ciências da natureza

Post on 10-Jul-2015

1.238 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Disciplina de Fundamentos e Metodologia da Matemática e das Ciências da Natureza II

Alunas: Eliane Maricato e Marina Maricato.

Profª.: Raquel Usevicius Hahn.

A leitura e a escrita são práticas sociais e culturais.

Na nossa sociedade a experiência de ler e escrever reduz-se aos espaços escolares, e mesmo assim, podemos constatar que mesmo nos ambientes educacionais, o hábito de ler e escrever com prazer é desvalorizado.

•Além das crianças não estarem sendodevidamente incentivadas à leitura e a escritanas escolas e em suas casas, há outros fatoresque contribuem para o desinteresse dos jovens.

• A televisão por exemplo, é uma tecnologiaque oferece informações de forma rápida einédita, porém manipula e obtém o controlesocial.

A palavra que vem escrita, “congela” ainformação, ou seja, quando lemos a palavrapodemos refletir com clareza sobre o que foiescrito, ao contrário disso, quando recebemosalguma informação pela televisão, a notíciaalém de vir manipulada, não permite reflexãosobre ela.

A tarefa de ensinar a ler e a escrever é funçãoda escola, porém os professores encaramproblemas comuns nas salas de aula, tais comopobreza de vocabulário, falta de habilidade emcompreender o sentido de frases, usar sinais depontuação, problemas de compreensão detextos e escrita correta, entre outros.

A leitura e a escrita é compromisso de todas as áreas escolares, inclusive de ciências.

As ciências deve proporcionar a ampliação de leitura do mundo, fazendo que os alunos tenham clareza do que está sendo ensinado, de forma que façam relações com o que vivenciam no seu cotidiano.

A linguagem das ciências está longeda linguagem usual dos alunos.Muitas vezes os alunos sentem-sedeslocados por não entenderem oreal significado de uma matéria.

É preciso que os profissionais que atuam naárea das ciências tenham o compromisso deestabelecer relações significativas com asdemais formas de ler o mundo.

Os alunos devem conseguir fazer ligações doque estudam em sala de aula com o quevivenciam no seu cotidiano.

A ciência escolar enriquece o vocabulário dosalunos com as palavras difíceis e semsignificado real, esquecendo de relacioná-lascom a realidade das crianças e jovens para queestes possam entende-las e compreende-las demaneira significativa.

É preciso formar leitores que compreendem alinguagem das ciências, e não apenas ledoresdas ciências.

As diversas leituras que fazemos no decorrerde nossas vidas, sejam elas deciências, literatura ou matemática, devem tersignificado real e construtivo para nossocrescimento intelectual, crítico e pessoal.

top related