calendário medieval

Post on 12-Jul-2015

661 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Professora: Zuleica

Durante o mês de janeiro, o frio era intenso e o trabalho fora de casa diminuía. Em casa, enquanto os senhores se aqueciam junto da fogueira, as criadas serviam-lhe todo o tempo e faziam trabalhos domésticos. Era inverno.

Em abril, próximo da Páscoa, as camponesas aproveitavam a abundância do leite das vacas e produziam queijos e manteigas. Era primavera.

Logo depois da Semana Santa, havia um tempo livre maior para o descanso e o lazer. Nessa época, celebrava-se o Dia de Maio, com danças e canções populares. Ainda era primavera.

Nos meses mais quentes, o trabalho dos camponeses ficava mais duro. No começo de junho, era hora de os pastores lavarem os carneiros e tosquiarem a lã, supervisionados por um capataz. Era verão.

O Corte do feno acontece no mês de julho, junto com a moenda dos grãos nos moinhos de vento. Era verão.

As colheitas mais importantes, as de cereais como trigo e centeio, acontecem durante o mês de agosto, logo depois do término de apanhado o feno. Ainda no verão.

Após a colheita, era preciso preparar a terra para novo plantio. Em setembro, os camponeses usavam o arado em seu trabalho intenso. Era outono.

Em outubro, a época é a de armazenar e fazer reservas de alimentos e moedas. É comum os camponeses irem às feiras nas cidades para comercializar o gado. Era outono.

No mês de novembro, os camponeses trabalham as hastes secas do linho: malham com batedores, para separar a parte lenhosa, com consistência de madeira, da que servirá para a produção fios. Era outono.

Em dezembro, muitos dias são consagrados aos festejos de natal. A ceia era servida pelo senhor do castelo e era necessário abater porcos, o prato principal. Era inverno novamente.

http://historiaporimagem.blogspot.com.br

top related