cartilha mobilidade (1)

Post on 07-Mar-2016

214 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Cartilha Mobilidade

TRANSCRIPT

Durante sua gestão como secretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro, Carlos Osorio foi responsável pela implantação do novo sistema viário e de mobilidade urbana na cidade para viabilizar as obras de revitaização da Zona Portuária e implantação de nova estrutura viária no Centro, além da expansão do sistema BRT e BRS. Conheça aqui como seu trabalho ficará para sempre marcado no coração da nossa cidade.

O novo corredor de 39 km de extensão liga a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacio-nal Antônio Carlos Jobim/Galeão, na Ilha do Governador, passa por 27 bairros, conta com 47 estações e é o primeiro sistema de alta capacidade no sentido transversal da cidade. Com a inauguração do BRT Trans-carioca, os passageiros têm redução do tempo de viagem em 60% do trajeto, per-mitindo também a integração aos outros modais (trem, metrô e ciclovias) ao longo da via.

Universitários dos programas do Governo Federal de cotas ou Programa Universidade para Todos (ProUni) foram beneficiados com o passe livre. Decreto da Prefeitura do Rio também ampliou a gratuidade nos ônibus do município para alunos do ensino fundamental e ensino médio da rede pública.

Já são 37,9 km de faixas preferenciais de ônibus implantadas no Centro e nas zonas Norte e Sul que reduzem em 20% o tem-po de viagem dos usuários. Os corredores BRS aumentam o conforto e a eficiência do sistema, reorganizando o trânsito e o transporte público. Os próximos corredores que serão implantados serão BRS Botafogo – Humaitá e BRS Humaitá – Botafogo.

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que cir-culará no Centro e na Região Portuária, já é uma realidade para o Rio e não há nada parecido no País. Com previsão de inaugu-ração em 2016, o projeto prevê seis linhas com 42 pontos, distribuídas por 28 km de vias. O bonde moderno será integrado ao metrô, trens metropolitanos, barcas, BRTs, rede de ônibus convencionais, Teleférico da Providência e ao Aeroporto Santos Du-mont. Cada composição poderá transportar aproximadamente 400 passageiros e o in-tervalo entre os VLTs poderá ser reduzido a até três minutos, conforme a linha e horário do dia.

Primeiro BRT da cidade, o corredor Tran-soeste liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz. São 54 km de vias integrando nove bair-

ros e reduzindo o tempo de viagem de 220 mil passageiros. Totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expres-sas e paradoras, o corredor passa a ter 58 estações, incluindo os três terminais: Alvo-rada, Santa Cruz e Campo Grande.

Visando melhorar o conforto e o bem-estar dos usuários, os novos coletivos comprados para a renovação da frota deverão entrar em circulação nas ruas do Rio de Janeiro equipados, obrigatoriamente, com ar-condicionado, sem acréscimo de tarifa.

MOBILIDADE

BRT Transcarioca

Passe livre parauniversitários

Futuro sobre trilhos

Corredores BRS

BRT Transoeste

Ônibus comar-condicionado

Para viabilizar uma renovação urbana desta magnitude, outra preocupação foi o re-forço da sinalização viária e o aumento do número de agentes públicos atuando para orientar pedestres e motoristas. Também foi feita a implantação de placas e painéis eletrônicos para orientar motoristas e pe-destres durante as mudanças no trânsito.

A atualização do Código Disciplinar de Táxi, que data de 1970, permite maior controle e fiscalização do sistema, além de renova-ção da frota e do aumento da segurança dos usuários. Entre as principais mudanças se destacam a modernização dos veículos, maior qualificação dos taxistas, determina-ção de carga horária de trabalho, implan-tação de sistema GPS e atualização dos va-lores das multas, entre outras. Com o objetivo de garantir um transporte escolar melhor e mais eficiente, a Secretaria

Municipal de Transportes atualizou o Código Disciplinar que rege a categoria.

O novo cartão de estacionamento para de-ficientes físicos com dificuldade de loco-moção passa a ser aceito em todo o Bra-sil e tem mais vantagens que o anterior. O novo cartão não está mais vinculado a uma única placa de carro e passa a ter validade de cinco anos, podendo ser revalidado.

Realizada em diferentes shoppings da ci-dade com o objetivo de fiscalizar o uso correto dos estacionamentos destinados a pessoas com deficiência que apresentam dificuldade de locomoção.

Para a nova configuração viária foi ne-cessário fazer a redistribuição das frotas de modo a interferir o mínimo possível na rotina dos cidadãos. Por isso, o sistema de linhas de ônibus que acessam o Centro foi reestruturado, adequando à oferta e de-manda de passageiros.

Reforço dasinalização viária

Novas regras paraos táxis

Alterações no transporteescolar

Cartão especial de estacio-namento para deficientes físicos

Operação Vaga para Todos

Reestruturação das linhas de ônibus

top related