cidade - jornal integração · do o brasil do jugo português. na comemoração na escola ......

Post on 25-Jan-2019

214 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

TATUÍ, 12 DE SETEMBRO DE 2015

PÁGINA 10JORNAL INTEGRAÇÃO Cidade

TUDO PARA PISCINA NA PAVANELLIAlém da tradicional linha de

materiais de construção, acaba-mento e cozinhas moduladas, aPavanelli Materiais Para Cons-trução oferece todos os produ-tos da GENCO, que você precisapara manter sua piscina. A lojafica na Avenida Salles Gomes,195, Tatuí. Fone: (15) 3251-1365.

MASSAS ITALIANAS NOSELF-SERVICE POR QUILO

Na Trattoria Della Nonna,de terça-feira a domingo, vocêsaboreia deliciosa e tradicio-nal massa italiana no sistemaself-service por quilo, além deampla mesa de saladas e en-tradas, que você encontra so-mente nas melhores cantinas.Todas estas iguarias são pre-paradas com receitas especi-ais que somente a famíliaVisciglia detém desde sua vin-da da Itália. A casa fica na Rua13 de Fevereiro, 565, fone:

3305-3328. Ao lado funciona arotisserie, com massas fres-cas e molhos especiais e ou-tros pratos da tradicional cozi-nha italiana.

FUNDADOR DE TATUÍ NA COMITIVA DEDOM PEDRO NO DIA DE INDEPENDÊNCIA

Dia 7 de Setembro, a Escola“Eugênio Santos” mostrou suadedicação cívica e comemorouo Dia da Independência do Bra-sil. Em 1822, D. Pedro I voltavade Santos e ao chegar no RiachoIpiranga, em São Paulo, bradou“Independência ou morte”, livran-do o Brasil do jugo português.Na comemoração na escolatatuiana estava presente o pre-feito José Manoel Correa Coe-lho (Manu) e esta contou aindacom a participação da GuardaMunicipal, grupo de escoteiros,Banda Sinfônica Jovem da As-sociação Cultural Pró-Arte, alu-nos e comunidade escolar.

Pesquisa realizada pelo ad-vogado Antônio Sérgio Ribeiro,do Departamento de Documen-tação da Assembleia Legislativade São Paulo, revela que o Briga-deiro Manuel Rodrigues Jordão,fundador de Tatuí em 1826, es-tava na comitiva do Príncipe Re-gente e testemunhou a procla-mação da Independência doBrasil. Outros particulares queformavam a comitiva eram pa-dre Belchior Pinheiro de Oliveira,de Minas Gerais, e PauloBregaro, oficial do Supremo Tri-bunal Militar, na condição decorreio-real. Comemoração da Independência na Escola Eugênio Santos.

FATOS MARCANTES DA INDEPENDÊNCIA1. Na primeira metade do

século 19, o Brasil tinha cercade 3,5 milhões de habitantes,sendo 25% de escravos. Hoje,somos 204 milhões de brasi-leiros.

2. Alguns historiadoresquestionam a data da procla-mação da independência, 7 desetembro de 1822. Segundoeles, nenhum jornal da épocanoticiou o fato. As primeirasnotícias só surgiram a partir de12 de outubro, quando Pedrofoi aclamado Imperador do Bra-sil. O 7 de Setembro só pas-sou a ser comemorado a partirde 1826

3. A versão oficial diz queDom Pedro voltava de Santospara o Rio de Janeiro quandorecebeu três cartas duranteuma pausa perto do riachoIpiranga, em São Paulo. Umacarta era de seu pai, Dom João6º, ordenando sua volta a Lis-boa; outra era do ministro JoséBonifácio, recomendando orompimento com Portugal, eterceira vinha de Dona MariaLeopoldina, sua esposa, apoi-ando a orientação de Bonifácio.Outra versão diz que DomPedro estava em Santos, nacasa da amante, Domitila deCastro, quando recebeu a car-ta do pai. As outras duas teri-am chegado durante a paradaem São Paulo.

4. Conta-se que a paradaperto do riacho aconteceu paraque Dom Pedro resolvesse umproblema pessoal.

5. Não há evidências deque Dom Pedro tenha erguidoa espada ou gritado “Indepen-dência ou Morte”. A expressãose tornou conhecida quando aRomênia se separou daHungria, em 1876, e está re-gistrada no hino da Romênia.

6. O famoso quadro dePedro Américo, “Independên-cia ou Morte”, foi pintado naItália, por encomenda do Impé-rio, e entregue em 1888, 66anos depois da proclamação.O pintor nem era nascido em1822.

7. Na pintura, Dom Pedroaparece cercado pela GuardaImperial, que ainda não haviasido criada. Além disso, ofardamento dos soldados é in-compatível com a roupa usadana época para longas viagens.

8. Outra liberalidade do ar-tista foi pintar belos cavalos nolugar dos jumentos que eramusados para subir a Serra doMar.

9. O processo de indepen-dência do Brasil não foi pacífi-co. Entre 1822 e 1825, o impé-rio teve de enfrentar resistên-cia nas províncias do Pará,Bahia, Piaui, Maranhão eCisplatina. Para combater osopositores, Dom Pedro contoucom a ajuda financeira da In-glaterra, que serviu para a com-pra de armas e navios e para acontratação de mercenários.

10. A província da Bahia játravava uma guerra pela inde-pendência desde 1821, que sóterminou em 2 de julho de 1823.A província do Grão Pará, atualEstado do Pará, lutou até 15de agosto de 1823.

11. A província Cisplatina,no sul do país, resistiu às for-ças imperiais e conquistou suaprópria independência do Bra-sil em 25 de agosto de 1825,formando a República Orientaldo Uruguai.

12. Os primeiros países areconhecer a independência doBrasil foram os EUA (1824),México, Argentina e França(1825).

13. Para reconhecer a se-paração, Portugal exigiu o pa-gamento de 2 milhões de librasesterlinas. Porém, os cofres

brasileiros estavam vazios des-de a volta do rei para Lisboa.Dom Pedro teve de recorrer àInglaterra, que exigiu um trata-do comercial para emprestar odinheiro. Aí surgiu a dívida ex-terna brasileira. Com o paga-mento da indenização, Portu-gal reconheceu o Brasil comopaís soberano em 29 de agos-to de 1825.

14. Ainda em 1822 foi com-posto o que viria a ser o HinoNacional Brasileiro. FranciscoManoel da Silva criou a melo-dia com o nome de “MarchaTriunfal”. A letra que conhece-mos hoje foi escrita em 1909,por Joaquim Osório DuqueEstrada, e o hino foi oficializa-do em 1922.

15. O Hino da Independên-cia, atribuído a Dom Pedro 1º,já estava pronto quando a inde-pendência foi proclamada. Foiescrito em 16/8/1822 porEvaristo da Veiga, com músi-ca de Marcos Portugal, ummúsico famoso na Europa quehavia sido contratado para sero compositor oficial da corte.

16. Mais tarde, Dom Pedrocriou outra melodia, e a versãode Marcos Portugal foi substi-tuída, apesar de continuar sen-do executada até o começo doséculo 20. A história oficialconta que o Dom Pedro com-pôs o hino no mesmo dia dogrito do Ipiranga.

17. O Monumento no bairrodo Ipiranga, em São Paulo, foiconstruído para comemorar os100 anos da independência,em 1922, mas só ficou prontoquatro anos depois.

18. Os restos mortais deDom Pedro, morto em Portu-gal em 1834, estão sepultadosna cripta do monumento, maso coração ficou na cidade doPorto, na Igreja da Lapa. Em2012, o corpo do imperador foiexumado e submetido atomografias e ressonânciaspela Universidade de São Pau-lo. (Fonte Uol – Fatos curiosossobre a Independência do Bra-sil).

Dom Pedro I.

Nesta sexta-feira (11), a partir das 13 horas, e sábado (12), apartir das 9 horas, a Fraternidade Feminina “Cruzeiro do Sul”,entidade ligada à Loja Maçônica Caridade III, realiza um bazar ebrechó beneficentes, com roupas novas e seminovas, a preçosde ocasião. O bazar atende na Rua 13 de Maio, nº 1.008, naregião central de Tatuí.

FRATERNIDADE FEMININAORGANIZA BAZAR BENEFICENTE

A partir de 19 de setembro,a Faculdade Santa Bárbarainicia nova turma de MBAem Gestão Empresarial.Aulas quinzenais, aossábados, das 8h30 às

17h30. A FAESB fica naRua 11 de Agosto, 2900.Fones: 3259-3838 e 3259-

2789. Informaçõeswww.faesb.edu.br

MBA NA FACULDADESANTA BÁRBARA

ANUNCIE:3305-6674

ou9.9607-0577c/ Sandra

top related