autismo

Post on 23-Jun-2015

351 Views

Category:

Design

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Slides relacionado à um projeto voltado ao tema inclusão social dos autistas

TRANSCRIPT

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

INCLUSÃO SOCIAL DE AUTISTASOrientadora:Cláudia Odiléia Muller

Gabriela JankeeLarissa BarbozaNicole Lottermann

INTRODUÇÃO

Nosso projeto é referente ao tema Autismo, em que buscamos fornecer à alunos e professores, informações sobre a síndrome, tornando a partir do conhecimento, a vida escolar mais saudável.

Para isso foi preciso buscar em fontes confiáveis tudo a respeito do Autismo, para adquirirmos um conhecimento o mais amplo possível, à fim de transmiti-lo

O QUE É AUTISMO?

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:

1. Inabilidade para interagir socialmente;

2. Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;

3. Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O grau de comprometimento é de intensidade variável:vai desde quadros mais leves,como a Síndrome de Asperger,até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

QUAIS OS SINTOMAS?

De acordo com o quadro clínico,os sintomas podem ser divididos em três grupos:

1. Ausência completa de qualquer contato interpessoal,incapacidade de aprender a falar,incidência de movimentos esteriotipados e repetitivos,deficiência mental;

2. O portador é voltado para si mesmo,não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente;consegue falar mas não a fala como ferramenta de comunicação(chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento de compreensão;

3. domínio da linguagem,inteligência normal ou até superior,menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar uma vida próxima do normal.

HÁ TRATAMENTOS?

Poucos são os tratamentos atualmente existentes,uma vez que os resultados são muito pequenos.

Frequentemente usa-se a hipoterapia,a musicoterapia,a terapia da fala,a natação,o contato com animais,o apoio em casa e com especialistas,e muitas outras abordagens.

Pode-se utilizar a terapia Crâneo Sacral ou a Libertação Miofacial,que é a mais rápida e eficaz em virtude de trabalhar todo o corpo e de desmemorizar os tecidos.

Os tratamentos acarretam uma despesa muito grande para os pais,sobrecarregando-os quando eles já estão demasiado sobrecarregados com o problema do filho.

INCLUSÃO

O QUE É INCLUSÃO? A inclusão é a capacidade do relacionamento entre pessoas que não possuem as mesmas oportunidades dentro da sociedade.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO SOCIO EDUCACIONAL?A inclusão desfaz o caminho da exclusão e possibilita a inserção de indivíduos tanto no ambiente social como no educacional.

A partir inclusão,passamos a perceber que pessoas com necessidades especiais tem o direito de serem tratadas com igualdade, para que vivam com o respeito merecido por todos.

O QUE CAUSA O AUTISMO?

A causa específica ainda é desconhecida,mas há várias suspeitas de que pode compreender alguns desses fatores:

1. Influência genética;2. Vírus;3. Toxinas e poluição;4. Desordens metabólicas;5. Intolerância imunológica;6. Infecções virais e grandes doses de antibióticos nos

três primeiros anos de vida.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO? O diagnóstico é essencialmente

clínico.Leva em conta o comprometimento e o histórico do paciente e norteia-se pelos critérios estabelecidos pelo DSM-IV(Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10(Classificação Internacional de Doenças da OMS).

CONCLUSÃO E RESULTADOS

Concluímos por meio deste projeto que a disseminação de informações sobre o autismo é de extrema importância ,pois através desta torna-se possível um melhor engajamento de pessoas com autismo na sociedade.

Com o objetivo de levar às pessoas informações que lhes forneça o conhecimento necessário para um melhor compreendimento em relação ao universo autista, foi elaborado um folder voltado ao meio escolar.

REFERÊNCIAS

Autismo Dr. Dráuzio Varella CH On-line Jornal de Pediatria www.notíciasDr_orgânico.com www.portaluniversidade.com.br

top related