caridade com o proximo

Post on 17-Jan-2017

81 Views

Category:

Spiritual

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Tema: Caridade e amor ao prximoObjetivo: Compartilhar, reforar o desprendimento e a renuncia no lugar do egosmo.Incentivao Inicial: Dividir a sala em grupos, cada um deles ficar responsvel por encenar uma situao, sendo que os outros grupos devero dizer o que fazer diante daquele problema, tentando encontrar a melhor soluo.Um grupo dever interpretar pessoas que pedem por alimento, ou dinheiro nas casas; O prximo grupo dever fazer garotos que pedem trocados, vendem balas e limpam vidros nos semforos; Outro dever fazer pessoas que pedem nos trens ou vendem mercadorias nos trens; Outro far pessoas doentes que pedem dinheiro para comprar remdios.Perguntar depois como os evangelizandos se sentiram no lugar das pessoas que pedem.Desenvolvimento: Dividir dois grupos e distribuir um L.E. para cada um, pedir para que um dos grupos leia e converse entre eles sobre a questo 886 e o outro sobre a questo 888. Pedir para que expliquem para o resto da sala sobre a parte que foi lida.(...) Condenando-se a pedir esmola, o homem se degrada fsica e moralmente: embrutece-se. Uma sociedade que se baseie na lei de Deus e na justia deve prover vida do fraco, sem que haja para ele humilhao. (...) No que a esmola merea reprovao, (...) mas a maneira por que habitualmente dada. O homem de bem, que compreende a caridade de acordo com Jesus, vai ao encontro do desgraado, sem esperar que este lhe estenda a mo. (...)A esmola no fcil de ser pedida, o orgulhoso sofre nessa situao, mas o prprio senso de sobrevivncia o leva a isso. H ainda o indolente, o que no quer progredir, que aceita a vida da forma como ela se apresenta. Mas como julgar o merecedor de nossa ao? No nos cabe essa deciso, agiremos de acordo com nosso livre arbtrio, com o que nossas sensibilidade nos indicar. No faremos cobranas em nossas doaes, ou trocas, pois a deciso do uso, a partir do momento que fizermos o donativo, deixa de ser nossa. Cada um responde por seus atos. Podemos agir em duas iniciativas. A primeira atravs da doao pura e simples, do assistencialismo, que tirar do risco imediato a quem estamos favorecendo. O segundo passo , o mais importante, ser resgatar essa pessoa, esse esprito cumpridor de sua etapa evolutiva, levando-o ao aprendizado. Tanto das leis de Deus, como de uma forma produtiva de viver e ter sua dignidade de ser humano devolvida. A, ns como cidados e o Centro Esprita como organizao, teremos papel fundamental no progresso daqueles que sero colocados sob nossa tutela. O esclarecimento essencial. Vejamos:
" O homem verdadeiramente bom procura elevar, aos seus prprios olhos, aquele que lhe inferior, diminuindo a distncia que os separa." ( "Livro dos Espritos" Questo 886)

A caridade moral, aquela que vem da doao de nosso tempo livre, a mais importante caridade que poderemos efetuar. Deus no deixa seus filhos sem amparo. Existe soluo para a maioria dos problemas, a fome por exemplo no precisaria existir em nenhuma parte de nosso planeta, pois temos alimento suficiente e terras produtivas para saciar a todos, mas o egosmo do homem e as diferenas sociais causam esse desequilbrio, mas aqueles que possuem os bens em maior quantidade tambm possuem o livre-arbtrio para utiliz-lo.Vejamos o que nos diz o "Evangelho Segundo o Espiritismo" (Captulo XXV - Buscai e Achareis - Observai os pssaros do cu: 6 a 8.): "Eis por que vos digo: No vos inquieteis por saber onde achareis o que comer para sustento da vossa vida, nem de onde tirareis vestes para cobrir o vosso corpo. No a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes? Observai os pssaros do cu: no semeiam, no ceifam, nada guardam em celeiros; mas, vosso Pai celestial os alimenta. No sois muito mais do que eles? Por que, tambm, vos inquietais pelo vesturio? Observai como crescem os lrios dos campos: no trabalham, nem fiam; - entretanto, eu vos declaro que nem Salomo, em toda a sua glria, jamais se vestiu como um deles. - Ora, se Deus tem o cuidado de vestir dessa maneira a erva dos campos, que existe hoje e amanh ser lanada na fornalha, quanto maior cuidado no ter em vos vestir, homens de pouca f! No vos inquieteis, pois, dizendo: Que comeremos? ou: que beberemos? ou: de que nos vestiremos? - porque vosso Pai sabe que tendes necessidades delas. Buscai primeiramente o reino de Deus e a sua justia, que todas essas coisas vos sero dadas de acrscimo. - Assim, pois, no vos ponhais inquietos pelo dia de amanh, porquanto o amanh cuidar de si. A cada dia basta o seu mal."

- Muitas vezes observamos pessoas desistirem do trabalho junto ao prximo porque no encontram receptividade, ou agradecimento, ou recebem agresses por parte dos que ajudam, etc... Como mostrar s pessoas que, mesmo rejeitando, aquele ser necessita de auxlio? O trabalho nunca fcil. Infelizmente, ao menos em nosso ntimo, esperamos gratido. Quando a pessoa no sente isso acaba desanimando, desistindo. O trabalho deve ser efetuado sem esperarmos retornos outros que o progresso daquele que atendemos. Essa gratido que precisamos, o servio efetuado. A famlia que, naquela refeio, deixou de ser faminta. A criana que aprendeu pelo menos o bsico. Ver queles que conseguimos resgatar de uma situao de risco muito grande. Talvez ele no perceba, mas ns saberemos. Quando chegarmos plena evoluo moral de nosso planeta nem teremos mais necessidade dessas aes. Isso deve ficar em nossa mente, estamos trabalhando para esse fim.

- O Amor e Caridade so coisas distintas? O exerccio da caridade s ocorrer aos necessitados, para isso precisamos do amor. Para que a caridade no seja vazia.
O amor, devemos exercer com todos, mesmo os que no necessitam de nossa caridade. Devemos exercer o amor at mesmo com os inimigos.

Caridade e humildade, so os nicos caminhos para o progresso moral do esprito, enquanto que o egosmo e orgulho so os principais pontos que atrasam a evoluo do homem.

top related