos diferentes objetos que compunham cada uma das malas, e os respectivos dados sobre seus proprietários.

• Todas as informações reunidas e cruzadas forneceriam o contexto para que os objetos fossem relacionados às vidas de seus antigos possuidores.

• O projeto do fotógrafo de fato nos permite caminhar por esse horizonte de análise de documentos e o qual convencionamos chamar de Cultura Material.

• Conheça mais sobre esse e outros temas visitando meu blog, o “Pensados a Tinta”

• Lá você encontrará o post que complementa essa apresentação e que recebeu o mesmo nome

• http://pensadosatinta.blogspot.com.br/

top related