cinema dos anos 70…... os anos 70: a renovação das estructuras quem assistiu as ultimas estreias...

Post on 16-Apr-2015

107 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Cinema

Dos anos 70…..

Os anos 70: a renovação das estructuras

Quem assistiu as ultimas estreias do cinema português antes de Abril pôde verificar que o clima de ”resiténcia” era total e que, de facto, dois cinemas, duas concepções culturais, se confrontavan: o velho e o novo cinema, um defendendo-se heroicamente no mercado, mas à custa da qualidade, o outro procurando amparo noutras instâncias, sempre cioso da independência e da sua defensa da qualidade.

Cineblubismo

O dicionário define cineclube como uma "associação que reúne apreciadores de cinema para fins de estudo e debates e para exibição de filmes selecionados", mas a imprensa e o senso comum amesquinham esse sentido e tratam o cineclubismo como uma atividade de mero lazer cultural, fomentada talvez um tipo de fanático juvenil amante do cinema. Ou como um sinônimo de sofisticação do consumidor, uma espécie de grife que adorna desde sessões especiais na televisão até salas "diferenciadas" que exibem os filmes com expectativa de público menor. Misturando um pouco de cada, também chamam de cineclube às beneméritas iniciativas de organizações culturais, educacionais, patronais e paternais voltadas ao atendimento de variadas comunidades. É claro que todas essas atividades têm seu lugar, sua necessidade, seu público dentro da sociedade. Nada contra. Mas cineclube é outra coisa.

Revistas

Entre 1955 e 1965 Imagem Filme Cinéfilo

Festivais Surgidos

Festival do Locutor do filme Publicitário Festival de filmes de Prevenção Festival do filme Publicitário Festival do Cinema de Lisboa Festival do filme Didáctico Festival do filme Turístico Festival do filme Tauromáquico Festival do filme Agrícola e de Temática Rural Festival Internacional

Manifestações do cinema português no exterior

Mújol de Ouro, “A promesa”

Artur Correia, “O melhor da rua”

Dificuldades do cinema português

O formato reduzido vai desaparecendo Lei N 7/71 Diminução da afluença do público Costos de produção elevados No parque exibidor continua dominando o

filme americano

O cinema de Abril(1974-1986)

Na madrugada do 25 de Abril de 1974 cai o poder político, ams o poder do cinema já se encontrava nas mãos da generação de 60 e há-de continuar fechado nelas.

A liberdade surgiu, dentro dos condicionalismos cochecidos, tanto para o cineasta como para o espectador. A Comissão de examen e Classificação de Espectáculos foi logo substituída por uma Comissão Etária ad hoc e, mais tarde em 1977, por uma Comissão de Classificação de Espectáculos, de´vídamente formada, que apenas indica os escalões etários e as novas classificações especiais de “inadequado” ou de “qualidade”, não se pronuncia sobre os argumentos dos filmes a produzir.

Mudança

Subsídios Lei N 7/71 Decreto de la lei N 257/75

A Revolução dos Cravos teve uma influência determinante no futuro do Cinema Português, sobretudo ao dar-lhe a liberdade de expressão e a possibilidade de intervir no real, nos acontecimentos do dia a dia. A maior parte dos cineastas da época envolveu-se no "processo revolucionário em curso", registando em película um volume considerável de informação histórica.

top related